Campanha AMazon Dia das Mães
Promobit Explica

O que é Alexa? Guia completo sobre a assistente virtual da Amazon

Você sabe o que é Alexa? Aprenda como a assistente virtual da Amazon pode ajudar a sua rotina ficar mais prática e em quais dispositivos ela está disponível

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

25 de abr de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Mesmo sendo uma das assistentes virtuais mais populares da atualidade, muitas pessoas ainda podem se questionar sobre sua real funcionalidade e quais funções a inteligência artificial da Amazon possui. Portanto, para você que está pensando em adquirir algum dispositivo para facilitar a sua vida dentro de casa, realizando uma grande variedade de tarefas apenas por comando de voz, hoje iremos responder e explicar o que é Alexa, em quais aparelhos ela está disponível e como ela pode te auxiliar no dia a dia. 

Confira os principais dispositivos Amazon com Alexa

Echo Dot 5ª GeraçãoMelhor Alexa custo-benefício
Echo PopMelhor Alexa simples e acessível
Echo StudioAlexa com o som mais potente
Echo 4ª GeraçãoVersão maior do modelo mais popular
Echo Show 10Smart Display com tela grande
Echo Show 15Hub de comando inteligente
Echo Show 8 (2ª Geração)Melhor Alexa compacta com tela
Echo Show 5 (3ª geração)Modelo com a menor tela 
Echo BudsFones Bluetooth com cancelamento de ruído
Fire TV StickStreaming em Full HD com comandos de TV
Fire TV Stick LiteStreaming em Full HD sem comandos de TV

O que é Alexa e quais são suas funções? 

A Alexa é a assistente virtual da Amazon e uma das principais inteligências artificiais acessíveis no mercado, e possuindo diversas funções úteis. Suas funcionalidades mais básicas estão relacionadas a responder perguntas e fornecer informações atualizadas sobre o clima, notícias do dia, e atualizações sobre o trânsito, além de tocar música e audiobooks em diferentes serviços de streaming, fazer compras online e criar alarmes e lembretes importantes. Além disso, a Alexa permite a integração com dispositivos domésticos inteligentes, como lâmpadas, podendo acendê-las ou apagá-las através da IA, ou até programá-las para isso em algum horário em específico. 

A integração com aplicativos de terceiros também é permitida, podendo executar uma ampla gama de tarefas de forma simples e prática, utilizando apenas o comando de voz. Por exemplo, pedir para seu robô aspirador iniciar a faxina, ou quando você está aguardando a entrega de uma compra online, e pode perguntar para Alexa onde estão as suas compras e informar o código de rastreio, que ela te responderá com o status de entrega. Caso essa compra seja na própria Amazon, apenas a pergunta já é o suficiente para a assistente analisar todos os seus pedidos ativos no site.

Para ajudar na organização das compras, é possível pedir “Alexa, crie uma lista de compras”, e dizer quais produtos você deseja adicionar. Lembrando que essa lista também pode ser atualizada sempre que desejar, bastando pedir para a assistente retirar ou acrescentar um novo item. Para não perder nenhuma promoção daquele produto tão desejado, você pode utilizar a Alexa para criar alertas de promoções de produtos da Amazon ativando a opção “recomendações de compras”, podendo até finalizar a compra apenas falando.

E para não perder nenhuma promoção de diversos produtos em diversas lojas, cadastre-se no Promobit e utilize a Lista de Desejos para ser notificado sempre que um preço especial aparecer.

Em quais aparelhos a Alexa está disponível? 

Existe uma quantidade ampla de produtos que já contam com Alexa integrada, como Smart TVs, robôs aspiradores e produtos voltados a casa inteligente, mas são os dispositivos Echo da Amazon os principais meios de interação com a Alexa, tendo cada um dos dispositivos suas próprias características e funcionalidades voltadas para usos e finalidades específicas, além de seu próprio fone de ouvido e o aparelho de streaming para TV. Confira os modelos: 

Echo e Echo Dot

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Echo Dot se trata de um smart speaker simples, compacto e acessível, tendo uma boa relação custo benefício e sendo o dispositivo mais popular entre os Echos comuns, que são os modelos mais básicos dos speakers da marca. Ele permite que você acesse a Alexa em diversos ambientes, e uma das melhores opções tanto para utilizar no controle de dispositivos domésticos inteligentes quanto para ouvir músicas e se informar com as notícias. Os principais modelos de Echo Dot e Echos da atualidade são:

  • Echo Dot 5ª Geração, o melhor custo-benefício.
  • Echo 4ª Geração, o modelo mais popular.

Compre agora a Echo Dot 5ª Geração ou a Echo 4ª Geração na Amazon

Echo Pop

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Echo Pop é uma variação das Echos acima, mas com um design levemente diferente, sendo um modelo mais simples e voltado às pessoas que buscam a alternativa mais barata para usufruir das principais funcionalidades da assistente. Por se tratar de um modelo de entrada, seu sistema é um pouco mais lento, mas é equipado com 3 microfones para facilitar o reconhecimento dos comandos.

