Campanha Super Deals - Aliexpress
Melhores

Melhor notebook para edição de vídeos: 6 modelos para 2024

Confira 6 indicações de modelos de notebooks para edição de vídeos com boas fichas técnicas para evitar estresse durante o trabalho

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

24 de jan de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Adquirir um notebook para usos específicos pode não ser uma tarefa simples, já que certas demandas requerem especificações singulares que podem ser difíceis de serem encontradas em sua totalidade dentro de um valor que caiba no seu bolso. Então, considerando esses aspectos, qual é o melhor notebook para edição de vídeos? Elencamos seis modelos de variadas faixas de preço que se encaixam em diferentes perfis de editores. 

Notebooks para edição de vídeos

Dell Inspiron I15-I120K-M45PPara edições mais simples
Vivobook Pro 15Alta performance em renderizações
MacBook Air M2Praticidade e potência
IdeaPad Gaming 3iSilencioso e equilibrado
Acer Nitro 5 AN515-57-52LCCusto benefício 
Dell Alienware M16Notebook premium 

Dell Inspiron I15-I120K-M45P

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Pensando em usuários mais básicos ou com uma demanda mais leve de edição, este modelo da Dell aparece como o notebook mais barato da lista e com um hardware modesto mas que não faz feio. O processador presente no modelo é um Intel Core i7 de décima segunda geração, junto a 16GB de memória RAM e um SSD de 512GB, sendo um conjunto poderoso (dentro de sua faixa de preço) para usos multitarefas e que é capaz de lidar bem com diferentes programas de edição de fotos e vídeos. 

Sua tela WVA de 15.6 polegadas não é um grande ponto de destaque, tendo resolução 1080p, 120Hz e recurso ConfortView que reduz a emissão de luz azul, provendo um maior equilíbrio entre uma imagem brilhante, viva e que não incomoda os olhos durante longos períodos de uso. Ademais, o modelo não é tão pesado, com 1,65 Kg, não tendo a maior das portabilidades mas também nada que seja um grande empecilho. 

  • Processador: Intel Core i7-1255U
  • Memória RAM: 16GB 
  • Tela: WVA; 15.6’’; Full HD; 120Hz; antirreflexo
  • Armazenamento: SSD 512GB 
  • Peso: 1,65 Kg

Compre agora o Dell Inspiron I15 na Amazon

Vivobook Pro 15

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A ASUS possui uma ampla gama de bons notebooks voltados à produtividade, mas ao pensarmos nos principais requisitos para um bom desempenho na edição de fotos e vídeos, o Vivobook Pro 15 é uma baita escolha. Começando por sua tela, ela possui 15.6 polegadas, em um painel IPS com resolução de 1920×1080 e 144Hz de taxa de atualização. E além contar com retroiluminação LED, também se trata de uma tela antirreflexo com 100% da gama de cores sRGB. Logo, é um notebook com uma tela capaz de exibir ao usuário diferentes níveis e complexidades de cores, com uma riqueza de detalhes e bons níveis de iluminação. 

Mas não é só de tela que vive esse modelo, já que seu poder de processamento também chama a atenção. Com 16GB de memória RAM e um SSD de 512GB, o Vivobook Pro 15 apresenta versatilidade e rapidez na abertura de pastas e documentos, e conta com um alto nível de performance ao renderizar projetos mais complexos, tendo um i9 de décima primeira geração como processador. 

  • Processador: Intel Core i9-11900H
  • Memória RAM: 16GB 
  • Tela: IPS; 15.6’’; Full HD; 144Hz; antirreflexo
  • Armazenamento: SSD 512GB 
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3050
  • Peso: 1,80 Kg

Compre agora o Vivobook Pro 15 na Amazon

MacBook Air M2

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Contar com um alto desempenho em um aparelho leve e prático é uma ótima pedida para profissionais do meio que estão constantemente alternando locais de trabalho e precisam estar aptos a fazer modificações nos projetos em praticamente qualquer lugar que estejam no momento. E qual o modelo de notebook para edição de vídeo que se encaixa melhor nessas características do que o MacBook Air M2?  Apesar de seu alto preço, o notebook da Apple possui uma tela Liquid Retina de 13.6 polegadas, 500 nits de brilho e conta com uma grande variedade de cores, resultando em imagens de alta definição e bem detalhadas. 

