Take a fresh look at your lifestyle.

Poltrona: conheça os diferentes modelos deste móvel

Descubra os diferentes modelos de poltrona, que destaca e moderniza o ambiente, além de proporcionar conforto e sofisticação

0

Um móvel que chegou para melhorar e aperfeiçoar o aconchego da sala e dos cômodos de descanso foi a poltrona. Seja em madeira, vime, couro, giratória, preta e branca ou colorida, ela também está aí para modernizar e destacar um ponto do ambiente onde estiver colocada. Mas, para que seja feita a escolha certa na hora de comprar uma poltrona, é necessário conhecer todos os modelos deste produto para definir em qual cômodo da casa ela ficará e para que vai servir. Isso é o que você vai ler neste artigo.

Poltrona fixa

As poltronas fixas são as mais clássicas e versáteis. podendo ser usadas na maioria dos ambientes, sendo encontradas principalmente em salas, quartos e até halls de entrada de apartamentos, quando permitido que os moradores façam a decoração do espaço.

Nas lojas, você pode encontrá-las com os pés em madeira ou alumínio e o estofamento em tecido, couro ou couro sintético. Elas também podem ser estampadas ou de uma cor só, como pretas, brancas e vermelhas.

Para escolher a melhor para sua casa, tenha em mente que ela não precisa necessariamente combinar com a paleta de cores do cômodo, você pode usá-la para destacar um ponto desejado no ambiente e assim chamar atenção. Não se esqueça de avaliar se a altura, largura e profundidade da poltrona a tornam confortável para sentar por um longo período.

     

Poltrona giratória

As poltronas giratórias seguem o mesmo conceito de estofamento das fixas, mas a diferença, obviamente, é que elas giram de um lado para o outro. São ideais para mesas de escritório, pois facilitam o alcance a papéis, livros e documentos e também são úteis em apartamentos ou cômodos pequenos, por conta da versatilidade. Se o último for o seu caso, só tome cuidado para não comprar uma poltrona exageradamente larga, porque se isso acontecer o móvel perderá a função de economizar espaço.

Poltrona reclinável

Ideais para salas de TV e cinema, já que elas são garantia de conforto na hora de assistir ao filme ou seriado favorito. Esse tipo de poltrona geralmente tem braços e apoio para os pés, que são acionados assim que você joga o peso do corpo para trás no assento e encosto. Neste caso, recomendamos que ela seja de couro sintético, para garantir mais aconchego.

A poltrona reclinável também é ideal para um cochilo rápido após o almoço ou para um descanso no fim de tarde. Como são naturalmente grandes, sugerimos optar por alguma com uma cor única e de cor clássica, como marrom, preto ou branco.

Poltrona cama

Imagem: etna.com.br

A poltrona cama funciona como um sofá cama, mas para uma pessoa só. É ideal para quem mora em apartamento pequeno e quer garantir pelo menos mais uma acomodação reserva caso alguém precise passar a noite lá. Diferentemente da poltrona reclinável, o apoio para os pés só aparece quando você puxar a parte de baixo para frente.

Poltrona egg

Mais arrojada em relação às que citamos até agora, a poltrona egg é moderna e recomendada para ambientes elegantes que buscam passar a sensação de sofisticação. Em residências é ideal para a sala, mas também pode ser utilizada em escritórios de negócios e quartos.

Com a característica de passar a sensação de isolamento mesmo em um ambiente aberto (por conta do apoio para a cabeça), as poltronas egg são giratórias e não têm braços, mas o formato côncavo do assento delas quase funciona como um. Por serem um pouco mais largas, também funcionam super bem se você busca um momento de leitura.

Poltrona de vime

Obtidos a partir de matérias-primas vegetais, como salgueiros, vimes são varas que podem ser trançadas juntas para confecção de diversos materiais, como cestos, apoios de panela e, inclusive, poltronas. É um material leve e natural, por isso, recomenda-se que seja utilizado em ambientes rústicos, varandas, jardins e halls de entrada de casas na praia, campo e fazendas.

As cores do vime em si variam de marrom a bege, por isso, se você optar por esse tipo de poltrona é interessante brincar com o estofamento dela. Neste caso, ele pode ser colorido, florido, estampado ou de outra forma, tudo vai depender de onde você pretende colocar o móvel e quais são os outros dispositivos presentes no ambiente (verifique se há uma mesa de centro no espaço, se você vai querer utilizar tapetes, etc).

