Campanha Amazon APP Day
Promobit
Artigos

Action Figures: por que tão legais e tão caras?

Se você também queria uma prateleira enfeitada com action figures dos seus personagens favoritos, mas acha o preço muito caro, saiba: você não está só.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

21 de jan de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Se tem uma coisa que todo apaixonado pela cultura geek ama e morre de vontade de ter em casa são action figures de seus personagens favoritos. E se você já passou por uma loja de brinquedos e perdeu alguns minutinhos olhando bonecos e pensou “ah, se eu tivesse um desses nunca tiraria da caixa”, com certeza também já passou pela sua cabeça a seguinte pergunta: por que action figures são tão caras?

Quer entender um pouco mais sobre o universo dos “hominhos” e por que é preciso desembolsar quantias altas para ter um enfeitando sua mesa? Então continue com a gente.

“Hominho” não, Action Figure!

Ainda que as action figures não tenham sido criadas com foco nos adultos, com o passar dos anos tornou-se cada vez mais comum ter esses “brinquedos” como parte de uma coleção em vez de servir ao seu propósito inicial, brincar de boneco.

Desde o lançamento dos primeiros G.I Joe, em 1964, pela Hasbro, a venda de action figures atingiu em cheio um público que não era o esperado: os fãs adultos de filmes e quadrinhos de super herois. Quem também gostava de filmes e desenhos animados, comprava suas action figures com o propósito exclusivo de tê-las como itens de colecionador.

Hoje o mercado é muito mais segmentado nesse sentido e você pode perceber logo de cara quando um boneco é para criança ou para adulto. Aliás, alguns podem bater na tecla de que bonecos e action figures são coisas distintas, mas, cá entre nós: é a mesma coisa, quer dizer, quase a mesma coisa. Ambos são bonecos, mas existem algumas diferenças como riqueza de detalhes, acabamento e preço.

Afinal, qual a diferença entre boneco e action figures?

Vamos pegar como exemplo esse boneco clássico do Darth Vader que, se você já passeou no shopping e entrou numa loja de brinquedos, já deve ter visto um. Podemos dizer que é uma action figure, afinal é articulado.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A primeira vista não há nada de errado, é um boneco como outro qualquer, que geralmente só movimenta os braços, pernas e cabeça em sentido rotatório. Essas peçass (pernas, braços e cabeça) são fixadas no tronco do sith sem muito segredo, logo, não existe muito movimento.

Já quando alguém fala em “action figure”, talvez ela não esteja se referindo a esse boneco genérico, mas a outro tipo de produto. Como essa action figure, também do Darth Vader:

action figures

É possível notar que, tanto o acabamento, material e riqueza em detalhes de uma action figure de respeito é incomparavelmente superior a um boneco qualquer. As action figures mais caras noramalmente tem um alto nível de realismo, como a capa e demais texturas, enquanto bonecos normais não precisam ter toda essa riqueza de detalhes, já que são feitos para participar das aventuras das suas crianças junto com um Homem-Aranha ou uma Elza.

As diferenças saltam aos olhos e, ninguém em sã consciência, colocaria um boneco desses nas mãos de uma criança, não só pelo risco dela poder danificar alguma peça, mas exatamente porque a action figure pode conter peças que são inadequadas para crianças abaixo de uma determinada idade. Como, por exemplo, esse Luke Skywalker:

action figures
Uma action figure de respeito vem com diferentes acessórios para você escolher a melhor pose.

Isso porque a criança pode acabar colocando uma mão, cabeça ou sabre de luz na boca e aí já viu… vai ter que correr para o hospital se não quiser ter que trocar a mão engolida por uma prótese robótica (hã, hã?).

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mas por que tão caro?

Como as action figures que queremos ter em nossas casas não são como essas abaixo (embora eu teria, sem problemas, o Mace Windu ao centro), as figuras de ação mais interessantes e com acabamento impecável tendem a custar os olhos da cara.

action figures

Não apenas por serem feitas em outros materiais além de plástico ou PVC, como tecido e até cabelo artificial, mas também por ser um item decorativo que é feito para ser exposto, como uma verdadeira réplica reduzida daquele personagem.

É possível encontrar modelos bem feitos e que seriam itens facilmente colecionáveis a partir de R$ 100. Já os mais detalhados podem passar tranquilamente a faixa dos R$ 1.000. Outro ponto que torna uma action figure um item caro é a importação. Se não foi feito em terras nacionais, pode ter certeza que o preço será mais alto que do boneco encontrado no shopping.

Também existem estatuetas e bustos, mas podem ser feitas em outros materiais além do PVC, como resina, bronze, ferro e outros metais. A principal diferença é que as estatuetas são fixas, já as action figures podem ficar na sua prateleira em posições mais dinâmicas.


E aí, já sabe quais action figures teria enfeitando sua casa? Se você também é apaixonado por jogos, não deixe de conferir as ofertas de games aqui no Promobit para pagar menos. Se encontrar algo interessante, não esqueça de colocar na sua Lista de Desejos!