Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Como funciona a ligação por 4G?

O VoLTE é o novo serviço da TIM que permite que o usuário realize ligações utilizando a rede 4G no Brasil

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

22 de jan de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Desde o início deste mês, a operadora TIM disponibilizou aos clientes de 190 cidades de São Paulo a possibilidade de realizar ligações de alta qualidade utilizando a rede móvel de dados 4G ao invés de serem realizadas por rede 2G ou 3G. O serviço, chamado VoLTE (voice over LTE, da sigla em inglês) já está disponível para mais de 1200 municípios no país.

O serviço segue a tendência dos consumidores de realizar cada vez mais ligações pela internet, utilizando aplicativos como o WhatsApp e não precisando pagar à parte pelas ligações realizadas. Segundo a assessoria da TIM, a qualidade das ligações realizadas pelo VoLTE têm melhor eficiência e qualidade do que as ligações padrão, apresentando alta definição de voz e ausência de ruídos, além de serem mais rápidas.

“Além dos investimentos para ampliar nossa cobertura 4G, temos trabalhado para agregar ainda mais funcionalidades à rede, buscando melhorar continuamente a experiência dos nossos clientes. O VoLTE é um grande exemplo disso. A tecnologia permite chamadas de voz em alta definição, aliadas à redução do consumo de bateria e do tempo de espera para a conexão ser estabelecida. É um diferencial importante na nossa estratégia e reforça nosso posicionamento de inovação e nossa atitude protagonista”, afirma Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil.

A Vivo também está realizando testes para disponibilizar o VoLTE para seus clientes. Atualmente o serviço funciona em Rio Verde (GO) e Brasília (DF).

ligacao smartphone

Quem pode usar o VoLTE?

A tecnologia está hoje disponível para vários clientes no Brasil, em algumas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco e outras. Mas não basta morar em uma dessas cidades, é preciso também garantir que o seu modelo de celular seja compatível com a tecnologia.

A TIM garante que todos os modelos de celular vendidos em seu catálogo são compatíveis com o VoLTE e você ainda pode conferir a lista completa de cobertura no site oficial da empresa.

A boa notícia é que realizar essas chamadas em HD não resulta em nenhum tipo de cobrança extra para o cliente, que continuará pagando o acordado em seu pacote.

Como o VoLTE funciona?

Atualmente, as ligações de telefone móveis são feitas utilizando as redes 2G e 3G, que utilizam as faixas de sinal de 1.800 e 2.600 MHz para funcionar. Agora, no entanto, diversas cidades estão recebendo a faixa de 700 MHz do 4G, que permite maior estabilidade e maior cobertura por antena.

Mesmo que o se celular suporte a navegação 4G na internet, sem o VoLTE, na hora de realizar ou receber uma ligação, ele automaticamente migra para uma frequência 2G ou 3G, por ser incapaz de se manter na 4G. Essa era a forma utilizada pelas operadoras para tornar as ligações mais estáveis e evitar quedas.

É importante lembrar também que realizar uma “ligação em HD” não gasta os dados da sua franquia da internet e, segundo as operados, a qualidade ainda é superior a se realizar uma ligação por WhatsApp ou Skype, pois estes aplicativos compartilham o tráfego com outros serviços de dados.

Como faço para usar o VoLTE?

Se você está em uma cidade com a cobertura VoLTE oferecida por alguma operadora e tenha um celular compatível, siga os seguintes passos para desbloquear a qualidade HD:

Android:

Abra o aplicativo de chamadas e digite *#*#4636#*#*

Clique em Informações do Telefone e em seguida escolha a opção Ativar sinalizador provisionado VoLTE e reinicie o celular.

Se você não encontrar essa opção, é possível que o seu smartphone não ofereça suporte para a tecnologia.

iPhone

Se o seu aparelho é um modelo de iPhone SE ou superior, siga os passos abaixo:

Clique em Ajustes > Celular > Opções de dados celulares > Ativar LTE e reinicie o celular.