Como seu nome indica, este modelo é equipado com o chip M2, que possui 8 núcleos de processamento e até 10 núcleos de GPU, garantindo um desempenho potente em um aparelho de 1,13 cm de espessura e pesando apenas 1,24 kg. Um dos diferenciais do MacBook junto a sua interface particular do macOS, é o suporte a programas de edição exclusivos do sistema operacional Apple como o Final Cut Pro. 

  • Processador: Apple M2
  • Memória RAM: 8GB 
  • Tela: IPS LED; 13.6’’; Full HD; 60Hz; Liquid Retina
  • Armazenamento: SSD 256 ou 512GB 
  • Peso: 1,24 Kg

Compre agora o MacBook Air M2 na Amazon

IdeaPad Gaming 3i

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Lenovo IdeaPad Gaming 3i é uma boa opção entre os notebooks para edição de vídeos e fotos que vai conseguir rodar softwares pesados como o Adobe After Effects e Adobe Premiere. O modelo vem equipado com o processador Intel Core i7 de 11ª geração e armazenamento interno por meio de um SSD de 256 GB ou 512 GB. A memória RAM é de 16 GB, mas pode ser expandida para até 32 GB graças aos 2 slots DDR4 2933MHz em seu interior. A memória interna também pode ser aumentada para até 2 TB.

Para não ocorrer problemas de super aquecimento enquanto estiver sendo utilizado, conta com um robusto sistema de ventilação dupla e quatro dissipadores de calor. Para uma experiência gráfica otimizada, o Lenovo IdeaPad Gaming 3i conta com a placa de vídeo GeForce GTX 1650 4GB que garante mais performance e rapidez na execução das tarefas. Outro destaque é a tela de 15.6 polegadas com resolução Full HD e WVA Antirreflexo, tecnologia que permite boa visualização mesmo de ângulos laterais, proporcionando imagens bem definidas e cores vibrantes.

  • Processador: Intel Core i7-11300H;
  • Memória RAM: 8GB 
  • Tela: IPS 15.6″ Full HD WVA Antirreflexo, 60Hz, 250 nits
  • Armazenamento: SSD 512GB 
  • Peso: 2,2 Kg

Compre agora o IdeaPad Gaming 3i na Amazon

Acer Nitro 5 AN515-57-52LC

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Acer Nitro 5 está entre as indicações de notebooks para edição de vídeos por possuir uma boa tela e também ser a principal opção custo-benefício entre os modelos da lista. Lembrando que como são dispositivos com configurações mais robustas, é difícil encontrar notebooks para edição de vídeos e fotos baratos. Mesmo sendo um display IPS, a tela pode ser considerada boa por possuir resolução QHD (Quad High Definition) e taxa de atualização rápida de 165 Hz, em opções de 15.6 e 17.3 polegadas.

Aliado a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX da série 30 de segunda geração com inteligência artificial, até projetos pesados conseguem exibir imagens de maneira fluida. A performance fica por conta do processador Intel Core i7 da 12ª geração, opção de 8GB até 32 GB de memória RAM. A desvantagem deste modelo é o HD de 1TB, que possui desempenho inferior ao SSD.

  • Processador: Intel Core i7-11800H
  • Memória RAM: 16GB 
  • Tela: IPS 15.6″, Full HD, 165Hz
  • Armazenamento: SSD 512GB 
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3050
  • Peso: 2,7 Kg

Compre agora o Acer Nitro 5 na Amazon

Dell Alienware M16

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por fim, fechamos a lista com o que pode ser considerado o melhor notebook para edição de vídeos para quem busca um modelo premium, tendo configurações avançadas e um design sofisticado. A linha Alienware da Dell já é consagrada no meio gamer e, consequentemente, também acaba recebendo bastante atenção para uma produtividade de alto nível. Considerando que editar vídeos no máximo de qualidade possível demandam um hardware robusto, o M16 conta com um processador Intel Core i9 de décima terceira geração, com 32GB de memória RAM e equipado com um SSD de 1 TB. 

