Campanha Aniversario Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é Lúmen e o que ele tem a ver com projetores?

Entenda o que é o lúmen e no que ele interfere na hora de escolher um projetor

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

6 de set de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Se você já parou para ler as especificações de projetores, deve ter se deparado com o termo “lúmen”. Ele é uma medida de brilho muito utilizada em projetores e outros equipamentos relacionados à óptica. Neste texto, vamos explicar o que é o lúmen e o que esperar dele na hora de comprar seu projetor.

Lúmen: o que é isso?

Falando de forma direta, o lúmen é uma medida usada para metrificar o poder de brilho de um projetor. Quanto menos lúmens, menos poder de brilho e vice-versa.

A quantidade de lúmen não influencia diretamente na qualidade da imagem, mas sim em qual tipo de ambiente ela será projetada de forma melhor. Por exemplo, um projetor com menos poder de brilho (menos lúmen) é melhor para ambientes escuros. Mas se você precisar projetar uma imagem em um ambiente que seja mais claro, será necessário um projetor com mais lúmen.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Para quem tem espaço de sobra, um projetor pode ser uma ótima opção / Fonte: minhembio.com

Para um cinema em casa, um projetor com 1000 lúmens deve ser suficiente. Para um escritório (e aqui entram os auditórios e salas de aula), é recomendado um equipamento que tenha entre 2000 e 5000 lúmens. Existem ainda os equipamentos com até 6000 lúmens, se você quiser mais brilho.

Lúmen e a qualidade da imagem

A quantidade de lúmen influencia, sim, na qualidade da imagem, principalmente dependendo do tipo de ambiente em que a imagem será projetada. No entanto, ela não é a única responsável por essa qualidade.

O tipo de lâmpada do projetor, assim como a resolução oferecida por cada aparelho, também são pontos que devem ser analisados na hora de comprar seu projetor.


Quem aproveita promoções de TV ou promoções de projetores pelo Promobit para mais barato! Use um cupom Americanas ou um cupom Submarino para pagar menos ainda!