Lista de sites não confiáveis para Black Friday 2018 tem 419 lojas
Tradicional lista do Procon-SP possui 419 lojas virtuais que devem ser evitadas.
Conteúdo da página
Anualmente a lista do Procon é um norte para muitos consumidores que querem aproveitar os descontos da Black Friday, mas sem abrir mão da segurança. Nesse ano, o evento acontece no dia 23 de novembro, penúltima semana do mês, e deve gerar faturamento acima da casa dos R$ 2,4 bilhões, de acordo com levantamento da Ebit|Nielsen.
O relatório do Procon-SP reúne sites que receberam algum tipo de reclamação e não responderam queixas ou nem foram encontrados pelo órgão de defesa do consumidor. Assim como esperado, os principais e-commerces brasileiros não aparecem no levantamento, no entanto, há muitos endereços que se assemelham bastante aos originais, como, por exemplo, eletromm.com.br, que faz referência ao site: eletrum.com.br.
Além da lista, o Procon realiza monitoramento dos preços dos produtos para evitar fraudes e aquelas promoções “metade do dobro”. Esse ano, o órgão também está atuando na verificação de preços em lojas físicas.
Perigo ainda maior
Infelizmente todos os anos acontecem repetidos casos de golpes na Black Friday. Com o fortalecimento da comunicação e disseminação de informação via whatsapp, é bem provável que diversas pessoas mal-intencionadas utilizem o meio de comunicação para aplicar golpes.
Por isso, mesmo que conheça a pessoa que te encaminhou uma oferta incrível, não clique e compre o produto imediatamente, independente do quão boa for a oferta. Primeiro passo, antes mesmo de clicar, é verificar com bastante atenção qual o endereço do site. Fique atento principalmente a pequenas alterações, como uma letra faltando ou sobrando ou um número no meio do texto.
Já em casos de endereços muitos grandes, com textos depois do nome do produto, isso na verdade é um código para identificar de onde o consumidor veio, se foi de um anúncio no facebook, google, email. O segredo é ficar atento ao campo principal, até o br.
Feito isso, o segundo passo é observar se há o “cadeadinho” ao lado da barra de endereço e clicar nele. Feito isso, se abrirá um menu pop-up confirmando que a conexão é segura e que dados como senhas e números particulares não serão compartilhados.
Comprar com segurança no Promobit
Além da lista do Procon, o Promobit utiliza diversos outros critérios para excluir uma loja de aparecer na plataforma, com isso, nós nos certificamos de que temos um ambiente seguro para que os membros da nossa comunidade possam fazer suas compras sem precisarem se preocupar com outros itens além da promoção caber no orçamento.
Aproveite as promoções de TV na Black Friday e promoções de celular na Black Friday.