Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guia de compras

Como saber se o iPhone é original?

Buscar pelo número de série, IMEI e tentar acessar a Siri são algumas estratégias para descobrir se o iPhone é um legítimo Apple.

Avatar do membro Moema Rosa

Moema Rosa

29 de jan de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Sistema IOS, câmera incrível que proporciona fotos e vídeos de excelente qualidade, design exclusivo e novos lançamentos cada vez  mais atraentes, resumem a busca de muitas pessoas por um modelo de iPhone para chamar de seu. Então, você salva aquela graninha para comprar o seu Iphone e arrisca em um usado, porque viu que alguém está vendendo, ou adquire em sites ou lojas não tão conhecidas, geralmente a preços menores que os divulgados pela loja da Apple, aí bate aquela dúvida: Será que o Iphone é original mesmo? 

Essa é a desconfiança de muitas pessoas que querem tanto comprar o seu primeiro Iphone, quanto trocar o atual por um mais moderno. Por isso, pontuamos abaixo o que você deve observar para realizar uma compra segura e o barato não sair caro. Vamos às dicas!

Número de série e IMEI

O número de série é um código formado por números e letras que originam uma combinação única utilizada para obter manutenção e suporte da Apple. Já o Internacional Mobile Equipment Identity ou IMEI é um código único que consiste no número de identificação do celular. Ambos podem ser encontrados atrás da caixa, no próprio aparelho e no Sistema Operacional da seguinte forma, com o celular ligado entre em Ajustes > Geral > Sobre.

Sistema Operacional

O iPhone original não roda Android, apenas o iOS. Portanto, aplicativos são baixados exclusivamente pela App Store, e no momento da conexão entre o iPhone e o computador, que acontece por meio do iTunes, sistemas originais são automaticamente reconhecidos, enquanto os falsificados não.

Siri

A Siri é a assistente virtual da Apple, ela é exclusiva e só funciona em aparelhos originais. Ela pode ser desativada, mas não removida do aparelho. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Qualidade da câmera e da tela

A partir do iPhone 6 Plus as telas possuem display de retina com tecnologia 3D Touch e do Iphone XR em diante  essa tecnologia foi substituída pelo Haptic Touch (uma solução via software). Elas não são reproduzidas perfeitamente em produtos falsificados. As câmeras, por sua vez, têm resoluções altas, assim como as telas, e não ficam lentas na hora do clique. 

Botão Home – Touch ID e Face ID

Dependendo do modelo, mais especificamente do lançamento do Iphone SE para frente, o botão Home pode ser mais sensível e detectar a pressão do dedo, trazendo um leitor de digitais. Já a partir do iPhone X, os modelos da linha principal possuem Face ID, um leitor facial. Esses são os recursos comuns dos modelos Apple para desbloquear o telefone e você pode verificar essas condições em Ajustes. Caso o aparelho não tenha a opção referente ao modelo, pode ser que esteja manuseando um aparelho muito antigo ou falso.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Acabamento e acessórios

A Apple preza por design premium, com acabamento impecável. Portanto, desconfie de aparelhos mal acabados, com traseira em plástico ou muito pesados. Já os acessórios, quando presentes, precisam ser iguais e de procedência Apple. Nunca diferentes. Ainda vale lembrar que do lançamento do Iphone 11 em diante, os aparelhos não são vendidos com fonte de carregador e fones de ouvido, segundo a Apple esse foi um esforço para preservar o meio-ambiente. 

Especificações técnicas e memória

Desde o lançamento do iPhone 7 que a Apple trabalha com o mínimo de 32GB de memória e, também, oferece as versões de 64GB, 128GB e 256GB. Além disso, desde esse modelo que a empresa não utiliza mais entradas tradicionais para fones de ouvido, as chamadas P2, sendo assim é preciso utilizar conectores do tipo lightning também para a recarga do aparelho, para ouvir música é possível optar por fones bluetooth também.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Dica bônus

Você também pode verificar a classificação do aparelho, ou seja, se é novo, substituído, recondicionado ou personalizado, através dos Ajustes do sistema. Em Sobre, procure Modelo ou Nº do Modelo, e verifique a letra a frente do número. Essa letra vai dizer qual a situação do seu iPhone:

– Se começar com M, significa que o seu iPhone é novo e foi vendido legalmente pela loja Apple ou por uma autorizada.
– Começando com F, quer dizer que o seu iPhone foi recondicionado, ou seja, passou por alguma troca de peças ou reparo em autorizadas Apple.
– Letra na frente do número é N, significa que o iPhone precisou ser substituído. Portanto, ou o dispositivo passou por um recall ou teve algum problema sem solução e foi substituído por outro aparelho novo.
– A letra P no início, indica que o aparelho foi personalizado de alguma forma.

Lembre também que produtos Apple não possuem antenas, cores diferentes das divulgadas pela Apple por modelo, nem mesmo entrada para cartão de memória, dual-SIM ou TV digital. E que sua segurança vem em primeiro lugar, portanto, podendo optar, escolha pela compra de um aparelho novo em lojas confiáveis.


Ainda não tem e ficou com vontade de comprar um iPhone? Ou quer dar aquela atualizada comprando um novo modelo? Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de iPhone e pode economizar ainda mais usando algum cupom de desconto.