Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

HDR vs Dolby Vision: qual a diferença entre as tecnologias?

As tecnologias de aprimoramento de imagem possuem suas características próprias e podem enriquecer bastante a experiência de consumidor conteúdos

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

31 de dez de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Uma das principais diferenças em comprar uma televisão atualmente está nos recursos de melhoria de imagem que cada aparelho possui e como eles podem afetar significativamente sua experiência em determinados programas ou formas de uso. Logo, uma especificação que se tornou quase tão importante quanto a resolução e o tamanho de uma TV é a presença de HDR. E entre diferentes tipos dessa tecnologia que variam de modelo para modelo, uma dúvida surge na cabeça de muitos consumidores: qual a diferença entre os tipos de HDR vs Dolby Vision? Qual é o melhor e o indicado para determinadas formas de uso? Entenda mais sobre essas questões nos tópicos abaixo.  

Compre agora a TV Samsung Q60C na Amazon 

O que é HDR? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O High Dynamic Range é um recurso de aprimoramento que permite uma melhor reprodução de imagens aumentando os níveis de brilho, melhorando o contraste e possibilitando uma exibição de cores mais fiel, principalmente nos pontos mais claros e nos mais escuros, impactando na quantidade de nits que é exibida na tela. Os nits correspondem a intensidade luminosa do alcance dinâmico, ou seja, quanto mais nits, mais distantes estão os pontos claros e escuros, e essa distância resulta em uma iluminação mais precisa, que culmina em uma imagem melhor. 

Atualmente, a maioria das Smart TVs possuem algum tipo de HDR, e boa parte das plataformas de streaming também suportam essa tecnologia. No entanto, nem todos os conteúdos presentes nessas plataformas foram feitos para serem consumidos com esse recurso. Além disso, é importante pontuar que o HDR é um tipo de recurso que possui diferentes padrões, e certos conteúdos podem ser compatíveis com um, mais de um ou nenhum padrão.  

Para entender qual é o melhor entre HDR vs Dolby Vision é preciso tirar um obstáculo do caminho, que é o fato de que o Dolby Vision já é um padrão de HDR, é um tipo dessa tecnologia. Ou seja, a verdadeira comparação deve ser entre o Dolby Vision e algum outro padrão. Mas primeiro, vejamos o que o Dolby Vision tem de especial. 

O que é Dolby Vision? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Dolby Vision é o padrão de HDR mais avançado e potente, desenvolvido pela Dolby Laboratories e majoritariamente presente em TVs da LG, TCL e Philips. Esse padrão tem como principal característica o brilho de até 10.000 nits, com uma profundidade de cores de 12 bits. Ou seja, é o HDR com maior capacidade de reproduzir imagens de alta qualidade e realismo, entretanto, são poucos os modelos de Smart TV que suportam esse pico de 10.000 nits, tendo a profundidade de cores como principal vantagem desse tipo de HDR, não só por ser mais facilmente reproduzido nos principais modelos acessíveis no mercado, mas também por ser a principal disparidade em relação aos outros padrões de HDR. 

Compre agora a TV LG Nano77 na Amazon

Quais são os outros tipos de HDR?

Além do Dolby Vision, existem outros quatro padrões de HDR no mercado que também estão disponíveis em vários modelos de Smart TVs da atualidade, desde aparelhos de entrada até os mais sofisticados. Um dos mais acessíveis é o HDR10, que possui brilho de 1.000 nits e profundidade de cores de 10 bits. Esse padrão se popularizou por estar presente em Blu-Rays, mas sua principal diferença em relação ao Dolby Vision é o fato dele utilizar de metadados fixos para realizar o aprimoramento de imagem, ao invés do método dinâmico e ajustável do Dolby Vision. Logo, seu resultado acaba não tendo a mesma qualidade, principalmente em cenas predominantemente escuras. 

Uma alternativa mais avançada e igualmente acessível é HDR10+, que possui basicamente as mesmas características básicas do HDR10, só que com um mapeamento dinâmico ao invés de fixo, visando resultados com uma qualidade mais próxima ao Dolby Vision, e sendo claramente superior ao HDR10 no controle de contraste e no equilíbrio de imagem no aprimoramento de forma geral. 

Um tipo de HDR que se difere um pouco dos citados é o HLG, que tem como foco programas que são transmitidos ao vivo e o aprimoramento fica a cargo da própria TV ao invés de metadados como nos outros padrões, permitindo seu funcionamento até em aparelhos mais antigos. No entanto, é o padrão de HDR mais simples e com menos qualidade de imagem. 

O quinto e último padrão é o Advanced HDR, produzido pelo Technicolor, e tendo três subcategorias dentro dele que assemelham a outros padrões: o SL-HDR1, que é o mais básico e compatível com telas mais simples como o HLG; o SL-HDR2, que utiliza do cálculo de metadados de forma dinâmica, tal qual o HDR10+ e o Dolby Vision; e o SL-HDR3 que ainda está em fases iniciais, buscando unir o aprimoramento dinâmico desses padrões em programações ao vivo, tal qual o HLG. 

Tipos de HDR vs Dolby Vision: qual é o superior? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O comparativo dos tipos de HDR vs Dolby Vision, na prática, é mais acirrado do que parece. O HDR10 se destaca por estar disponível em uma ampla gama de aparelhos, e atualmente, ter diversos tipos de conteúdo que suportam esse padrão. Já em termos de qualidade, o HDR10+ e o Dolby Vision batem de frente e não apresentam uma clara diferença entre eles. Ambos têm a capacidade de aprimorar a imagem em ótimos níveis, se destacando principalmente nos picos de brilho. 

E apesar do Dolby Vision ser mais completo tecnologicamente, tendo mais nits e uma maior profundidade de cores, poucas TVs e conteúdos produzidos atualmente conseguem realmente aproveitar essas especificações como um todo, sendo difícil realmente apontar qual o superior colocando-os lado a lado. Portanto, a superioridade do Dolby Vision está mais relacionada ao seu potencial enquanto tecnologia do que do próprio resultado que ele obtém em comparação ao HDR10+. Além de que, a qualidade da tela em si influencia diretamente como cada tipo de HDR funcionará, portanto, ao comprar uma TV priorize sempre a tela em si.

Compre agora a TV TCL P635 na Amazon


No Promobit você também encontra as melhores promoções de Home Theater, e pode economizar ainda mais com os cupons de desconto Amazon