Take a fresh look at your lifestyle.

O que muda entre os tipos de aquecedor e qual o melhor para sua casa?

Para escolher o aquecedor certo para sua casa, você precisa verificar o ambiente em que vai colocá-lo e decidir qual o melhor para você entre os modelos existentes.

0

Com a chegada do inverno naturalmente tiramos os casacos, luvas, lenços e todos os acessórios de frio do guarda-roupas, mas às vezes parece que nem isso é suficiente para nos deixar confortáveis com as temperaturas baixas. Um aparelho que pode ajudar nesse quesito é o aquecedor de ambientes, feito para transformar o ar frio em calor e esquentar o cômodo onde ele estiver. Mas, para escolher um que traga os melhores resultados é preciso tomar alguns cuidados e escolher os modelos certos. Veja como fazer isso neste artigo.  

Leia também:

Saiba qual ambiente você quer aquecer

Saber em qual ambiente o seu aquecedor vai ser mais utilizado é primordial para que ele seja realmente útil e cumpra sua função com maestria. Você quer deixar um aquecedor no banheiro, para ele aquecer o cômodo minutos antes de você tomar banho? Quer deixar na sala, enquanto assiste ao seu filme ou à sua série preferida? 

Além disso, repare em como é o seu ambiente: o piso é frio ou de madeira? Dependendo da resposta, ele vai demorar mais ou menos para esquentar e, por conta disso, você vai ter que escolher um aquecedor mais ou menos potente dependendo da situação. Verificar quem mora com você é outra necessidade: alguns modelos de aquecedor são mais indicados para estar junto com crianças, idosos e animais do que outros, devido aos diferentes tipos de funcionamento de cada um.

Escolha entre os modelos de aquecedor

Depois de verificar os pontos que citamos no tópico anterior, está na hora de escolher entre os diversos modelos de aquecedor presentes no mercado. Como alguns deles são mais indicados para ambientes maiores, outros para menores e, justamente, o desempenho do aquecedor vai ser diferente se ele não estiver em um ambiente adequado, achamos importante especificar como funciona cada modelo. 

Aquecedor halógeno

 

Quer receber avisos sempre que aparecer Aquecedor Halógeno em promoção?

O aquecedor halógeno funciona por meio de resistências que, quando conectadas à energia elétrica, esquentam e aquecem o cômodo bem rapidamente. Por isso, ele é recomendado para ambientes pequenos, que você quer esquentar antes de realmente ficar nele. Então, quando resolver realmente descansar, desligue o aparelho e curta o momento.

A desvantagem deste tipo de aquecedor é que, além de esquentar a resistência, ele também aquece o próprio aparelho, o que pode ser perigoso para animais de estimação e crianças, que sem querer podem ter contato com o aparelho e se machucar ou causar acidentes. O aquecedor halógeno também consome muita energia elétrica e resseca o ar do ambiente, por justamente transformar o gás oxigênio em calor.

Atenção: não utilize o aquecedor halógeno em um ambiente totalmente fechado (isso pode causar queda de oxigenação à longo prazo) e não durma enquanto ele estiver ligado, justamente porque a falta de oxigenação causa perda de consciência. 

Aquecedor à óleo

Quer receber avisos sempre que aparecer Aquecedor a Óleo em promoção?

Indicado para ambientes maiores, porque leva mais tempo para esquentar, o aquecedor à óleo também é elétrico, mas funciona de maneira diferente: a resistência dele não aquece o ambiente diretamente, mas sim o óleo que circula por dentro de todo o aparelho, o que emana calor. Por conta disso, a distribuição de calor com este tipo de aquecedor se torna mais eficiente. O aquecedor à óleo também faz menos barulho que o aquecedor halógeno. 

Aquecedor cerâmico

Quer receber avisos sempre que aparecer Aquecedor Cerâmico em promoção?

O aquecedor cerâmico também funciona por meio de uma resistência elétrica, mas neste caso a função dela é esquentar uma placa de cerâmica presente no aparelho, que acaba por esquentar o ambiente de maneira uniforme.

O interessante dos aquecedores cerâmicos é que alguns modelos têm a função de emergência: o aparelho desliga sozinho se algo abafar a saída de ar. Além disso, você pode escolher aparelhos portáteis ou que ficam presos na parede, igual aos ar-condicionados. Alguns ainda desligam sozinhos se você optar por programar uma temperatura específica: quando ele alcançar essa temperatura, desligará automaticamente; depois, voltará a funcionar se o ambiente ficar muito frio. Por isso, essa é uma boa opção para quem tem crianças em casa.

Aquecedor à gás

Quer receber avisos sempre que aparecer Aquecedor à Gás em promoção?

O aquecedor à gás funciona acoplado à um botijão de gás, que pode ser de gás natural ou gás de cozinha (GLP). Basicamente, este aquecedor queima estes gases, o que libera calor para o ambiente. Ele também contém um termostato que liga e desliga o aparelho automaticamente para que a temperatura fique constante.

É essencial que, no momento da instalação deste tipo de aquecedor (que deve ser feita de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT) se pense em saídas de exaustão ou na ventilação do ambiente. Isso porque a queima desses gases, junto com a pouca presença de gás oxigênio, produz monóxido de carbono, altamente tóxico, que quando não espalhado causa sufocamento e asfixia e pode levar à morte. 

Termoventilador

Quer receber avisos sempre que aparecer Termoventilador em promoção?

Esse tipo de aquecedor funciona como um ventilador, cuja resistência está acoplada nas hélices. O giro delas acelera a troca de ar, o que aquece o ambiente de forma mais rápida. Estes equipamentos são leves e portáteis, o que faz com que possam ser carregados para qualquer lugar. Justamente por emanar um vento quente, o alcance do termoventilador é maior do que o do aquecedor halógeno, por exemplo. 

Climatizador

Quer receber avisos sempre que aparecer Climatizador em promoção?

O climatizador é a opção três em um que pode ser utilizada não só no inverno, mas nas outras estações do ano também. Ele possui as opções de esquentar, esfriar e umidificar o ambiente no mesmo aparelho, basta você escolher. Ele tem basicamente um reservatório de água que, ao mesmo tempo que vai esfriar ou esquentar (depende da função que você colocar, nas opções do aparelho), vai umidificar o ambiente, o que é bom para quando o ar estiver seco demais. 

Tome alguns cuidados ao utilizar um aquecedor

Independentemente do tipo de aquecedor que você escolher para sua casa, existem alguns cuidados que devem ser tomados quanto ao manuseio, conservação e uso dele, para que não ocorram acidentes nem imprevistos. 

  • Não deixe roupas nem objetos apoiados em cima de qualquer aquecedor, pois podem tapar a saída de ar deles. Da mesma forma, não deixe os aparelhos próximos a cortinas ou tapetes;
  • Não use aquecedores halógenos no banheiro ao mesmo tempo em que toma banho ou em ambientes úmidos, pois o contato da resistência com a água pode causar um curto circuito;
  • Se o seu produto não for um climatizador, pense em utilizar um umidificador em conjunto com o aquecedor, para o ar não ficar seco demais. 

Agora que você já conhecer as diferenças entre os modelos de aquecedor, aproveite os cupons Americanas, cupons Amazon e cupons Carrefour para economizar ainda mais, principalmente na Black Friday.

Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!