Promobit
Promobit Explica

PC ou Notebook: qual escolher?

A compra de um PC ou notebook pode ser uma escolha difícil. Saiba quais são as vantagens e desvantagens de cada opção.

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

10 de ago de 2018

0 comentários

Compartilhe:

É bem comum encontrarmos usuários que estão em dúvida entre a montagem de um PC ou compra de um notebook completo. O objetivo principal destes usuários geralmente são jogos ou trabalhos específicos, portanto uma máquina que realize tais tarefas pode se tornar um investimento considerável, dependendo das especificações.

As preferências do usuário e o uso que será dado à máquina são questões que devem ajudar na decisão, mas que nem sempre ficam claras para quem está na dúvida entre as duas opções.

Para ajudar na escolha, organizamos este artigo em uma série de perguntas que você deve responder para fazer a escolha certa. É importante frisar que o preço é apenas um dos fatores decisivos. Portanto, além de conhecer seu orçamento, é necessário conhecer suas necessidades.

Desktop Windows Charizard

Qual o seu objetivo?

A primeira pergunta que deve ser respondida refere-se ao uso que será dado à máquina ou o objetivo que você planeja atingir usando-a.

Você quer um PC/Notebook que rode qualquer jogo durante os próximos anos em qualidade alta ou games casuais, competitivos e indies são o suficiente para você?

Você quer um PC/Notebook para realizar trabalhos que envolvam edição de fotos, vídeos ou renderização de projetos?

Você quer um PC/Notebook apenas para estudos, consumo de entretenimento ou trabalhos simples?

Após obter a resposta para as perguntas — seu perfil de uso pode se encaixar em mais de uma delas — você já saberá onde utilizará sua máquina, o quão potente ela deverá ser e o quão boa a tela deve ser. Com essas informações, você conseguirá responder o tópico seguinte.

Confira:Promoções TerabyteShop

Mobilidade do notebook ou desktop fixo?

Definidas as tarefas para as quais o PC ou notebook será destinado, você já terá uma ideia se necessitará de uma máquina fixa ou uma que deve ser levada para outros lugares. Obviamente, a principal vantagem do notebook está na mobilidade, sendo que o produto oferece ao usuário a possibilidade de transportar uma máquina potente para basicamente qualquer lugar.

Caso seu uso principal sejam estudos, trabalhos simples ou consumo de entretenimento, um notebook simples deverá ser a escolha mais indicada. A mobilidade que o produto oferece lhe possibilitará levá-lo para o trabalho, faculdade ou outros lugares, e como o uso não será tão pesado, os componentes não precisam ser o que há de melhor no mercado, o que diminuirá seus gastos.

Notebook Samsung Grama

Caso vá utilizar a máquina para edição ou renderização, uma boa tela será necessária e as especificações não poderão ser tão básicas. Veja se você realmente precisa transportar a máquina para outros lugares, pois um notebook com boas especificações e tela competente pode custar bem caro. Caso a mobilidade realmente seja um fator importante, invista em um bom notebook que lhe suprirá por vários anos; caso não seja, um desktop é a opção mais indicada.

Você provavelmente não precisará levar o computador para outros lugares caso vá usá-lo exclusivamente para jogar, por isso um desktop pode ser a melhor opção em termos de desempenho e custo-benefício. No entanto, se a tarefa principal for outra e os games sejam apenas algo secundário, um notebook gamer poderá suprir ambas as suas necessidades.

Vida útil do PC

Os notebooks atuais oferecem diversas opções de melhoria, que vão desde a expansão da memória RAM, troca do HD e instalação de um SSD padrão m.2 ou NVMe, tudo sem perder a garantia de fábrica. Essas são opções que prolongam a vida útil do produto, possibilitando que ele execute as mesmas tarefas com maior velocidade e por mais tempo.

No entanto, nem todos os componentes de um notebook podem ser trocados e, assim, a vida útil destas máquinas torna-se limitada — embora não seja curta. Quando o processador tornar-se obsoleto, você terá que trocar de máquina por uma atual, que levará outros bons longos anos até deixar de apresentar desempenho satisfatório.

Essa é a vantagem do desktop perante o notebook. Em um PC comum, você é capaz de trocar todas as peças ao longo do tempo e, dependendo do componente, revendê-las para diminuir os gastos com as novas. No notebook, as opções de reutilização das peças limitam-se à unidade de armazenamento e memória RAM — em alguns casos, é possível trocar a tela também.

Confira: Promoções KaBuM!

workstation pc

Preço do PC x Preço do Notebook

O preço pode ser um impeditivo para qualquer um que esteja querendo um desktop, seja para montá-lo escolhendo peça por peça ou comprando o PC pronto. Isso porque há vários acessórios e detalhes aos quais deve-se prestar atenção para que a experiência com o PC seja completa. Com o notebook, tudo que você deve se preocupar é com o modelo que está comprando.

Um notebook pode ser custo-benefício melhor a curto prazo, mas tenha em mente que ele não oferece as mesmas liberdades que um PC oferece, como trocar a placa de vídeo por uma mais potente, ou utilizar um monitor maior e melhor. É claro, você pode utilizar uma GPU externa e monitor auxiliar em seu notebook, mas, além do gasto extra com tais componentes, nesse caso perderá a principal qualidade da máquina: a mobilidade.

Tente estimar o seu uso no longo prazo, levando em conta o quanto o seu nível de trabalho pode evoluir ou as exigências dos seus estudos. Assim, você ficará mais seguro em investir mais em um PC em um primeiro momento ou em gastar menos em um notebook e fazer pequenas melhorias nele ao longo do tempo.

Estas são as principais dicas que separamos para te ajudar a escolher entre um PC ou notebook. Como você pode ver, não há uma resposta definitiva nem opção óbvia nessa questão: tudo depende do uso e preferências do usuário.

No Promobit você encontra as melhores promoções do setor de informática e pode discutir com a comunidade sobre os componentes que melhor se encaixam na sua máquina. Aproveite nossos cupons de desconto e economize ainda mais!