Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit
Promobit Explica

Película de proteção contra a luz azul funciona?

Películas contra a luz azul prometem barrar o espectro de luz que, em excesso, é prejudicial para a saúde, afetando os olhos e processos biológicos.

Película de proteção contra a luz azul funciona?

16 de dez de 2021

0 comentários

Compartilhe:

São horas e mais horas na frente de um equipamento eletrônico, seja para trabalho ou diversão, essa quantidade de tempo com uma luz no rosto é prejudicial à visão, por isso existem filtros para diminuir esse efeito. Mas será que a película de proteção contra a luz azul funciona?

É para responder a essa pergunta que fomos pesquisar e descobrir mais informações sobre o assunto, então confere tudo o que descobrimos.

Quer receber avisos sempre que aparecer smartphone?

O que é e por que a luz azul é prejudicial?

A luz azul é uma das luzes visíveis, um tipo de luz que ajuda a enxergar e também contribui em outros processos biológicos. Existe também a luz não visível que se trata, por exemplo, da luz UV. Todavia, a luz azul, em excesso, também é prejudicial para a pele, o sono e os olhos.

Abordando a relação entre a luz azul e os olhos, as consequências do excesso de luz azul são lesões, como catarata e degeneração macular, esta segunda que causa cegueira. Então, dentre a redução do uso contínuo e excessivo de equipamentos eletrônicos, existem as películas e filtros que prometem servir como uma barreira para a luz azul.

Leia Mais:
  • Galaxy Book Go: conheça o notebook da Samsung com processador Snapdragon
  • Por que o material da traseria do seu smartphone é importante?
  • 3D, 4D, 5D, 10D: qual a diferença entre as películas de vidro para celular

Como funciona a película de proteção contra a luz azul?

Película da InvisibleShield

Algumas empresas tomaram a iniciativa de disponibilizar em seus sistemas operacionais uma opção de filtro de luz azul, mas tem quem prefira adquirir uma película de proteção para o notebook e contribuir com a diminuição dos efeitos prejudiciais desse espectro da luz.

O filtro e a película funcionam aumentando a temperatura das cores da tela, realizando um ajuste mais suave das cores e não tão bruscamente quanto sem o filtro, para isso ele vai amarelando a tela. Porém, fazendo isso, o filtro altera as cores do dispositivo.

Já a película barra a emissão de luz e, dependendo do modelo, pode não alterar as cores do aparelho. É o caso da promessa das películas para iPhone e smartphones Android da InvisibleShield, conforme consta na imagem acima, que também fornece proteção extra contra arranhões e quedas.

Quer receber avisos sempre que aparecer notebook?

Mas, a película de proteção contra luz azul funciona mesmo?

Infelizmente não conseguimos testar pessoalmente uma película de proteção contra luz azul, mas fomos atrás de comentários e análises e, após tanta pesquisa, ainda existe muito debate se funciona ou não, pois há relatos dos dois lados. 

Acaba que o próprio movimento do mercado para oferecer o filtro de luz azul em smartphones e notebooks pode ser uma saída mais barata do que investir em uma película apenas por ela prometer uma proteção contra luz azul. Existem ações práticas que podem contribuir bastante também, como reduzir o tempo de exposição aos dispositivos.


Aproveita que já passou por aqui e confere as ofertas em smartphones e notebooks. Não deixa conseguir o desconto com um cupom da Americanas e o cupom do Ponto.