Poltrona de couro

As poltronas de couro são sofisticadas e chamam bastante atenção. Por conta do material altamente resistente e durável, é bastante vantajoso optar por elas. Por outro lado, você pode encontrar um problema quando estiver muito calor ou frio, pois o material absorve a temperatura do ambiente, ao contrário do tecido, que oferece um conforto térmico maior.

O uso desse tipo de poltrona é recomendado em ambientes grandes e que seguem o estilo rústico, porque são encontradas no mercado nas cores escuras, como marrom e preto. Elas também estão disponíveis no modelo reclinável, o que fica perfeito para uma sala de TV, como já dito acima.

Antes de comprar, lembre-se que há três tipos de couro: o legítimo (natural, feito a partir de peles de animais, e também o mais caro), o couro sintético (produzido por meio de compostos químicos, como o poliuretano – uma espécie de borracha) e o ecológico (feito a partir do mesmo processo do sintético, mas com o material colhido da seringueira); na hora de comprar, basta escolher o que mais se encaixa no seu perfil.

Poltrona bolha

A poltrona bolha é bastante diferente e ideal para você que quer inovar na decoração. Fica interessante em quartos ou espaços infantis (por conta do design que chama atenção das crianças) e, por ser feita de acrílico transparente (geralmente com borda em acrílico). Ela é muito versátil e adaptável a vários ambientes.

Esse modelo de poltrona também se distingue dos outros por não ter pés e, ao contrário, ficar pendurada, como um balanço, além de ser praticamente fechada, ótimo para quem procura um momento de descanso ou lazer solitário.

Porém, é importante saber que dificilmente você conseguirá ficar completamente reto ao sentar numa poltrona bolha, porque, como visto na imagem, a parte de cima também é coberta.

Poltrona do papai

O modelo conhecido como “poltrona do papai” é bem semelhante às descrições já ditas no item das poltronas de couro, mas elas também podem ser encontradas em tecido e contam inclusive com sistema de massagem. Além disso, possuem bolsos laterais em que dá para guardar revistas, jornais, controles remotos ou qualquer outro objeto.

Poltrona de amamentar

A amamentação é um momento de troca indispensável entre mãe e filho e vai muito além de somente fornecer alimento à criança. Ela aumenta o vínculo entre os dois e, para que aconteça de forma satisfatória e eficiente, precisa ser confortável para ambos. Um item que chega para ajudar nesse processo é a poltrona de amamentação, feita especialmente para mãe e bebê.

Utilizar esse tipo de móvel garante que você tenha um espaço calmo, confortável e reservado para este momento, além de ser extremamente útil para as madrugadas.

Na hora de escolher, o mais importante é que ela seja o mais confortável possível. Mesmo ao comprar online, é importante comparecer à loja física ou experimentar a de uma amiga ou parente para testar. Quando fizer isso, garanta que o encosto da poltrona esteja apoiando todo o comprimento das suas costas e que ela termine na altura da sua cabeça. Verifique também se os seus pés estão apoiados no chão mesmo quando as suas costas estiverem encostadas no encosto. Isso dará mais conforto e segurança na hora de amamentar.

Modelos com encosto lateral para o pescoço também são interessantes, pois te dão total suporte para quando quiser apoiar a cabeça enquanto amamenta ou mesmo caso pegue no sono. Também é importante que você consiga apoiar os braços confortavelmente na poltrona, para garantir que não se canse ao segurar o bebê por muito tempo.

Outra opção interessante são as poltronas de amamentação com puff de apoio para os pés, que permitem que você fique mais relaxada, e/ou bolsos organizadores para guardar pertences úteis. Se a sua não vier com esses bolsos, saiba que é possível comprá-los separadamente.

 

Poltrona de balanço

A poltrona de balanço também é uma saída para amamentação. Ela pode ser útil para ajudar o bebê a pegar no sono, mas não é usada só para isso. Modelos mais arrojados são indicados para jardins e espaços abertos fora da casa, que dão a sensação de acolhimento, natureza e curtição do momento. Imagine o quão gostoso é ficar sentado apenas apreciando a vista ou para tomar sol? Ela ainda pode ser usada com crianças, para garantir um momento de diversão e brincadeira.

Dica bônus: seja qual for a poltrona que você escolher, se optar por usar mais de uma no mesmo ambiente, cuide para que elas fiquem ao menos 70 centímetros distantes umas das outras, para garantir circulação livre na casa.


Agora que você já conhece quais são os modelos de poltrona disponíveis no mercado, que tal aproveitar nossas promoções de móveis e decoração? Você também pode dar uma olhada nos cupons de desconto do Promobit para garantir o menor preço!

Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!