Campanha Super Deals - Aliexpress
Notícias

O melhor do Google I/O 2018

O Google trouxe diversas novidades ao Google I/O 2018. Confira tudo o que foi anunciado pela empresa!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

9 de mai de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Está sendo realizado entre os dias 08 e 10 de maio o Google I/O 2018, evento de tecnologia anual de uma das maiores empresas do mundo, que há muito tempo é mais do que um motor de buscas.

Este ano, o Google apresentou o Android P, novas funcionalidades do Google Assistente, realidade aumentada e muitas outras novidades que prometem mudar o jeito que vivemos e interagimos com a tecnologia, com grande foco em inteligência artificial.

Separamos as principais novidades do evento neste artigo para que você saiba o que o Google está preparando para o futuro.

Android P

Diferentemente de versões anteriores do sistema operacional, o Android P trará mudanças significativas na usabilidade e formas como o smartphone afeta nossas vidas. A primeira modificação visível é a ausência do botão multitarefa, que exibe os apps abertos no celular: ele foi substituído por gesto a partir do botão home.

Arrastando o home para cima, você tem uma prévia dos aplicativos abertos e pode realizar ações direto na prévia, sem a necessidade de entrar no app — assim, você poderia navegar rapidamente pela home do Promobit e ver as últimas ofertas direto da prévia.

Será possível navegar pelas prévias arrastando o home para esquerda ou direita. Arrastando ele para cima mais uma vez, você terá a grade de aplicativos, que poderá ser dividida em seções.

google android 9

O bem-estar digital é outro foco do Android P, e o principal recurso nesse sentido é o “Dashboard“. Através dele, poderemos ver o tempo que passamos em cada aplicativo, quantas vezes desbloqueamos o celular em um dia, entre outras coisas. Caso ache que está passando muito tempo no smartphone, você poderá definir um tempo limite para cada app.

O “Shush” é um recurso que coloca o smartphone em modo “não perturbe” quando ele é virado para baixo sobre uma superfície. Assim, nenhum aplicativo poderá lhe atrapalha com notificações, alertas ou o que quer que seja. Já o “Wind Down” permite definir um horário para dormir, e todo o sistema operacional ficará em tons de cinza para estimular menos os sentidos após este horário.

android pie navegação

O Android P já está disponível em smartphones Google Pixel e de outros sete fabricantes: Nokia, Sony, Essential, Xiaomi, Oppo, Vivo e OnePlus.

Inteligência Artificial

O Google está focando em inteligência artificial através de vários aplicativos, como o Gmail e Google Fotos, mas ela também estará no Android P.

Na nova versão do sistema operacional, a inteligência artificial poderá ajustar o brilho da tela em diferentes condições de acordo com o seu gosto pessoal e sugerir aplicativos relevantes para você. Através do recurso “Adaptive Battery” ela poderá limitar o uso de bateria por apps que são pouco usados, reduzindo o consumo e economizando carga.

Já o recurso “App actions” irá sugerir ações específicas dentro de alguns aplicativos. Por exemplo, o sistema irá sugerir uma ligação para um de seus contatos favoritos ou ouvir uma música de um artista recente.

android 9 apps

A inteligência artificial dará diversas sugestões de usabilidade, como compartilhar com um amigo as fotos de um evento em que tenha sido fotografado ou descolorir/colorir fotos sem complicação no Google Fotos. Essas novidades chegarão ao aplicativo nos próximos meses.

O Google Lens, por sua vez, poderá analisar cenas e passar informações sobre elementos exibidos na tela instantaneamente. Com ele também será possível selecionar texto escrito em uma folha de papel e copiá-lo para o smartphone, dentre muitas outras coisas.

Google Assistente

O Google está investindo bastante na evolução de seu assistente pessoal e além de seis novas vozes e eliminar a necessidade de falar “OK Google” toda vez que quiser a atenção dele, também traz a função “pretty please” que ensina boas maneiras a crianças estimulando-as a dizer “por favor” e “obrigado”.

O recurso mais importante do Google Assistente, porém, é o “Duplex“. No futuro, o Assistente poderá fazer ligações e marcar compromissos para você, falando com humanos de forma natural. A demonstração do Google é realmente impressionante.

Resumo do Google I/O

O redesenho do Google News, dispositivos inteligentes para a casa, escolha e sugestões de locais no Google Maps, carros autônomos do Waymo e sugestões de frases do Gmail estão entre as várias outras novidades anunciadas pelo Google.

O vídeo a seguir, do portal The Verge, traz um resumo dos anúncios do evento. Não há legendas em português, mas as legendas automáticas do YouTube estão disponíveis.

No Promobit, você confere as principais notícias relacionadas a tecnologia e consumo, e ainda pode aproveitar o conhecimento adquirido para comprar produtos e ajudar membros da nossa comunidade comentando em ofertas.

Torne-se um membro do Promobit, conheça nossa lista de desejos, acompanhe discussões no fórum e baixe o aplicativo!