topbar_amazon_bookfriday
Promobit Explica

Processador dual-core é bom? Ainda vale a pena em 2022?

Os processadores de dois núcleos geralmente estão presentes em dispositivos voltados para uso mais básico no cotidiano

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

2 de set de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O processador é uma peça fundamental no funcionamento dos computadores e notebooks, afinal, ele é o responsável por executar todos os comandos e operações dentro do dispositivo. Atualmente, estão disponíveis no mercado opções de processadores que podem chegar a até 16 núcleos e 24 threads. Mas o preço pode ser bastante elevado conforme a quantidade de núcleos e a proposta de uso muda de acordo com a necessidade de cada usuário. Diante deste cenário, será que o processador dual-core é bom em 2022? Saiba o que é possível esperar de um processador de dois núcleos e em quais situações ele pode ser útil.

E para aproveitar os preços mais baixos na compra de peças e acessórios de informática, fique de olho na cobertura do Promobit na Black Friday. Não se esqueça de adicionar os produtos que está de olho na sua lista de desejos para não perder nenhuma oportunidade de economizar.

Compre agora Intel Core i5-12400 na Amazon

O que é um processador dual-core?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um processador dual-core nada mais é do que uma CPU com dois núcleos, sendo um deles capaz de alcançar clocks maiores, embora não por muito tempo, enquanto o outro é mais estável. Um processador dual-core pode ser considerado um modelo de entrada, pois seu preço é reduzido em comparação com outros modelos e é capaz de oferecer desempenho para uso básico. Portanto, não espere o melhor desempenho em games já que esses processadores não vão ter poder suficiente para proporcionar uma experiência satisfatória. Até podem rodar alguns títulos não tão pesados, mas a partida não será tão fluida e isenta de travamentos.

Um processador de dois núcleos ainda é bastante útil para máquinas básicas que serão usadas para tarefas cotidianas mais simples, como a rotina de estudantes, navegação na internet, para assistir vídeos, filmes e séries e para trabalhos que não exijam o uso de softwares complexos, como por exemplo editores.

Notebooks atuais com processadores dual core

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora os processadores dual-core sejam mais básicos, ainda assim é possível encontrar notebooks com esses processadores e que são úteis para usuários menos exigentes, principalmente entres os processadores da linha Core i3 da Intel e Ryzen 3 da AMD. Entre os modelos disponíveis no mercado está o Acer Aspire 3 que vem equipado com o processador AMD Ryzen 3-3250U, 8GB de RAM e SSD de 256GB. O desempenho do notebook é bom e o SSD garante mais velocidade.

A Lenovo costuma oferecer notebooks com bom custo-benefício em suas linhas e também tem dispositivos com processador dual-core. O IdeaPad 3i Geração 6 vem com o processador Intel Core i3 de 11ª geração, 4GB de RAM e SSD de 128GB. Este modelo é ideal para quem quer uma máquina básica, eficiente e precisa se locomover com frequência, pois ele é bastante leve e fino. O menor preço registrado aqui no Promobit foi de R$2.018.

A Asus é conhecida pela boa construção e configuração de seus produtos e entre os modelos com processador dual-core tem o ASUS E510, um pouco mais barato que os anteriores. A memória RAM é de 4GB, o HD possui armazenamento interno de 128GB e a CPU é o Intel Celeron Dual Core N4020. Aqui no Promobit ele já apareceu custando R$1.599.

Compre agora o Notebook Asus X515 na Amazon

Afinal, processador dual-core é bom?

Mesmo sendo um componente importante, um processador com a maior quantidade de núcleos não vai garantir sozinho a melhor performance do seu dispositivo. Ele também depende do bom desempenho de outras peças como a placa de vídeo, memória RAM e armazenamento interno. Mas um processador com mais núcleos e mais threads possui uma folga maior para executar tarefas, mesmo entre CPUs de uma mesma linha como acontece com chips em Ryzen 3 e Core i3 dual-core ou quad-core.

O processador dual-core é bom para quem procura um dispositivo para uso mais básico como utilização de pacote Office, navegação na internet, consumo de conteúdos online e etc. Os processadores com dois núcleos também são boas opções devido ao preço mais acessível. Mas com um pouco mais de investimento, o processador quad-core pode ser uma alternativa mais interessante dependendo da sua finalidade de uso.


Fique de olho aqui no Promobit para aproveitar os melhores preços em notebooks gamer e informática em geral. E com o cupom Multilaser e cupom Kabum suas compras podem ficar ainda mais baratas.