Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

O que é e como funciona a coifa?

Conheça mais sobre a coifa e saiba como esse aparelho pode tornar a sua vida na cozinha mais agradável. Leia mais sobre como funciona a coifa!

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

3 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Você já viu aquelas cozinhas com coifa e achou o aparelho uma das coisas mais chiques do ambiente? Além de seu peso no design de uma cozinha, a coifa também serve para propósitos bem interessantes para quem gosta de cozinhar com frequência ou mesmo quem tem uma cozinha em um ambiente mais fechado. Por isso, vamos explicar o que é e como funciona a coifa.

O que é uma coifa?

A coifa é um eletrodoméstico de grande utilidade para cozinhas, principalmente para aquelas que, por qualquer motivo, contam com baixa circulação natural de ar. Em geral, pode-se dizer que a função da coifa é criar um fluxo de ar para retirar cheiros fortes do ambiente, ou até mesmo fumaça.

Além de oferecer praticidade, as coifas também servem para quem quer dar um visual moderno para o cômodo. Com modelos de diversos tamanhos, cores e designs, você consegue encontrar aquela coifa que combina perfeitamente com a sua cozinha. 

Devido aos seus tipos de funcionamento, as coifas costumam ser comparadas com exaustores e depuradores, mas cada um desses aparelhos funciona com propósitos e de maneiras diferentes.

Uma das principais diferenças entre a coifa e o exaustor tradicional, por exemplo, está mesmo na relação com a gordura. Os exaustores não possuem um sistema capaz de retirar a gordura do ambiente, enquanto as coifas são capazes de realizar essa função com uma eficiência de até 90%. Isso ocorre graças aos filtros de alumínio que ficam dentro de seus sistemas e que condensam a gordura do ar, conservando a gordura condensada em reservas especiais.

coifa

Como a coifa funciona?

Esse aparelho possui dois modelos diferentes: o de parede e o de teto e podem funcionar em modo exaustor ou como depurador.

No modo exaustor, elas funcionam como o mencionado anteriormente, expulsando o ar quente para fora da cozinha por meio de um sistema de tubulação. Essa também é sua forma de funcionamento mais eficiente, já que consegue realizar a troca de quase todo o ar e remover a maior parte das impurezas.

Uma coifa com funcionamento de exaustor precisa estar ligada, em sua instalação, a uma tubulação de ar, para que a troca possa acontecer. Para esse tipo de instalação, é necessário realizar uma obra, por isso ela é ótima para quem pretende ter uma cozinha planejada e vai realizar todas as obras da cozinha de uma única vez.

Já no modo depurador, as coifas conseguem captar o ar quente e a gordura, filtram o ar e o devolvem limpo para o cômodo. Nesse caso, não há a troca do ar, mas sim sua purificação. Nesse caso, a coifa possui filtros metálicos e filtros de carvão ativado que irão retirar a gordura do ar que passa pela coifa. A instalação desse tipo de coifa é bem mais tranquila, pois não é necessário quebrar as paredes para passar a tubulação, mas ela é menos eficiente, já que o ar que circula no ambiente é sempre o mesmo.


Procurando uma oferta de eletrodoméstico para a sua cozinha? Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções e cupons de desconto. Confira também nossas ofertas de eletroportáteis.