Promobit
Promobit
Guias de Compra

Galaxy A22 é bom? Confira os prós e contras do aparelho

O Galaxy A22 desponta como uma boa opção de aparelho intermediário da Samsung para 2021.

Galaxy A22 é bom? Confira os prós e contras do aparelho

28 de jul de 2021

0 comentários

Compartilhe:

O Galaxy A22 chegou ao Brasil em julho para substituir o Galaxy A21s e, de acordo com a ficha técnica do aparelho, já podemos chegar a algumas conclusões. A primeira delas é que sim, o Galaxy A22 é bom aparelho para a maior parte dos usuários, contando com especificações equilibradas. Para saber mais informações sobre o smartphone intermediário da Samsung como qualidade de tela, câmeras e qual o principal concorrente, confira nossa análise.  

Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy A22?

Ficha técnica: Galaxy A22

TelaSuper AMOLED 6,4” HD+, 90Hz
ProcessadorMediaTek Helio G80
RAM4 GB
Armazenamento128 GB
Câmeras traseiras48 MP (wide), 8 MP (ultrawide), 2 MP (macro), 2 MP (profundidade)
Câmera Frontal13 MP
Bateria5.000 mAh, carregador de 15 W
Dimensões e peso159.3 x 73.6 x 8.4 mm, 186 G

Design

O Galaxy A22 não foge muito à regra dos outros aparelhos da mesma categoria e apresenta um design  com corpo em plástico, mas possui algumas inovações em relação ao seu anterior Galaxy A21s. A primeira delas está na tela que retoma o visual com notch em formato de gota na parte superior central da tela ao invés de posicionar a lente frontal dentro da tela, como ocorria no A21s. 

Outra alteração está no módulo de câmeras da traseira, em formato quadrado com extremidades arredondadas  na mesma cor da tampa do aparelho. Já o flash fica logo abaixo do módulo de câmeras enquanto o leitor de digitais fica posicionado em um botão físico na lateral. Os usuários de fones com fio também podem ficar tranquilos, pois o aparelho conta com entrada P2 na parte inferior, mas os fones não estão inclusos. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy?

Tela 

Fonte: Samsung

Todo smartphone possui suas vantagens e desvantagens, cabendo ao consumidor escolher o que considera mais relevante para o seu tipo de uso. No caso das especificações de tela, esse conflito é mais evidente, pois, se por um lado temos um display Super Amoled que proporciona ótima qualidade de contraste e nível de brilho de até 600 nits, além de taxa de atualização de 90 Hz, um diferencial para os gamers, a resolução das imagens exibidas é apenas HD+.

Em telas com dimensões menores como smartphones, a resolução HD+ não costuma ser um problema aos menos exigentes, mas se a prioridade é ter imagens melhores ao invés de maior fluidez, o Galaxy A22 pode deixar a desejar. 

Leia mais:

Desempenho 

As especificações relacionadas ao desempenho apontam para um bom smartphone intermediário que destaca-se pela capacidade de armazenamento com 128 GB e que pode ser expandido para até 1 TB via cartão microSD, além do processador Helio G80 presente também no Galaxy A32. O chip da Mediatek possui oito núcleos e atinge até 2,0 GHz de velocidade.  A memória RAM de 4G pode ser considerada o mínimo atualmente para aparelhos intermediários, suportando um bom uso multitarefa, mas a médio e longo prazo alguns engasgos serão inevitáveis. 

Câmeras

O conjunto de câmeras do Galaxy A22 é versátil, com boa variedade de lentes, mas não apresenta mudanças consideráveis em relação ao anterior Galaxy A21s. Na traseira temos uma lente principal de 48 MP com estabilização de imagem (OIS) que segundo a Samsung oferece melhores resultados também durante a noite. A segunda câmera é uma ultrawide de 8 MP  com ângulo de 123°, seguido por uma câmera macro de 2 MP que baseado em outra câmera com o mesmo tamanho de sensor é bom não criar muitas expectativas. Fecham o conjunto um sensor de profundidade também de 2 MP. 

Para selfies o aparelho conta com câmera principal de 13 MP e é capaz de gravar vídeos na resolução máxima Full HD a 30 quadros por segundo. 

Bateria

Já faz algum tempo que ter um aparelho com boa bateria deixou de ser algo complicado, já que a oferta de modelos com baterias duradouras é extensa e o Galaxy A22 é mais um deles com seus 5.000 mAh. O aparelho conta ainda com carregador de 15W que está incluso na caixa do produto, detalhe que é sempre bom salientar. 

Preço e principais concorrentes

O galaxy A22 chegou ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$1.899, mas quem acompanha com um pouco mais de atenção o preço dos smartphones Android, sabe que as principais varejistas realizam promoções para os modelos já no lançamento, tanto que o Galaxy A22 já figurou entre as promoções do Promobit por R$1.530. 

Entre os principais concorrentes do Galaxy A22 está o Moto G30, aparelho da Motorola também lançado em 2021 e que também possui bateria de 5.000 mAh e tela HD+ com 90 Hz, mas em um display IPS, porém conta com câmera principal superior de 64 MP.

Quer receber avisos sempre que aparecer Moto G30?

O Galaxy A22 é bom? 

Sim, o Galaxy A22 é bom e chega ao mercado com ficha técnica para bater de frente com os principais concorrentes da mesma faixa de preço, destacando-se pela tela rápida, bom espaço interno para o armazenamento de arquivos e apps e bateria com boa durabilidade. A escolha entre o modelo e o Moto g30 da Motorola ou galaxy A32 da própria Samsung fica relacionada ao preço de cada aparelho no momento da compra, mas observando os valores atuais do galaxy A22 que acabou de chegar às lojas, é provável que o aparelho esteja ainda mais barato em um futuro próximo. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smartphone e pode economizar ainda mais na compra do seu aparelho aproveitando o cupom Americanas ou cupom Ponto.

Veja também