Take a fresh look at your lifestyle.

Dicas para usar fones de ouvido sem prejudicar a audição

Se não usado corretamente, aparelho pode impactar na saúde auditiva; confira sugestões de uso para evitar esse problema

Os fones de ouvido, que já eram companheiros na vida de muita gente e o uso só aumentou por conta do home office, já que muitas pessoas utilizam o aparelho para reuniões ou mesmo para ouvir música, especialmente quando se mora com outras pessoas. Porém, no momento de usar fones de ouvido é necessário observar o volume do fone para que ele não prejudique sua audição.

Quer receber avisos sempre que aparecer fone de ouvido em promoção?

De acordo com estudo publicado em 2015 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,1 bilhão de adolescentes e jovens adultos podem sofrer uma perda considerável na audição. Ainda de acordo com o estudo (em inglês), esse cálculo é feito também pela exposição  das pessoas a locais onde o som alto é padrão, como baladas, bares e eventos esportivos. Mas o uso de fones de ouvido pode tranquilamente ser incluído nessa conta.

Como o fone de ouvido prejudica a audição?

A cóclea é a estrutura localizada no nosso ouvido responsável pela função de nos fazer ouvir os sons que estão no nosso ambiente. Dentre as diversas estruturas que ajudam a cóclea a fazer o seu trabalho estão as células ciliadas, que de forma simples absorvem os sons (agudos e graves), os transformam em  ondas elétricas e as levam para o cérebro no formato que ele reconhece como som.

Estima-se que um ser humano normal tenha entre 15 mil e 18 mil células ciliadas, um número bem impressionante quando a gente pensa no tamanho de um ouvido. Mas acontece que elas são bem delicadas e, ao serem expostas a volumes altos, são destruídas sem possibilidade de regeneração.

Daí a conta é simples: quanto menor o número de células, menor a variação de som

que elas conseguem captar. 

Apesar de essas perdas serem mais tangíveis nos casos de pessoas que ficam próximas a explosões ou tiroteios, o mesmo processo acontece ao ser exposto a ambientes com música muito alta: a diferença é que esse processo demora mais. Porém, caso nada seja feito, o resultado é o mesmo no longo prazo.

Leia mais: 

O que pode ser feito para preservar a audição?

Existem algumas dicas simples que podem ser adotadas para preservar sua saúde auditiva;

O recomendado é utilizar fones de ouvido por, no máximo, 8 horas por dia e na altura máxima de 80 decibéis. Existem apps gratuitos nas lojas de aplicativos que fazem esse cálculo, mas na dúvida, deixar os fones com o volume menos do que 50 já reduz de forma significativa os danos;

Caso vá a shows ou jogos, uma dica válida é usar um fone de ouvido com o som desligado para diminuir o barulho absorvido do ambiente;

Dê preferências a fones que ficam externos à orelha (que não sejam intra-auriculares/ In-ear), para diminuir as chances de danos auditivos. Independente do modelo, higienize o aparelho de tempos em tempos para evitar a criação de bactérias;

Outra dica importante, porém não diretamente relacionada com os fones, é não utilizar as hastes flexíveis (mais conhecidas como cotonetes) dentro do canal do ouvido. O certo é utilizá-las apenas na parte externa;

Por último, ao usar fones de ouvido, fique atento caso experimente sensações como  zumbidos, ouvidos entupidos ou diminuição da audição. Na dúvida, consulte um médico otorrinolaringologista. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de fone de ouvido e pode economizar ainda mais aproveitando algum cupom de desconto e principalmente durante a Black Friday que está chegando.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:
Alertas Webpush

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!