Campanha Amazon APP Day
Promobit
Notícias

Lâmpada Li-Fi transmite internet por meio de luz

Segundo a Philips, fabricante da lâmpada, a velocidade do Li-Fi é 100 vezes maior do que a do Wi-Fi

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

26 de mar de 2018

0 comentários

Compartilhe:

A Philips anunciou na última quarta-feira (21) o lançamento de uma lâmpada capaz de transmitir internet através da luz, a partir de uma tecnologia chamada Li-Fi. A empresa de produtos de tecnologia e consumo afirma que a nova tecnologia pode alcançar velocidades até 100 vezes maiores do que o Wi-Fi.

philips li-fi

A lâmpada apresentada pela empresa é de LED e, para transmitir a internet de forma eficiente, usa ondas de luz, em vez das tradicionais ondas de rádio. Sua conexão pode chegar a até 30mbps, sem comprometer a função primária da lâmpada, que é iluminar o ambiente. Segundo o portal E Mail Goiás, a fabricante indica o uso do produto em locais que não permitem o acesso ao Wi-Fi, como aviões, ou locais com dificuldade de transmissão do Wi-Fi, que apresentam uma conexão fraca ou inconstante.

Ainda não há uma data para que as lâmpadas com Li-Fi cheguem no mercado, mas já é sabido que será necessário um aparelho periférico conectado aos dispositivos para que estes possam se conectar com a lâmpada, o que pode ser um obstáculo para alguns usuários. Por exemplo, para conectar um smartphone com o Li-Fi, será necessário um aparelho intermediário que permita essa conexão.

Como funciona o Li-Fi

Segundo o portal TechTudo, a Philips utiliza duas tecnologias para o funcionamento das lâmpadas especiais: a primeira é chamada de Philips PowerBalance gen2 e a segunda é chamada de Philips LuxSpace. Além disso, as lâmpadas Li-Fi vêm equipadas com um modem especial que modula a luz de LED com intensidade e frequências muito altas, praticamente imperceptíveis para o olho humano. Para que a conexão com a internet funcione adequadamente, é necessário que a lâmpada permaneça acesa durante todo o período de uso.

li-fi lampadas

O dispositivo periférico conectado ao aparelho que será usado, como um notebook ou smartphone, é quem será responsável por receber e devolver os dados enviados por infravermelho pela Li-Fi.

A Philips espera que, futuramente, a tecnologia de recepção seja incorporada nativamente nos aparelhos, o que faria com que não fosse mais necessário o dispositivo intermediário. Mas como nem mesmo a lâmpada tem previsão para chegar aos consumidores, a tecnologia pode demorar vários anos para ser adotada pelos fabricantes.


Se você está procurando ótimas promoções de utensílios domésticos ou cupons de desconto Americanas para conseguir os melhores preços nas suas compras, acompanhe a comunidade Promobit! 

Ative as notificações do nosso blog para receber guias de compras, comparativos e novidades.