Campanha - amazon
Melhores

Melhor iPhone custo-benefício para comprar em 2025

Veja seis opções que podem ser consideradas o melhor iPhone custo-benefício dentro de diferentes necessidades e perfis

Perfil do autor

Jonathan Robert

26 de nov de 2025

0 comentários

Conteúdo da página

    Muitos usuários acompanham de perto o lançamento de novos iPhones para trocar o seu modelo atual por um novo. Já outros consumidores aproveitam a chegada de novas versões para adquirir linhas mais antigas por um preço mais acessível, já que os produtos da Apple costumam ter um preço mais elevado em comparação a outras fabricantes de smartphones. Se você é do time que deseja economizar e não precisa do modelo mais recente em mãos, descubra qual o melhor iPhone custo-benefício para comprar em 2025.

    E não deixe de acompanhar a Black Friday aqui no Promobit para não perder a chance de pagar barato naquele produto que está de olho.

    Melhor iPhone custo-benefício

    ModeloCompre agora ⬇️Compre agora ⬇️Destaque
    iPhone 16eAmazonMercado LivreMelhor iPhone custo-benefício
    iPhone 14AmazonMercado LivreMelhor iPhone base custo-benefício
    iPhone 13AmazonMercado LivreiPhone “antigo” que ainda compensa
    iPhone 17AmazonMercado LivreCusto-benefício da linha atual
    iPhone 15AmazonMercado LivreModelo base com ótimas câmeras
    iPhone 16 PlusAmazonMercado LivreCusto-benefício com tela grande e maior bateria

    1º iPhone 16e – Melhor iPhone custo-benefício

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O iPhone 16e é o melhor iPhone custo-benefício para comprar em 2025. Se você quer ter um iPhone atualizado, com bom desempenho e preço razoável, pode apostar sem medo no modelo. Ele conta com tela Super Retina XDR de 6,1 polegadas, com taxa de atualização de 60 Hz, o que é pouco para os padrões atuais dos smartphones. Contudo, vale lembrar que é um iPhone focado em ser o mais barato possível e, mesmo com o número baixo, a sua experiência de uso não deve ser tão impactante se você não tem costume de jogar pelo celular. E se esse for o seu caso, o iPhone 16e não é uma boa escolha. Ainda em relação à tela, ela tem cores vívidas, tons bem equilibrados e traz uma ótima experiência para uso diário.

    Agora, falando sobre seu desempenho, o iPhone 16e conta com processador Apple A18, 8GB de memória RAM e armazenamento interno a partir de 128GB. Isso significa velocidade superior aos iPhones 13 e 14, uma boa eficiência energética e suporte às atualizações do iOS por muitos anos, o que por si só já compensa pelo preço. 

    Agora, falando sobre as câmeras, ele conta com apenas uma câmera traseira de 48 MP e a câmera frontal de 12 MP. Consegue gravar em até 4K a 60 fps nas duas. No geral, são ótimas câmeras, que vai agradar a grande maioria dos usuários, mesmo não tendo outros sensores, como a ultrawide, por exemplo. Mas isso não deve ser um problema se você é do tipo mais básico para fotografia.

    ➡️Aproveite para conferir qual é o melhor iPhone para comprar atualmente

    2º iPhone 14 – Melhor iPhone base custo-benefício

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Lançado em 2022, o iPhone 14 continua sendo uma boa opção para quem busca um iPhone com bom desempenho, câmera de qualidade e preço mais acessível que os modelos mais novos. Ele vem com o chipset Apple A15 Bionic, 6 GB de RAM e armazenamento interno a partir de 128 GB. Essas configurações são suficientes para rodar sem engasgos e travamentos e ainda deve receber atualizações do sistema operacional iOS por alguns anos, ou seja, vai atender muito bem antes que você precise trocar de modelo.

    A tela é uma Super Retina XDR de 6,1 polegadas, com também apenas 60 Hz de taxa de atualização. Mas as imagens conseguem entregar cores vibrantes e pretos profundos. As câmeras são compostas por dois sensores traseiros de 12 MP, uma principal e outra ultrawide para ângulos mais abertos, e a frontal também tem 12 MP. Para os vídeos, todas elas gravam em até 4K com 60 fps. O iPhone 14 continua sendo uma ótima opção pois está mais barato que os modelos novos, mas ainda oferece um desempenho excelente, mas só vale a pena se estiver bem mais barato que o iPhone 15 ou iPhone 16e.

    ➡️Veja qual o iPhone com a melhor câmera da atualidade

    3º iPhone 13 – iPhone “antigo” que ainda compensa

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O modelo lançado em 2021 se mantém como um bom custo-benefício. O iPhone 13 é uma opção equilibrada para quem busca um bom smartphone Apple sem gastar uma fortuna, apresentando as principais características que se espera de um celular da maçã: um bom desempenho, um conjunto de câmeras versátil e interessante junto a uma tela de qualidade.

