Campanha Joga no Carrin Aliexpress - Warm Up
Promobit
Promobit
Guia de compras

IPhone SE 2020 vale a pena em 2022?

Design retrô e processador potente estão entre as características do aparelho que ainda está disponível para compra.

IPhone SE 2020 vale a pena em 2022?

4 de jun de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O iPhone SE 2020, quando lançado, agradou muitos consumidores por ser um modelo mais enxuto do aparelho da Apple, mas com bastante poder de fogo e design nostálgico. Porém, passados dois anos do lançamento a Apple trouxe ao mercado o sucessor, o iPhone SE 2022, que mantém a proposta do anterior, atualizando alguns aspectos da ficha técnica. Com um modelo mais recente já nas lojas, será que o iPhone SE 2020 ainda vale a pena em 2022? Analisamos o aparelho no contexto atual. 

Quer receber avisos sempre que aparecer iPhone SE 2020?

Desempenho ainda é um ponto forte

O iPhone SE 2020 chegou ao mercado com o processador Bionic A13, o mesmo presente na linha iPhone 11 que é outra série de aparelhos com muita lenha para queimar. Com tal processamento não há motivos para se preocupar com a rotina do dia a dia, nem caso queira usar em jogos. Ao menos em termos de desempenho, pois tela e bateria que também são importantes para jogar com o smartphone não são carros chefes do iPhone SE 2020. O aparelho conta ainda com 3GB de RAM, ainda o suficiente para iPhones, e opções com 64, 128 e 256 GB, sendo a primeira opção a menos recomendada, enquanto a versão com 256 GB é naturalmente a mais cara.

Leia mais:
  • 25 melhores celulares de 2022: principais aparelhos para comprar agora
  • Qual o melhor iPhone para comprar em 2022?
  • iPhone SE 2022 é bom? Processador atual e 5G são as novidades

Design divide opiniões

O visual do iPhone SE 2020 pode agradar ou não dependendo do gosto, pois o design é semelhante aos aparelhos iPhone 6 e iPhone 8, logo é um smartphone com bordas generosas ao redor da tela e dimensões menores que a maioria dos smartphones do padrão atual. 

O iPhone SE 2020 também conta com a boa construção que é típica dos aparelhos da Apple com traseira em alumínio e laterais arredondadas, além de possuir certificação IP67 que oferece resistência à água. 

Câmera única na traseira e frontal mais simples

Em um momento que aparelhos possuem três ou quatro câmeras, o iPhone Se 2020 conta com apenas uma lente na traseira, com 12 MP, além de uma câmera frontal de 07 MP. A lente para selfies pode parecer decepcionante, porém graças a capacidade de pós processamento do chip Bionic A13, a qualidade das imagens é boa para abastecer o feed, seja em vídeos ou fotos. 

A mesma lógica aplica-se a câmera principal, pois a câmera traseira já possui um bom sensor e a qualidade dos registros fica ainda melhor após ser aperfeiçoado pelo chip. A lente traseira é capaz de gravar com resolução 4K a 60 quadros por segundo e com estabilização óptica.

Tela com gostinho de 2017

Como poderemos perceber mais a frente, a tela usada no iPhone SE 2020 pode fazer sentido como um todo no aparelho, entretanto é inegável que o display IPS com 4,7 polegadas e resolução HD não é um dos pontos fortes do iPhone SE 2020, já que o smartphone possui uma tela pequena, com uma tecnologia mais simples que o Super Amoled ou OLED (que chegou aos iPhones na linha iphone 12), e com resolução inferior ao HD. Outro aspecto que também é tradicional na tela é a taxa de atualização de 60 Hz, enquanto muitos aparelhos intermediários Android já apresentam taxa de atualização de 90 Hz ou 120 Hz. 

Bateria

Possivelmente o ponto fraco do aparelho, já que o iPhone SE 2020 conta com apenas 1.800 mAh, tamanho pequeno em um universo de aparelhos com 5.000 mAh em média e com alguns modelos chegando aos 7.000 mAh. Devido a otimização da plataforma iOS e as escolhas em especificações feitas pela Apple no aparelho, como uma tela de pequenas dimensões, a autonomia energética é maior do que a capacidade de bateria pode sugerir. 

Não é um absurdo que a bateria do iPhone SE 2020 dure até o início da noite nas mãos de usuários convencionais, entenda-se pessoas que não vão jogar por muito tempo ou passar o dia fazendo fotos e vídeos. Mas os usuários mais intensos podem ficar decepcionados ao inserir o aparelho mais acessível da Apple em suas rotinas. 

Afinal, o iPhone SE 2020 vale a pena em 2022? 

O aparelho de 2020 ainda possui bons atrativos, mesmo que coexista no estoque de alguns e-commerces com seu sucessor e, falando nele, não há grandes inovações do SE mais recente, logo se o que você busca é um aparelho da Apple por afinidade, preferência ou necessidade de usar o iOS, mas não quer gastar tanto, o iPhone SE 2020 vale a pena ainda em 2022, mas sem perder de vista os pontos fracos do aparelho, como bateria pequena e tela reduzida.

Já se o critério principal para decidir a compra é a economia, mas a plataforma Android não é um problema, a gama de aparelhos superiores em ficha técnica e com melhor custo benefício é ampla, como o Galaxy S20 FE, o Moto G200, entre outros modelos que fazem mais sentido e estão disponíveis em nossa lista de aparelhos com melhor custo-benefício

Quer receber avisos sempre que aparecer Moto G200?

Aqui no Promobit você também pode economizar na compra do seu novo smartphone com algum cupom de desconto.