Promobit
Promobit Explica

Como escolher o modelo de óculos de grau certo para você?

Definir quais tecnologias a lente terá e saber o tipo de armação que você gosta são detalhes que ajudam a escolher o modelo de óculos de grau correto para o seu rosto e seu estilo.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

24 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Faz bastante tempo que os óculos de grau deixaram de ser apenas uma necessidade chata para se tornar um acessório que ajuda a dar personalidade e estilo a alguém e ainda complementar as combinações de peças de roupa que fazemos. Mas, para escolher o modelo de óculos de grau certo é necessário ter muita paciência e saber alguns truques, que vamos explicar agora. 

Escolha a lente dos óculos de grau

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Depois de ter ido ao oftalmologista, você deve passar em alguma ótica com a receita médica para escolher o modelo de óculos de grau que mais combina com você. O primeiro passo é definir como será a lente dele: de que material ela será e quais tecnologias deve ter. 

Tipos de lente 

Basicamente, existem três tipos de lente para óculos de grau. A escolha por cada uma vai depender do tipo de deficiência visual que você tem e o nível dela: se você não enxerga bem somente para perto ou para longe ou se tem dificuldade nos dois casos, por exemplo.  

Lente simples 

A lente simples é usada por quem tem apenas um tipo de problema de visão: hipermetropia ou miopia e astigmatismo (que pode ocorrer nos dois casos). Ela é lisa e preparada para ajustar algum desses tipos de deficiência em todo o seu campo. 

Lente bifocal 

Já a lente bifocal consegue corrigir os dois tipos de problemas de vista: a miopia e a hipermetropia. Ela é fabricada e desenhada para, na parte de cima, corrigir a visão para longe e, na parte de baixo, a visão para perto. Esta divisão de correções é bem visível na lente, que possui uma curvatura em seu interior. 

Lente multifocal

A lente multifocal também corrige a miopia e a hipermetropia, mas tem a mesma superfície lisa das lentes simples. Por essa razão, é mais “avançada” se comparada com a lente bifocal. Mesmo assim, ela continua tendo a divisão de correções, que na parte de cima acerta a visão para longe e na parte de baixo a visão para perto. O centro das lentes multifocais também são bons para a visão de média distância. 

Tecnologias da lente

Agora, independentemente do tipo de lente que você terá que usar, ainda dá para escolher as diversas tecnologias que virão com ela, que deixam a sua visão mais confortável e prolongam a saúde dos olhos, como o tratamento antirreflexo. 

Antirreflexo 

Como o nome sugere, o tratamento antirreflexo evita incômodos com o reflexo da luz, principalmente solar. Como resultado, você terá uma visão mais nítida, porque o antirreflexo funciona como um bloqueador de luzes que poderiam fazer você ter dificuldade em enxergar. 

Anti-riscos e anti-embaçante

Uma tecnologia feita para a lente dos seus óculos de grau durarem mais é a anti-risco. Em um modelo de óculos de grau com essa tecnologia é adicionada uma camada de quartzo (um mineral) à lente, para que ela se torne mais resistente. Assim, ela evita riscos por má utilização e é recomendada inclusive para crianças, porque elas são naturalmente mais espoletas. 

Já a tecnologia anti-embaçante faz com que os óculos voltem ao normal sozinho, depois de embaçar. Imagine que você está fazendo arroz e, para verificar se ele já está pronto, abre a panela. O vapor quente em contato com os óculos (que estão frio/em temperatura ambiente) vai embaçar e momentaneamente prejudicar a sua visão. Se o seu modelo de óculos de grau tiver a tecnologia anti-embaçante, ele voltará ao normal em alguns segundos, sem você precisar limpá-lo com um papel ou paninho. 

Transitions

A tecnologia transitions é a que escurece a lente quando em contato com a luz forte do sol. Esse tipo de lente tem, na própria composição, moléculas fotossensíveis, que são estimuladas ou não a partir da quantidade de luz solar. Assim, ela se adapta conforme a incidência de luz do sol e faz com que apenas a quantidade necessária de luz chegue aos olhos. Na praia ou em caminhadas, por exemplo, fica mais confortável para andar. 

