Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Comparativos

Moto G5S ou Galaxy J7 Prime: qual vale a pena?

Comparamos o Moto G5S e o Galaxy J7 Prime, dois bons smartphones para quem não quer investir muito em um intermediário premium, mas ainda quer ter bom desempenho.

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

9 de mai de 2018

0 comentários

Compartilhe:

O Promobit trouxe mais um comparativo pedido pela comunidade, colocando frente a frente smartphones da Samsung e Motorola que disputam a preferência de usuários que desejam um aparelho simples, mas que dê conta das tarefas do dia a dia sem problemas.

Analisamos o Moto G5S e o Galaxy J7 Prime em diferentes categorias, atribuindo vantagem àquele que é melhor em determinada tarefa ou empate nos casos em que não há grandes diferenças de um para outro. Confira a seguir e decida qual dos smartphones é melhor para você!

moto g5s vs j7 prime

Qual ganha em hardware e desempenho?

Comparar o hardware dos dois smartphones pode ser complicado para muitos usuários, já que o G5S tem processador e GPU da Qualcomm e o J7 Prime conta com chip fabricado pela própria Samsung. No uso cotidiano, não há diferença gritante entre eles, mas há vantagem para um modelo em relação a outro.

O Moto G5S conta com processador octa-core Snapdragon 430 de 1.4 GHz, GPU Adreno 505 e 2 GB de RAM. O Galaxy J7 Prime tem processador octa-core Exynos 7870, GPU Mali-T830 MP1 e 3 GB de RAM.

Em navegação na web, redes sociais e utilização de aplicativos do dia a dia o desempenho dos dois aparelhos é bem parecido. Já em tarefas mais pesadas e jogos como Asphalt 8, vemos que o J7 Prime leva vantagem, entregando experiência mais completa com taxa de quadros superior. Para uso diário ambos são ótimas opções, mas para quem usa o celular para jogar, o Galaxy J7 Prime seria a opção indicada.

  • Galaxy J7 Prime
  • Moto G5S

Diferenças de tela

Tratando-se de qualidade da tela e contraste, o Moto G5S leva vantagem em relação ao smartphone da Samsung. Ele tem tela IPS LCD de 5.2 polegadas com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels) e proteção Gorilla Glass 3. Já o J7 Prime tem tela PLS TFT de 5.5 polegadas, Full HD (1080 x 1920 pixels) e proteção Gorilla Glass.

As cores apresentadas na tela do Moto G5S agradam mais aos olhos do que as do concorrente: são mais vivas, com melhor contraste. Por conta do painel IPS, o ângulo de visão também é melhor no aparelho da Motorola. O nível de brilho é satisfatório em ambos.

Se você é alguém que preza pela qualidade da tela de um smartphone, o aparelho da Motorola será a opção mais indicada.

  • Moto G5S
  • Galaxy J7 Prime

Armazenamento interno: empate

Aqui temos dois smartphones com 32 GB, espaço suficiente para usuários básicos armazenarem fotos, vídeos e outros arquivos. Caso o armazenamento interno não seja suficiente, os dois também suportam cartão microSD de até 256 GB.

Apesar da igualdade do espaço de armazenamento bruto, há detalhes que podem te levar a escolher um ou outro modelo. O armazenamento interno disponível, por exemplo, nunca é de 32 GB exatos e, nesse caso, temos espaço extra no Moto G5S pelo Android mais simples que já vem na versão 7.0 Nougat (a atualização para o 8.0 Oreo está confirmada). O J7 Prime conta com Android 6.0 Marshmallow que é mais pesado e já vem preparado para ser atualizado para a 7.0, o que consumiria ainda mais espaço interno.

A situação muda a favor do Galaxy J7 Prime quando consideramos as bandejas para chips e microSD. O celular da Samsung tem slot dedicado para cartão de memória, o que te possibilita ter mais armazenamento enquanto usa dois chips. O G5S tem bandeja híbrida, ou seja, use apenas dois chips ou um chip e um microSD.

Como o armazenamento livre e as bandejas podem ser diferenciais com mais peso para alguns usuários e menos para outros, definimos empate dos aparelhos nessa categoria.

  • Moto G5S e Galaxy J7 Prime

Baterias resistentes

Nessa categoria temos um fato interessante: o aparelho com menor bateria tem autonomia melhor! Talvez seja pelo peso do sistema operacional, ou pelo consumo energético do processador, mas fato é que os 3.300 mAh do Galaxy J7 Prime entregam menos autonomia do que os 3.000 mAh do Moto G5S.

O smartphone da Motorola ainda tem como vantagem o carregamento rápido. Ele já vem com carregador TurboPower, que oferece uma carga completa em menos de duas horas! O tempo de recarga do J7 Prime é bem superior.

  • Moto G5S
  • Galaxy J7 Prime

Qual tem a melhor câmera?

A diferença que vimos na comparação do Moto G5S com o J5 Prime também pôde ser percebida aqui, ou seja, os números não fizeram justiça ao resultado real das câmeras.

Analisando tanto câmera traseira como câmera frontal, o Moto G5S apresentou melhores fotos. Além de capturas mais rápidas, as cores apresentaram maior fidelidade e nível de saturação agradável, embora algumas vezes valorize mais cores quentes.

A câmera do J7 Prime não apresentou fotos ruins, mas também não mostrou resultados acima do concorrente. Apesar da câmera traseira de 13 megapixels ter abertura maior, as fotos tiradas com ele saíram mais escuras do que as tiradas com o G5S nas mesmas condições de luz.

  • Moto G5S
  • Galaxy J7 Prime

Outros diferenciais

Ambos os smartphones contam com rádio FM, GPS, entrada microUSB e conector 3,5mm para fones de ouvido. Nenhum deles possui NFC, infelizmente.

Quem possui mais diferenciais que podem influenciar na hora da escolha final é o Moto G5S. Além do já citado suporte a carregamento rápido, ele tem leitor de impressões digitais com suporte a gestos e resistência a respingos (mas não tem proteção contra água e poeira).

Preço e custo-benefício

Precisamos analisar o preço de cada aparelho e pesar suas qualidades e defeitos para determinar se trata-se de um bom custo-benefício. Utilizamos o histórico de promoções no Promobit para definir o preço médio atual de cada um dos modelos de hoje.

O Galaxy J7 Prime tem preço médio atual de R$ 790,00 em promoções. Já o preço médio do Moto G5S hoje está em R$ 710,00 em promoção.

Isso torna o aparelho da Motorola não só uma opção mais atrativa em termos de preço, como também um melhor custo-benefício, já que oferece tela, câmeras e bateria melhores.

  • Moto G5S
  • Galaxy J7 Prime

Conclusão

Esse foi o comparativo do Promobit entre Moto G5S e Galaxy J7 Prime. Pese aquilo que é mais importante para você no momento de escolher um ou outro smartphone e tenha certeza de que aquele que está comprando realmente atenderá as suas necessidades.

Nosso veredito final foi de que o Moto G5S é um celular barato com melhor custo-benefício frente ao J7 Prime, sendo a opção da Samsung válida apenas se você quer um aparelho melhor para jogos. Tem alguma dúvida? Quer dicas para escolher um ou outro celular? Deseja sugerir um novo comparativo? Não deixe de comentar!