Complementando o poder de fogo do notebook, sua exibição de imagens também é de alta qualidade, tendo uma RTX 4070 de placa de vídeo, junto a uma tela Quad HD+, de 16 polegadas, com 240Hz de taxa de atualização, ComfortView Plus e gama de cores DCI-P3. É de se esperar que seja um modelo mais pesado em relação a outros modelos aqui citados, com 2,82 kg, mas que faz sentido ao considerarmos tudo que esse notebook oferece, sendo um investimento para quem busca uma estação de trabalho fixa. 

  • Processador: Intel Core i9-13900HX
  • Memória RAM: 32GB 
  • Tela: QHD+; 16’’; 240Hz; ComfortView Plus; DCI-P3
  • Armazenamento: SSD 1TB
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 4070
  • Peso: 2,82 Kg

Compre agora o Alienware M16 na Amazon

Notebooks para edição de vídeos: o que priorizar no momento da compra?

Para evitar dores de cabeça com uma máquina que apresenta lentidão e travamentos com frequência, é necessário ficar atento a algumas recomendações das especificações técnicas na hora de escolher o modelo que melhor atende suas necessidades. 

Processador

O processador é um dos itens mais importantes a se levar em consideração na hora de escolher entre os modelos de notebooks para edição de vídeos e fotos. O componente é o responsável principal  por todas as tarefas realizadas no dispositivo. É o processador que vai reunir e executar as informações necessárias para que o software funcione corretamente.

Mas é importante lembrar que o processador não trabalha sozinho, portanto, as outras peças também devem ser compatíveis para um bom desempenho. Os processadores mais utilizados atualmente são os da Intel e AMD, e os mais indicados para realizar tarefas que exigem muito do seu dispositivo são os modelos que trazem chips da última geração, especialmente o Intel Core i7 ou Core i9 ou os Ryzen 7 e Ryzen 9.

Memória RAM

A memória RAM também é um ponto que merece atenção, pois é ela que vai atuar junto com o processador no armazenamento das informações necessárias para a realização das tarefas naquele momento. Para ser capaz de executar mais de um software simultaneamente quando estiver editando, o ideal para uma boa experiência é de 16 GB, mas modelos com 8 GB de RAM é o mínimo recomendado. 

Tela

Quem trabalha com edição de vídeos e fotos, precisa observar a qualidade, resolução e tamanho de tela para que consiga mais conforto na edição, além da exibição de cores vivas, realistas e brilhantes. Tente optar por tela com resolução mínima Full HD (1920 x 1080). Quem deseja investir um pouco mais, pode preferir uma tela com resolução 4K ou até mesmo um segundo monitor para mais qualidade e diferentes opções de tamanho.

Placa de vídeo

Aqui tem um ponto um tanto quanto polêmico, pois há usuários que defendem que a placa de vídeo é menos importante que o processador quando se trata de edição. Mas a placa de vídeo é o componente responsável pela exibição de vídeo na tela. E quando se trata de montagem de vídeos, quanto mais fluidez e agilidade na exibição de imagens, melhor será o trabalho. Algumas boas marcas de placas de vídeo são a NVIDIA GeForce e AMD Radeon.

SSD

O armazenamento interno com SSD garante um tempo de resposta muito mais rápido em comparação ao HD e melhora o desempenho do notebook como um todo, permitindo mais agilidade na produção. Se você possui arquivos muito grandes e não quer ocupar a memória interna de sua máquina, procure investir em um HD externo.


Não saia sem conferir as melhores promoções de notebooks e produtos de informática. Aproveite também os cupons Dell e cupons Amazon para deixar suas compras ainda mais baratas.