Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Qual é a diferença entre HQ, graphic novel e mangá?

Diferença entre HQ, graphic novel e mangá tem a ver com forma de publicação, estilo e tamanho da história. Saiba mais sobre isso no artigo.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

16 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

É muito provável que você tenha em casa alguma HQ, graphic novel ou mangá, mesmo que não saiba a diferença exata entre esses tipos de publicação. Afinal, você já deve ter lido algum quadrinho da Turma da Mônica, Mafalda ou das gigantes Marvel e DC com seus super-heróis e super-heroínas surpreendentes. Mas, se quiser entender as particularidades de cada um desses quadrinhos, é só acompanhar o artigo. 

HQ – História em Quadrinho  

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Onomatopeias que podem estar presentes em histórias em quadrinhos

HQ é a sigla para História em Quadrinho, que nada mais é do que uma história sequencial contada por meio de balões de fala e imagens, ilustrações ou desenhos, que podem ocupar quadrados pequenos ou até páginas inteiras. Geralmente, são vendidas em bancas de jornal e possuem várias continuações, que são publicadas e lançadas ao longo dos anos, em uma periodicidade determinada, como uma vez por semana, quinzenalmente ou mensalmente. 

Também chamadas de gibis ou comic books (em inglês), algumas histórias em quadrinhos muito conhecidas são as da Marvel, DC, Turma da Mònica, Snoopy, entre outras. Antigamente, qualquer história em quadrinho era publicada somente em jornais, mas ao longo do tempo, elas ganharam revistas próprias e então viraram as conhecidas histórias em quadrinhos de hoje. 

Graphic Novel 

Já o termo Graphic Novel pode ser traduzido diretamente para romance gráfico e, na maioria das vezes, terá uma quantidade de páginas maior do que a de uma HQ. Além disso, como o nome sugere, a parte gráfica é muito valorizada e as páginas são melhores, mais grossas e bem feitas. Se a graphic novel tiver cores, elas vão ser bem vivas. 

Além disso, os romances vão ter lombadas maiores (algo que não acontece nos quadrinhos) e podem ser de capa dura. Alguns exemplos que podemos citar são as graphic novels Maus, de Art Spiegelman; Nimona, de Noelle Stevenson; Persépolis, de Marjane Satrapi e Batman, a Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland.   

Mangá 

diferença entre hq graphic novel e mangá
Expressões e traços parecidos com o que podemos ver em mangás, principalmente quanto ao estilo da personagem

E para entender com propriedade a diferença entre HQ, graphic novel e mangá, falemos então dos queridinhos quadrinhos produzidos no Japão. Eles são, em sua maioria, feitos em preto e branco e devem ser lidos no modo oriental, isto é, da direita para a esquerda, como se você estivesse começando um quadrinho pelo final. 

Outra característica deste tipo de publicação é a segmentação muito forte: os mangás Shounen são direcionados ao público adolescente masculino; os Shoujo, ao público adolescente feminino (o que compreende a idade entre 12 e 18 anos). Além dessas, também existem outras segmentações mais específicas, divididas por idade. 

Os mangás, geralmente, também são histórias extremamente complexas, com diversos arcos, que se fecham dentro de uma história maior. Por isso, as coleções de mangás são enormes e também publicadas de tempos em tempos. Nos mangás, o desenvolvimento dos personagens e a questão sentimental é levada muito a sério. Contudo, ainda assim é possível encontrar mangás em volume único por aí, como Vitamin, da mangaká Keiko Suenobu. 


Aproveite nossas promoções de HQ e promoções de mangá para comprar títulos com desconto! Com um cupom Americanas ou cupom Amazon você economiza ainda mais!