    Partindo para suas especificações, sua tela de 6.1 polegadas possui resolução Full HD com tecnologia Super Retina XDR OLED, sendo o primeiro modelo a diminuir o tamanho do notch. Se trata de uma tela com ótima definição, cores vivas e bom contraste, e com suporte a HDR10, apesar de contar com uma taxa de atualização de apenas 60 Hz. Quanto ao desempenho, o A15 Bionic garante uma boa performance mesmo na versão com 4GB de RAM, apresentando uma usabilidade fluida e com poder de fogo o suficiente para rodar jogos como PUBG Mobile e Asphalt 9. 

    Seu conjunto de câmeras, apesar de não ter apresentando grandes evoluções em relação ao seu antecessor, se manteve em alto nível e entregando ótimos resultados. A lente principal de 12MP se destaca pelo detalhamento e por entregar cores bastante fiéis e vivas, apresentando também ótimos resultados em locais com pouca luz com o Modo Noturno ativado. E o mesmo pode ser dito pelas sensores ultrawide e frontal, que também contam com 12MP. Todas voltadas a entregar realismo e atenção aos detalhes. Esse conjunto também permite vídeos em 4K a 60fps. 

    ➡️Quer mais opções? Confira nossa lista com os melhores celulares no ano!

    4º iPhone 17 – Custo-benefício da linha atual

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O modelo mais novo da lista se destaca como um dos melhores iPhones custo-benefício para quem quer uma opção atualizada visando o longo prazo, e que mesmo não tendo grandes inovações, chegou com algumas características bem legais para um iPhone base. Começando pela tela, que além de manter a qualidade característica com um painel OLED Super Retina XDR, com resolução Quad HD e 6.3 polegadas (fazendo dele um aparelho bastante compacto, ainda que maior que os modelos base anteriores), o iPhone 17 é o primeiro modelo base a contar com 120Hz de taxa de atualização, algo que já tinha passado da hora da marca implementar. 

    A performance do Apple A19 junto com 8GB de RAM proporciona uma ótima experiência com praticamente qualquer app. Apesar de não lidar tão bem com jogos muitos pesados tanto no quesito desempenho quanto controle térmico (algo que talvez seja resolvido futuramente com atualizações), ainda te trará uma usabilidade tranquila e fluida no dia a dia de forma geral e com jogos que não “forcem” o hardware ao seu máximo. 

    E como é de se esperar, as câmeras fazem jus ao esperado mantendo o sensor principal de 48 MP que segue sendo destaque não só na qualidade como um todo mas principalmente nos resultados obtidos em situações de pouca luz, chegando a superar os concorrentes do segmento nesse quesito. O resto do conjunto ganhou sensores maiores, com uma ultrawide que agora também tem 48 MP e a frontal de 18 MP, com suporte a vídeos em 4K, 60 fps com estabilização óptica.

    ➡️Para mais modelos de outras marcas veja: Celulares com as melhores câmeras de 2025

    5º iPhone 15 – Modelo base com ótimas câmeras

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A linha lançada em 2023 também tem seu espaço entre os melhores custo-benefício para quem mira nos modelos mais atualizados, mas não quer (ou não pode) investir em um modelo com preço alto. O iPhone 15 conta com recursos que se tornaram já característicos dos smartphones Apple. Um deles é a presença do Dynamic Island, recurso presente em todos os iPhones desde o 14 Pro, permitindo ao usuário um uso mais prático ao exibir notificações de apps e permitir alguns usos diretos através do notch. 

    O tamanho de 6.1 polegadas em um painel OLED se mantém, mas com resolução Quad HD, com taxa de atualização de 60Hz e brilho de até 2.000 nits com o HDR ativado, oferecendo uma ótima visibilidade em ambientes externos, além de contar com suporte a Dolby Vision. O desempenho fica a cargo do processador A16 Bionic com 6GB de memória RAM, o suficiente para executar com tranquilidade qualquer ação. O Genshin Impact, jogo mobile famoso por ser pesado, alcança seus 60 fps sem grandes quedas de desempenho com as configurações gráficas no máximo. 

    Esse também foi o primeiro iPhone base a contar com uma câmera principal de 48 MP, enquanto as outras 2 lentes se mantém nos 12. Com isso, se trata de um conjunto traseiro que proporciona um alto nível de definição e qualidade de imagem, com a câmera frontal também entregando bons resultados apesar de ser mais dependente de boas condições de iluminação. O conjunto também permite vídeos em 4K.

    ➡️Confira os smartphones com o melhor custo-benefício em 2025

    6º iPhone 16 Plus – Custo-benefício com tela grande e maior bateria

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A sexta e última opção de melhor iPhone custo-benefício é o 16 Plus, que “ganhou” seu espaço não só por sua grande tela, mas também por não contar com um preço tão alto considerando o quão relativamente recente ele é. Enquanto os modelos base se mantinham até a linha 16 com o tamanho de 6.1 polegadas, o 16 Plus possui 6.7 polegadas, em um painel OLED de resolução QHD, suporte a HDR, Dolby Vision e frequência de até 120Hz. O 16 Plus é equipado com o A18 Bionic, proporcionando um alto nível de performance junto a 8GB de memória RAM.