Compre agora a Echo Pop na Amazon

Echo Show

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Echo Show conta com basicamente as mesmas funcionalidades da Echo Dot, mas com o diferencial de possuir uma tela touch screen, podendo ser utilizada para assistir vídeos, como um porta retrato em uma mesa ou estante e para realizar chamadas de vídeo em modelos que possuem câmera. Os principais modelos de Echo Show da atualidade são:

  • Echo Show 10, com uma grande tela e display inteligente.
  • Echo Show 15, que conta com hub de comando inteligente.
  • Echo Show 8 (2ª Geração), que é o melhor modelo compacto com tela.
  • Echo Show 5 (3ª Geração), sendo o modelo com a menor tela.

Compre agora a Echo Show 10; Echo Show 15; Echo Show 8 ou a Echo Show 5 na Amazon

Echo Studio 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Echo Studio é uma variação do modelo anterior, focada em um áudio de mais alta qualidade e imersão. Para audiófilos mais exigentes, que não se contentam apenas com um som potente, mas também com uma alta definição e tecnologias extras como áudio 3D, o Echo Studio é uma boa pedida. 

Compre agora a Echo Studio na Amazon

Echo Buds

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os Echo Buds são os fones de ouvido sem fio da Amazon, com cancelamento ativo de ruído e suporte a Alexa, podendo te auxiliar não só na imersão, como também buscando facilitar o uso com o apoio da assistente, como pedir para tocar uma música ou playlist em específico presente na Amazon Music, Spotify ou outros serviços de streaming, além de também servir para ligações através de comandos específicos como “Alexa, ligue para fulano”, evitando assim a necessidade de retirar o smartphone do bolso para executar essas ações de forma manual.

Compre agora os Echo Buds na Amazon

Fire TVStick

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Combinando os serviços de streaming com a assistência da Alexa, o Fire TV tem como principal função a de transformar sua televisão em uma Smart TV, permitindo o acesso a filmes, séries e esportes nas principais plataformas da atualidade. E tudo isso controlado por comandos de voz também. Você pode optar pelo modelo comum, que permite tem suporte a Streaming em Full HD junto a comandos de TV em seu controle, ou a versão Lite, que possui um controle mais simples sem funções comuns de TV, como controlador de volume.

Compre agora o Fire TV Stick ou o Fire TV Stick Lite na Amazon

O que a Alexa entende?

A Alexa se difundiu no Brasil não só pelo fato de entender português de forma comum, como também no entendimento de expressões, sotaques, abreviações, e até na forma como a própria Alexa fala. Como o brasileiro tende a falar de forma mais informal no dia a dia, a inteligência artificial precisou passar e aprender com diversas variáveis para poder compreender o idioma da melhor forma.

Isso resultou em mudanças consideráveis na forma como a Alexa responde, dando prioridade a expressões mais informais, como “tá” e “pra”, por exemplo, além de usar um tipo de “inglês aportuguesado”. Então “smartphone” vira “ismartifone” no lugar de “smartfon”, como é a pronúncia nos Estados Unidos. O mesmo vale para outras palavras: “Aerosmith” (a banda) é dito como “Aérosmit” em vez de “Érosmif”. Nesse trabalho de localização, foram adicionadas algumas brincadeiras que só fazem sentido em português, como por exemplo, ao dizer “Alexa, suave na nave?”, a assistente responderá com “de boa na lagoa”.

Recursos pouco conhecidos da Alexa

No início do texto destacamos algumas das principais funções da Alexa, que costumam ser alguns dos principais motivos que levam alguém a adquirir um produto que tenha suporte à assistente, no entanto, ela também pode te auxiliar de diversas outras formas. Falando sobre segurança, a Alexa pode emitir latidos de cachorro ao detectar movimentos no ambiente em que o aparelho está, podendo assustar e/ou afastar possíveis invasores, além de detectar barulhos que também possam indicar invasões. 

Ela também conta com diversos recursos voltados a interação social, como sugerir assuntos para um conversa; “imitar” pessoas famosas como Silvio Santos e Fausto Silva; e até interações sociais não só com humanos mas com pets, já que a assistente além de emitir latidos como forma de segurança, também pode latir para “conversar” com doguinhos e miar para interagir com gatinhos. Os pais também podem se apoiar na Alexa para cuidar dos filhos, podendo solicitar à assistente que ele conte uma história para dormir, e até mesmo falar baixinho com o aparelho, e ela responder na mesma altura, para não acordar os pequenos daquele sono tão difícil de conseguir.


Aproveite os cupons de desconto Amazon para economizar na compra de seu novo smartphone!