Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é litografia do processador?

Conheça mais sobre a litografia e o que muda na construção dos processadores

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

7 de set de 2022

0 comentários

Compartilhe:

A litografia é parte do processo de construção dos componentes internos do processador. Essa técnica é o que permite que milhares de transistores sejam colocados em um chip tão pequeno. Portanto, se você está de olho em um processador ou placa de vídeo e se deparou com a palavra mas não sabe o que significa, confira mais sobre o que é a litografia do processador e como ela afeta no desempenho.

Para aproveitar os menores preços em equipamentos de informática, fique de olho na cobertura do Promobit na Black Friday e aproveite os descontos da melhor época do ano para compras.

O que é litografia do processador?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Você já imaginou como uma peça tão pequena como o processador pode ser tão poderosa? Para que funcione corretamente, são necessários milhares de componentes e circuitos internos microscópicos. A litografia é utilizada para que todos esses elementos sejam colocados no interior do chip e diz respeito ao tamanho de cada transistor, componente base para o funcionamento dos circuitos nos processadores.

Os transistores são medidos na escala de nanômetros. Um nanômetro equivale à bilionésima parte do metro, ou seja, são impossíveis de serem manuseados. Então, a litografia é o nome dado a esse processo de construção dos milhões de transistores diretamente no material semicondutor base dos processadores, que no caso é o silício. A litografia do processador é o que permite o manuseio e aumento do número de transistores no processador, sem que haja a necessidade de aumento do tamanho durante o processo de construção dos chips.

Porque a litografia é utilizada?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O processo de construção dos processadores é bastante complexo. Caso o que é litografia do processador ainda não tenha ficado claro, entender o porquê dela ser utilizada pode deixar as coisas mais fáceis. Para aumentar a performance dos processadores é necessário também que haja um aumento do número de transistores. O problema é que para que isso aconteça, o tamanho do chip e área de calor também teriam que ser expandidos. O que consequentemente aumentaria o tamanho dos notebooks, celulares e etc.

A solução foi então diminuir o tamanho dos transistores internos e assim o tamanho do processador pode continuar o mesmo. E com essa diminuição é possível colocar ainda mais transistores, aumentando a quantidade de tarefas sendo executadas, o que leva ao aumento da performance.

Quais os benefícios da litografia do processador?

Agora que já sabe o que é a litografia do processador, fica mais fácil imaginar os benefícios que traz. Entre eles, como já dissemos antes, está o aumento da performance dos processadores. Afinal, quanto mais transistores trabalhando, mais tarefas podem ser executadas.

Outro ganho é que com a diminuição do tamanho dos transistores, o consumo de energia também diminui devido a diminuição da distância entre os componentes. O resultado são dispositivos que esquentam muito menos. Atualmente, as fabricantes já estão investindo em produzir processadores com litografia cada vez mais baixas para melhorar o desempenho dos seus produtos.


Aproveite para ficar de olho nas promoções de processador e notebook gamer aqui no Promobit. Utilize o cupom Amazon e cupom Americanas para reduzir ainda mais as suas compras.