Bar aberrto_TopBanner
Promobit Explica

O que é 5G puro e 5G NSA? Saiba o que muda na prática

Com tantos anúncios da chegada do 5G as dúvidas sobre 5G puro e não puro são inevitáveis.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

27 de ago de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Já possui um celular com suporte ao 5G? Caso não, você pode aproveitar as promoções de smartphone do Promobit e economizar na compra do seu novo aparelho já preparado para as altas velocidades do 5G. Inclusive, com a implementação da nova tecnologia no país em um plano que começa pelas capitais, surge a dúvida sobre o que é o tal 5G puro e o 5G Non-standalone. Ficou confuso? Então descubra a diferença entre eles e quais aparelhos compatíveis com o 5G puro no mercado brasileiro.

A Black Friday 2022 está se aproximando e para não perder nenhuma promoção de smartphone 5G durante o principal evento de promoçoes do ano, acompanhe a melhor cobertura da Black Friday aqui no Promobit.

5G puro vai além de velocidades maiores

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O 5G puro, que em breve será considerado apenas 5G, é aquele que conta com infraestrutura própria e dedicada, possibilitando que os pilares do 5G sejam possíveis, são eles basicamente maior velocidade, cerca de 10x mais rápido que no 4G, mas também tempos de resposta menores, e maior densidade de dispositivos conectados por metro quadrado, ou seja, a situação de ficar sem plano de dados durante um show ou evento lotado deve chegar ao fim. 

Com essas características, além de um uso muito mais poderoso para o usuário, o 5G deve ser a porta de entrada para a tão falada internet das coisas, com diversos aparelhos conectados a uma rede de internet, comunicando-se e trocando dados e informações. Na prática, há a possibilidade de cidades inteligentes com sinalização, sistemas hidráulicos que se ajustam de acordo com as necessidades de uso e até procedimentos médicos realizados a distância são alguns exemplos.

5G non-standalone é rápido, mas não oferece todos os benefícios 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Antena do 5G.

O 5G Non-Standalone ou NSA é na verdade um 4G turbinado, pois pode até proporcionar velocidades muito superiores ao 4G convencional, porém o Non-Standalone não conta com os outros pilares já explicados acima que são essenciais para o 5G puro, como menor tempo de resposta e capacidade de comportar um número muito maior de dispositivos conectados em um mesmo local. 

A incompletude do 5G standalone se dá pelo fato desse tipo de rede utilizar a estrutura de antenas do 4G que até conseguem oferecer maior velocidade, mas a tecnologia da rede anterior possui um limite para densidade de aparelhos conectados e tempo de resposta. Em essência, o 5G NSA poderia ser chamado de um 4G com aditivos, por não atingir toda a potencialidade do 5G. 

Como saber se meu aparelho suporta o 5G puro?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

No caso dos dispositivos Android, caso a fabricante especifique que o smartphone é compatível com as redes 5G ele já será compatível com a versão pura e com todas as suas características. Já para proprietários de iPhones, atualmente os modelos da marca compatíveis com o 5G suportam apenas a versão NSA, porém é quase certo que o próximo iPhone, que deve ser lançado em 7 de setembro, já conte com suporte ao 5G puro. Na mesma data a Apple também deve anunciar uma atualização do sistema IOS para que os modelos compatíveis com a versão incompleta também passem a ser compatíveis com o 5G Standalone.


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smartphones e pode economizar ainda mais com algum cupom de desconto.