Proteção contra raios UVA e UVB

As lentes transitions já vêm com proteção UVA e UVB, mas você também pode conseguir esse benefício em lentes não transitions. A proteção contra raios UVA e UVB vai garantir que a sua pupila não fique tão dilatada quando em contato com os raios solares, o que impede a penetração deles nos seus olhos. Assim, você se previne contra doenças oculares como a catarata e outros danos na retina. 

Proteção contra luz azul de equipamentos eletrônicos

Mais recente do que as outras funções de proteção de lentes de óculos de grau, esta atua contra a luz azul emitida por celulares, tablets, computadores e outros aparelhos eletrônicos. Essa iluminação, quando muito frequente, pode causar estresse ocular, irritação, secura nos olhos, dores de cabeça, fadiga e até insônia. Por isso, para quem trabalha boa parte do tempo navegando, uma lente com proteção de luz azul é uma ótima saída. 

Escolha o material da armação (ou não)

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quando estiver pesquisando quais óculos comprar, uma das opções é definir o material da armação, principalmente se você for alérgico. Em outros casos, dá para pular essa etapa e simplesmente ir experimentando os modelos que você achar legal na ótica. De qualquer forma, colocamos aqui os principais materiais de armação de óculos de grau. 

Acetato

As armações de óculos de grau feitas com acetato são resistentes e bastante comuns atualmente. Outra vantagem deste tipo de material é o fato de ele ser mais flexível, se adaptando melhor ao rosto. 

Metal

As armações de metal geralmente são feitas de titânio, por isso pessoas alérgicas devem tomar cuidado. As hastes e toda a estrutura em geral em óculos desse modelo costumam ser mais finas. Existem armações que combinam acetato com metal, também. 

Borracha

Armações emborrachadas (que geralmente têm silicone) são indicadas para óculos infantis, pois são mais maleáveis e vão machucar menos a criança em caso de queda ou algum acidente.

Saiba qual é o formato do seu rosto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Rosto redondo / Rosto oval / Rosto Coração ou Triangular / Rosto Quadrado

Já fizemos um artigo sobre como escolher os óculos de sol de acordo com o formato do rosto e lá ajudamos você a identificar qual o formato do seu rosto, podendo ser redondo, quadrado, triangular, oval, retangular e de formato coração ou diamante. Isso vai te ajudar a escolher um formato de armação que te valorize e levante o seu olhar. 

Escolha o formato de armação ideal

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

No mesmo artigo que citamos acima, detalhamos todos os tipos de armação para óculos, que pode ser estilo aviador, wayfarer, gatinho, clubmaster ou até redondo e quadrado. Dependendo do seu tipo de rosto, um ou outro tipo de armação pode ficar melhor. Por exemplo: para quem tem um rosto redondo, o modelo aviador é o mais indicado; já para quem tem o rosto diamante, a dica é comprar um modelo de óculos de grau de gatinho. 

Lembre-se também que, independentemente do modelo de óculos de grau que você escolher, a armação só estará adequada ao seu rosto se ela impedir a entrada lateral de luz do sol. Inclusive, a parte de baixo dos óculos não pode “ficar presa” nas maçãs do seu rosto, como se os óculos estivessem apertado, pois isso causa desconforto. Deve haver um espaço entre as maçãs e o óculos, que deve somente acompanhar as linhas dela.  

Esteja confortável

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Este é o ponto principal que vai garantir a escolha certa do seu modelo de óculos de grau. Você pode optar por um modelo com plaquetas ou sem, que vai se adequar melhor ou pior no seu nariz; além disso, algumas hastes podem apertar mais a sua cabeça e incomodar a sua orelha, enquanto outras não. Por isso é importante experimentar vários modelos de óculos de grau antes de finalmente finalizar a compra, assim você garante total conforto e vai investir em um óculos bastante durável. 


Agora que você já sabe como escolher o modelo de óculos de grau certo para o seu estilo, o que acha de dar uma olhada nas nossas promoções de óculos femininos e promoções de óculos masculinos? Dê uma olhada também nos nossos cupons de desconto Ray-Ban para garantir os menores preços em armações e lentes!