Promobit
Promobit Explica

Entenda o que é o 4.5G e o 5G

As tecnologias de redes móveis estão se desenvolvem e os modelos 4.5G e 5G prometem ser o futuro do mercado

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

19 de fev de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Smartphones cada vez mais potentes, internet cada vez mais rápida e acesso móvel cada vez melhor e com maior cobertura. É isso que parece prometer o futuro das telecomunicações no Brasil e no mundo e no centro disso tudo estão os chamados 4.5G e 5G.

Mas não são todos os modelos de celular, todas as regiões e nem mesmo todas as operadoras que já estão convivendo com o serviço, o que pode deixar os usuários confusos na hora de saber como se beneficiar dessas tecnologias.

Acompanhe o nosso guia para aprender mais sobre cada uma dessas redes móveis e aproveitar seus benefícios.

3g 4g 5g

O que é o 4.5G?

A rede 4.5G, também chamada de 4G+, é uma atualização do tipo de rede 4G, trazendo uma capacidade de transmissão de dados maior, o que aumenta a velocidade de navegação na internet feita pelo celular. Essa nova velocidade pode atingir picos de até 300 Mbps, enquanto a 4G padrão chega a uma média de 100Mbps.

A Claro já levou a tecnologia para mais de 140 cidades no final do ano passado e a Vivo também passou a oferecer o serviço. Mas é importante entender que o 4.5G não é uma nova tecnologia, mas apenas um avanço de uma tecnologia já existente na área de informática e telecomunicações.

A rede 4G e 4.5G funcionam praticamente do mesmo modo. A redes móveis oferecidas para a internet funcionam transmitindo seus sinais por meio de frequências de rádio. Cada tipo de geração da tecnologia (2G, 3G, 4G etc) utiliza uma faixa de sinal diferente. Tanto a 4G quanto a 4.5G utilizam as faixas de 2600 Mhz e 1800 Mhz, com uma tecnologia chamada LTE Advanced, com a diferença de que a 4.5G utiliza também a faixa 700 MHz em locais em que esta faixa não é mais utilizada pela TV analógica, o que permite que até mesmo ligações telefônicas sejam feitas em 4G.

O que é o 5G?

O 5G, a quinta geração de internet móvel, é uma nova tecnologia que faz com que a velocidade de internet acessada pelos celulares seja ainda mais rápida, ao contrário do 4.5G, que é o desenvolvimento de uma tecnologia que já é utilizada no 4G.

5g rede

A estimativa dos especialistas é que a tecnologia substitua o 4G nos próximos dez anos, mas é importante lembrar que isso pode levar mais tempo, já que, para realizar a troca, é necessária uma nova arquitetura de rede, novos cabeamentos, legislações etc.

Um dos problemas para implementação do 5G é que ele precisará de frequências de rádio maiores, algo em torno de 6GHz, o que aumenta a velocidade de conexão, mas funciona melhor em curtas distâncias. Transmitir esse sinal por distâncias maiores ainda é um obstáculo para a tecnologia.

Como posso utilizar esses serviços?

Na hora de aproveitar um celular em promoção, a primeira coisa a se fazer é checar em quais tipos de rede ele funciona, além de pesquisar quais delas estão disponíveis na sua cidade. Afinal, pouco vai adiantar investir em um modelo de smartphone com 4.5G se essa cobertura ainda não é oferecida pela sua operadora.

O 5G ainda não está disponível no Brasil, mas é possível saber se sua cidade oferece a cobertura 4.5G, a depender de sua operadora. A Claro, por exemplo, possui um site em que mostra todas as cidades que receberam a cobertura.


Ficou com alguma dúvida? Faltou alguma informação? Converse conosco nos comentários!