Promobit Explica

Qual iPhone vai parar de atualizar em 2024?

Confira qual iPhone vai parar de atualizar em 2024, qual a lógica de atualizações da Apple e se vale manter um celular sem os novos recursos

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

17 de mai de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Por se tratarem de smartphones caros em relação a média do mercado, muitos usuários de iPhones costumam ficar com um mesmo modelo por muitos anos até que ele se torne defeituoso ou obsoleto, ao deixar de receber o suporte da marca em novas atualizações. E para não ser pego de surpresa nessa questão, confira como funciona o ciclo de atualização celulares Apple e entenda qual iPhone vai parar de atualizar em 2024. 

Confira os melhores iPhones que continuarão sendo atualizados

iPhone 15 ProMelhor iPhone para comprar em 2024 
iPhone 14 Pro MaxMelhor iPhone top de linha “barato”
iPhone 15 Pro MaxMelhor iPhone com tela grande
iPhone 13Melhor iPhone custo-benefício
iPhone 14Modelo que começa a valer a pena
iPhone 15iPhone da última linha acessível
iPhone 12Melhor iPhone barato
iPhone SE 3ª geraçãoMelhor iPhone de botão

Por quanto tempo um iPhone recebe atualizações?

Apesar de não existir um tempo fixo, a Apple geralmente mantém seus celulares atualizados ao longo de seis anos a partir de seu lançamento, no entanto, é importante se atentar aos anúncios oficiais da marca para não ser pego de surpresa quanto a isso. Geralmente, a informação de quais modelos não serão mais atualizados vem junto do anúncio da nova versão do iOS, que deve ser feito no próximo mês de junho. Até lá, vamos nos ater a essa média de seis anos para teorizar sobre quais iPhones deixarão de ter o suporte da fabricante com suas novidades. 

Por conta disso, modelos mais recentes tendem a ter uma melhor usabilidade no quesito recursos e longevidade na utilização de aplicativos. Seguindo a “regra” dos seis anos, a linha iPhone 15 deve continuar sendo atualizada até 2029, sendo assim a principal opção de compra para se manter por muito tempo com os modelos top de linha da atualidade.  

Qual iPhone vai parar de atualizar em 2024?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A última grande atualização do sistema operacional da Apple foi o iOS 17, e com ela, o iPhone X e os dois modelos do iPhone 8 deixaram de receber atualizações. Para este ano, os olhos estão voltados para o lançamento do iOS 18 e seus novos recursos, e com o lançamento dele os prováveis iPhones que não terão mais atualizações serão os modelos lançados em 2018, no caso o iPhone XR, XS e XS Max se baseando nessa “regra” dos seis anos. 

Vale a pena um iPhone sem atualizações? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um iPhone que deixa de ser atualizado perde uma série de features que faz com que seu uso seja cada vez mais limitado. Apesar de ainda funcionar, diversos aplicativos tendem a deixar de funcionar em um celular que não recebe mais atualizações, além de também não contar mais com recursos de segurança, deixando o aparelho desprotegido e suscetível a diversos perigos. Por conta disso, não vale a pena manter um iPhone – ou qualquer celular de outra marca – sem receber atualizações. 

Entretanto, esse tempo médio de 6 anos se mostra um ponto bastante positivo nos aparelhos da Maçã, já que esse tempo médio costuma ser menor em outras fabricantes, como a Motorola por exemplo. Logo, adquirir um modelo de dois ou três anos atrás ainda é uma boa escolha. O iPhone 13, escolhido por nós do Promobit como a melhor opção custo-benefício, ainda deve continuar recebendo atualizações até 2027, sendo esse mais um fator que o mantém como uma boa opção de compra em 2024.


Veja os melhores cupons de desconto para aproveitar ao máximo as promoções de tablets no Promobit