Promobit
Guias de Compra

Fone de ouvido intra-auricular ou auricular: qual a melhor opção?

Em um olhar mais desatento é possível confundir os dois tipos de fone de ouvido, mas eles oferecem resultados diferentes.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

26 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Existem muitos tipos de fones de ouvido, os supra-auriculares, os circumaural e os dois tipos de fones que são menores e mais comuns de encontrar: o fone intra-auricular e o auricular. Por possuir formato parecido e acompanharem produtos eletrônicos como smartphones, muita gente confunde os dois modelos. Saiba a diferença entre eles e quais as vantagens e desvantagens de cada um. 

Fone Auricular

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Xiaomi Mi Air Dot 2S

Os fones auriculares são aqueles que encaixam-se na parte externa dos ouvidos, mas sem entrar no canal auditivo e isolar o ouvido dos sons externos. Também conhecido como earbuds, esse tipo de fone popularizou-se por ser o primeiro tipo de fone a vir de fábrica junto com aparelhos eletrônicos, mas sua presença é cada vez menor no mercado após a maior adesão dos fones intra-auriculares. 

Os modelos de fone auriculares com fio são os mais comuns, porém existem fones auriculares bluetooth, como o Xiaomi Mi Air Dot 2S e o Microsoft surface. Em termos de mobilidade e tamanho, fones auriculares e intra-auriculares são praticamente iguais, sendo a qualidade sonora um diferencial, já que os fones auriculares não são capazes de isolar o canal auditivo, fazendo com que ruídos externos também sejam escutados pelo usuário. 

Fone intra-auricular

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Sony WF-XB700

O fone de ouvido intra-auricular é aquele que possui em sua extremidade uma peça de silicone que encaixa-se ao ouvido e oferece melhor isolamento de ruídos externos. Além de evitar que barulhos ao redor do ouvinte misturem-se ao que os fones estão reproduzindo, os intra auriculares são capazes de oferecer mais camadas sonoras, como graves de melhor qualidade. 

Atualmente a maioria do celulares que ainda possuem fones de ouvido que vêm na caixa de fábrica (sim, muitos celulares não possuem fones na caixa) são no formato Intra-auricular. Os intra-auriculares, chamados também de in-ear, são opções acessíveis e eficientes para ambientes barulhentos como locais de trabalho, devido a sua característica de isolamento de ruído.

Fone de ouvido intra-auricular ou auricular: existe um melhor? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Observando apenas a qualidade sonora que cada um deles pode oferecer, em média o fone intra-auricular proporciona sons melhores com maior sensação de espacialidade e mais camadas sonoras, mas isso pode variar de acordo com a qualidade de cada modelo. Por outro lado, os fones auriculares são recomendados para quem não gosta de desconectar-se do mundo enquanto escuta música, seja em deslocamentos ou atividades físicas. 

É comum ouvir queixas de alguns usuários que não gostam da sensação de isolamento de ruído causado pelos fones intra-auriculares ou que sentem até algum tipo de pressão dentro da cabeça durante o uso. Já outros consumidores priorizam a qualidade sonora que encontram nesse tipo de fone. A tendência é que os intra-auriculares continuem a ter uma presença maior no mercado, mas escolha entre o melhor tipo de fone depende do que você procura em um fone de ouvido. 


As melhores promoções de fone de ouvido estão no Promobit. Opções para praticar atividades físicas ou relaxar e ouvir suas músicas favoritas podem ficar ainda mais baratas aproveitando o cupom Kabum ou o cupom Submarino.