Campanha Amazon APP Day
Promobit
Guias de Compra

Moto G22 é bom? Analisamos o aparelho da Motorola

Com design moderno e redução do preço desde seu lançamento, confira se o aparelho pode ser uma opção de compra interessante atualmente

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

17 de ago de 2023

0 comentários

Compartilhe:

O Moto G22 chegou ao mercado com processador mais básico do que seu antecessor, o Moto G20, e com o preço bastante salgado para um smartphone com configurações básicas. Mas atualmente já é possível encontrar o modelo com preço bastante acessível. Confira nossa análise para descobrir se o Moto G22 é bom e se a compra do aparelho vale a pena em 2023.

Aproveite que a Black Friday 2023 está se aproximando para comprar seu smartphone novo com preço reduzido. Acompanhe a cobertura do Promobit para não perder nenhuma oportunidade de garantir os produtos que já está de olho com os melhores descontos.

Compre agora o Moto G22 na Amazon

Design 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O design do Moto G22 inegavelmente diferencia-se de outros aparelhos da Motorola, com aspecto mais moderno e visual mais reto que o anterior. Na parte traseira, feita em plástico e com acabamento fosco, podemos encontrar as câmeras com uma disposição diferente do habitual. O módulo de câmeras possui as mesmas cores da traseira, mas com as bordas destacadas nas lentes, além da câmera principal e flash ocuparem a mesma moldura, enquanto lentes ultrawide e macro estão alinhadas verticalmente, com o sensor de profundidade à direita da câmera ultrawide.

Já na parte frontal o modelo apresenta design já bastante comum em modelos mais básicos de 2022, sem notch e com bordas finas, exceto pelo queixo saliente que destoa das demais laterais da tela. No lado direito do aparelho temos o botão de volume e botão físico que funciona como botão de energia e leitor de digitais, enquanto na parte inferior temos apenas a saída de áudio e a entrada USB-C. A parte superior está reservada para a entrada P2 de fones de ouvido. Um diferencial da Motorola que merece destaque é a inclusão do acessório, mesmo que simples, na caixa do aparelho, junto com uma capinha protetora.

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outra tendência dos aparelhos básicos para este ano também está presente no Moto G22; telas com tecnologia IPS, resolução HD, mas com taxa de atualização de 90 Hz. Se não encontramos por aqui o melhor dos mundos, ao menos a taxa de atualização de 90 Hz e display com 6,5 polegadas são agradáveis para quem joga no celular, enquanto a resolução de 1600 x 720 pixels não ofendem aos olhos mais exigentes. O nível de contraste também é bom, mas o brilho é um pouco fraco e pode trazer dificuldades para enxergar em ambientes ensolarados.

Desempenho

Apesar da tela com taxa de atualização mais rápida, o processador Mediatek G37 não possui tanto fôlego para games mais exigentes, logo o aparelho não será capaz de tirar o melhor proveito da tela rápida, podendo apresentar alguns engasgos durante os jogos. Em games mais leves o aparelho é capaz de desempenhar um bom papel. Vale destacar que o chip do Moto G22 é inferior em especificações ao Unisoc T700 do Moto G20.

No mais, o aparelho com 4GB de RAM e 128 GB de espaço interno, junto ao chip da Mediatek formam um conjunto de especificações condizente com a proposta de uso básico para o dia a dia. Também é possível expandir o armazenamento para até 1 TB via microSD, através da bandeja de chips que suporta o formato de cartão, além de até 2 chips. Se você é o tipo de pessoa que guarda muitas fotos e vídeos, saiba se vale a pena usar MicroSD para expandir a memória do celular.

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Formado por 4 lentes na traseira, a lente principal é de 50 MP é a que entrega melhores resultados em fotos em vídeos, embora a qualidade de gravação fique limitada ao Full HD. As demais lentes são uma ultrawide de 8 MP com ângulo de 118° e a famigerada lente macro com apenas 2 MP e que normalmente não é capaz de fazer bons registros, enquanto a quarta lente do módulo é um sensor de profundidade para auxiliar no modo retrato.

Assim como a câmera principal, a lente frontal também faz gravação em Full HD a 30 quadros por segundo, sendo um sensor de 16MP, dentro da média para a faixa de preço e que registra boas selfies em condições favoráveis de luz.

Bateria

Com 5.000 mAh de bateria, o Moto G22 manteve o mesmo patamar da geração anterior, sendo capaz de proporcionar uma boa autonomia energética, chegando facilmente ao final do dia com bateria nas mãos de usuários menos intensos. O aparelho possui suporte a carregamento rápido de 20w que, se não é dos mais potentes, ao menos o carregador já está incluso na caixa.

Preço e principais concorrentes

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Atualmente é possível encontrar o Moto G22 facilmente por cerca de R$1.100 e aqui no Promobit o modelo já apareceu custando R$857. Na mesma faixa de preço, dentro da própria Motorola, temos o Moto G41 com tela, processador e câmeras melhores e até mesmo o Moto G52, que mesmo custando pouca coisa a mais, também tem desempenho superior. Já na Samsung, o Galaxy M14 pode ser uma opção com configurações bastante parecidas e câmeras ligeiramente inferiores. Outro bom aparelho dentro do portifólio da Motorola é o Moto G23, versão mais recente e que destaca-se por sua

Compre agora o Moto G23 na Amazon

Compre agora o Galaxy M14 na Amazon

Moto G22 é bom?

Mesmo com o downgrade em relação ao seu antecessor, o Moto G22 é bom nessa faixa de preço dos mil e cem reais, o que o torna condizente com a proposta de ser um celular de entrada eficiente. O smartphone consegue satisfazer os consumidores que precisam de um celular para as tarefas mais básicas do cotidiano e não querem investir em modelos mais caros. Como não houve grandes evoluções entre o Moto G22 e o mais recente Moto G23, vale a pena optar pelo modelo com menor preço. E fique de olho, pois é possível que o Moto G22 tenha o preço ainda mais reduzido durante a Black Friday 2023.

Moto G22 – Ficha técnica

TelaIPS LCD, 6.5”, HD+ 90Hz
ProcessadorHelio G37 
RAM4GB
Armazenamento128 GB
Câmeras traseiras50 MP: wide
8 MP: ultrawide
02 MP: macro
02 MP: principal
Câmera frontal16 MP
Bateria5.000 mAh, carregador de 20w incluso
Dimensões e peso163.95 x 74.94 x 8.49 mm | 186g 

Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de fone de ouvido para ouvir suas músicas com mais qualidade. Para economizar ainda mais aproveite o cupom Amazon ou cupom Americanas.