    O iPhone 16 base herdou o conjunto do 15 só aplicando algumas mudanças, e o 16 Plus manteve essas mesmas características. No caso, com o padrão de uma lente principal de 48 MP e outras duas de 12MP, que utilizam não só da força de seu processamento como também do recurso Photonic Engine para alcançar o melhor resultado possível através da remoção de ruídos e a otimização de texturas. E assim como grande parte dos aparelhos da marca, a qualidade da câmera frontal se equipara a da principal. 

    Por fim, a principal qualidade do iPhone 16 Plus junto da tela e do desempenho é a sua bateria, sendo o modelo com maior autonomia entre os seis citados na lista, tendo 4.674 mAh, o suficiente para pelo menos um dia inteiro de usos rotineiros. É um modelo que não costuma ter tanto destaque quando colocado lado a lado a outros, mas que pode ser uma boa alternativa de entrada na marca. 

    ➡️Para ficar longe da tomada veja os celulares com as melhores baterias

    Como escolher um bom iPhone?

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Priorizar as principais necessidades que você possui é o básico para escolher qualquer celular, mas ao focarmos nos aparelhos da Apple, isso deve ser feito com um pouco mais de atenção, já que falamos de produtos com um preço alto e muitas vezes com poucas diferenças ao comparamos certos modelos. Boas telas, um bom desempenho e um bom conjunto de câmeras é o padrão encontrado em praticamente qualquer smartphone da Maçã, então como diferenciar cada um para acertar na compra? Focando em recortes específicos. 

    Já que desempenho não é um problema para praticamente nenhum modelo, se está em busca de um iPhone para jogos, priorize os que têm telas maiores e com taxas de atualização acima de 90Hz. O mesmo pode ser dito para as câmeras. Para registros cotidianos ou voltados a redes sociais de formas mais diretas, os modelos base com conjunto de 12MP entregarão um resultado acima da média, já para trabalhos profissionais e mais detalhados, os modelos Pro e Pro Max terão uma gama maior de recursos e conjuntos ainda mais completos para usos mais complexos. 

    Conseguir equilibrar todos esses aspectos dentro de um preço que você pode pagar é o caminho ideal para acertar na compra de um bom iPhone para o seu perfil, que no caso, foi o método implementado para destacarmos o iPhone 16e como o melhor custo-benefício da atualidade. 

    O iPhone 12 ainda vale a pena?

    O iPhone 12 não vale a pena em 2025. O iPhone 12 pode ser encontrado mais barato entre os celulares da Apple que ainda recebem suporte da fabricante e que pode ser uma boa compra para quem nunca teve um iPhone e está considerando migrar para o universo dos eletrônicos da Maçã sem gastar tanto. Mas, considerando suas limitações, o iPhone 12 valerá a pena se conseguir adquiri-lo pela faixa de 2.500 reais ou menos, o que pode ser difícil. 

    iPhone 64GB vale a pena?

    Não, não vale. Apesar de ser tentador por geralmente terem um preço consideravelmente mais baixo, tanto iPhone quanto qualquer celular com 64GB de memória interna acabará ficando “cheio” rapidamente. Mesmo com a facilidade de se armazenar arquivos na nuvem atualmente, os próprios aplicativos mais comuns de mensagens e redes sociais já podem preencher a memória do celular por completo, contando seu cache e suas constantes atualizações. O recomendado para uma experiência minimamente boa são 128GB de armazenamento, mas se o bolso permitir, pegue um modelo com a maior capacidade possível.

    iPhone 13 ou iPhone 14, qual o melhor custo-benefício? 

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O iPhone 14 base foi bastante criticado em seu lançamento por ser um aparelho praticamente igual ao 13, já que as novidades da linha ficaram praticamente exclusivas para os modelos Pro e Pro Max. Tendo a mesma tela, o mesmo chipset, praticamente as mesmas dimensões e o mesmo conjunto de câmeras, se diferenciando apenas por ter mais memória RAM. 

    Considerando que o iPhone 14 receberá mais atualizações e a atual diferença de preço entre eles é baixa nos modelos com menor capacidade de armazenamento, é possível afirmar que o iPhone 14 é o melhor custo-benefício de forma geral, mas em casos de promoções que possam diminuir a diferença de preço entre eles, o 13 se torna uma opção mais viável. 

    iPhone 11 e iPhone 12 ainda são custo-benefício? 

    Conforme citado acima, o iPhone 12 não é uma opção muito viável, a não ser para quem não abre mão de ingressar no ecossistema Apple pelo seu smartphone mais barato que ainda recebe atualizações e suporte da marca, mas caso possa adquiri-lo por menos de 3.000 reais. Já o iPhone 11 acaba não sendo um bom custo-benefício por diferentes motivos, primeiramente por já ter saído de linha fazendo com que só seja possível comprá-lo usado, suas especificações estarem relativamente defasadas para a média de celulares atuais, além de ser um dos modelos que deve parar de receber atualizações em breve.


    Confira também as melhores promoções de smartwatches e smartbands, e aproveite os cupons de desconto para gastar ainda menos