Take a fresh look at your lifestyle.

O que faz um celular com câmera dupla?

Os smartphones com câmera dupla estão em alta, mas nem todos possuem as mesmas funções. Saiba o que cada um faz!

Smartphones com câmera dupla estão em alta no momento, dominando todas as faixas de preço e sendo objetos de desejo dos usuários que gostam de tirar boas fotos.

Embora sejam todas descritas como “câmera dupla”, nem todo conjunto com duas câmeras possui as mesmas funções. Alguns são ótimos para tirar fotos de paisagens, outros oferecem zoom extra ou iluminação adicional em cenas noturnas. Saber quais as tecnologias embarcadas na câmera do smartphone e as funcionalidades que ela oferece é importante para adquirir um aparelho que atenda suas necessidades.

Confira: Promoções de smartphones

Câmera com sensor de profundidade

Funcionalidade mais comum em smartphones com câmera dupla atualmente é o efeito bokeh, também conhecido como Modo Retrato, que desfoca o fundo das fotos e destaca o objeto principal.

Tal sensor realiza uma leitura tridimensional da cena e define o que está em primeiro plano e o que não está, desfocando o que não está em destaque.

Google Pixel 2 Câmera

Apesar de ser uma ferramenta útil, hoje muitos smartphones já conseguem desfocar o fundo das fotos com uma única câmera — neste caso, o software faz todo o trabalho que a segunda lente faria. Além disso, smartphones atuais possuem lentes que proporcionam outros benefícios além do efeito bokeh, fazendo do sensor de profundidade apenas mais um componente entre outros.

Dentre os smartphones que possuem câmera dupla que aplica o efeito bokeh nas fotos temos o Moto G6, Galaxy J7 Duo, Zenfone Max Pro, Moto Z3 Play e Zenfone 5. Outros alcançam tal feito com a câmera frontal, como o Galaxy A6 Plus e o Zenfone 5 Selfie.

Câmera com sensor monocromático

Outro conjunto bastante utilizado, principalmente pela Motorola, é o formado por uma câmera com sensor monocromático. Como o nome indica, tal sensor não possui filtro RGB (red, green e blue, as cores primárias) e realiza capturas apenas em preto e branco.

Dentre os benefícios oferecidos pelo smartphone com câmera dupla que utiliza sensor monocromático estão fotos em preto e branco com melhor qualidade e mais luz, que beneficiam também as fotos coloridas capturadas através da câmera primária.

Também é possível obter efeito bokeh com alguns celulares que contam com câmera monocromática, uma vez que o sensor de profundidade pode estar presente em uma das duas câmeras. Assim, é possível tirar vantagem tripla do conjunto de câmeras do aparelho.

Moto G5s Plus Camera

Smartphones atuais também conseguem entregar fotos bem iluminadas, boas capturas em preto e branco e proporcionar Modo Retrato sem necessitar de um sensor monocromático, por isso sua popularidade tem caído consideravelmente e fabricantes têm dado preferência a lentes grande-angular ou teleobjetiva.

Alguns dos smartphones que contam com câmera com sensor monocromático estão o Moto Z2 Play, Moto G5S Plus, Huawei P9, Huawei P20 Pro e Essential Phone.

Câmera com lente grande-angular

Como seu nome indica, a lente grande-angular deixa objetos menores e amplia o ângulo de captura da câmera, possibilitando a inclusão de mais objetos ou pessoas em uma mesma foto. A lente grande-angular é ideal para fotos de paisagens e famílias.

Inicialmente, as lentes grande-angulares de smartphones causavam distorções nas fotos e obrigavam o usuário a fazer recortes para não perder suas capturas — isso, porém, anulava a proposta da lente secundária. Hoje não sofremos mais com esse problema: os smartphones com lente grande-angular estão em alta e entregam ótimas fotos.

Asus Zenfone 5Z Câmera

Os celulares com duas câmeras que utilizam também podem utilizar tal lente como sensor de profundidade, proporcionando o efeito bokeh. Normalmente, o efeito é exibido ao usuário como uma prévia antes da captura, possibilitando que ajustes sejam feitos.

Dentre os smartphones com câmera dupla e lente grande-angular estão o Zenfone 4, Zenfone 5, Moto X4, LG G6 e LG G7 ThinQ.

Câmera com lente teleobjetiva

Outra funcionalidade oferecida por alguns smartphones com câmera dupla é o zoom óptico, proporcionado por lentes teleobjetivas. Assim, o fotógrafo pode capturar um objeto mesmo que não esteja próximo da cena em questão. Diferente do zoom digital, que está presente mesmo nos smartphones mais simples, o zoom óptico não resulta em perda de qualidade de imagem.

Apesar de muitos acharem que o zoom óptico encarece o aparelho, hoje já é possível encontrar celulares com tal função por preço relativamente acessível. O Zenfone Zoom S, por exemplo, oferece zoom óptico de 2.3x e pode ser encontrado por pouco mais de R$ 1.100 em promoção.

iPhone 8 Plus Câmeras

Trabalhando em conjunto com a câmera primária, a teleobjetiva também é capaz de proporcionar Modo Retrato com resultados mais satisfatórios. Ela atua como sensor de profundidade e define o que deve ser destacado e o que deve ser desfocado, permitindo que o fotógrafo faça ajustes antes da captura.

Outros smartphones com câmera dupla que entregam zoom óptico de 2x (ou mais) através da lente secundária teleobjetiva são o iPhone 8 Plus, Galaxy S9+, Galaxy Note 8, Galaxy Note 9 e Huawei P20 Pro.


Estas são as funções que podem ser encontradas em um smartphone com câmera dupla. Saber quais são suas necessidades possibilitarão que você escolha aquele que possui o melhor conjunto de câmeras.

Atualmente também temos smartphones com câmera tripla, como o excelente Huawei P20 Pro, que une uma lente objetiva, uma teleobjetiva e um terceiro sensor monocromático. Ele será vendido no Brasil a partir do próximo mês, graças à parceria da Huawei com a Positivo e já pode ser adicionado a sua lista de desejos para a Black Friday.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!