Promobit
Notícias

Correios vão abrir centro de triagem em São Paulo

Estatal planeja abrir novo centro de triagem para desafogar demanda do centro de Curitiba e agilizar entrega de compras internacionais.

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

27 de abr de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Se você fez compras em sites do exterior recentemente, sejam eles da China ou de qualquer outro país, sabe que o prazo para entrega tem sido cada vez maior. Encomendas que antes demoravam 15 dias para serem entregues, agora levam até cinco meses para chegar ao destino final, e os Correios sabem disso.

O presidente dos Correios, Carlos Roberto Fortner, deu entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo, onde falou sobre a demora da liberação de encomendas e sobre a possibilidade de abertura de um novo centro de tratamento internacional. A ideia é que a nova unidade e a que já existe em Curitiba operem simultaneamente, o que desafogaria o processo de triagem da Receita Federal e diminuiria muito o tempo necessário para que as compras internacionais cheguem até nossas casas.

centro triagem correios

A maior parte das compras internacionais chegam de avião no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e de lá são transportadas para a Unidade de Tratamento Internacional em Curitiba. Lá cada encomenda passa por uma triagem feita pela Receita Federal, que passa cada produto pelo raio-x e aplica taxas de importação naqueles com valor superior a US$ 50.

Os Correios pretendem abrir um novo centro de triagem e distribuição em São Paulo, próximo ao Aeroporto de Guarulhos, onde as encomendas são inicialmente recebidas. Segundo Fortner, com a nova unidade de tratamento, as encomendas internacionais — ao menos aquelas que tenham São Paulo como destino final — não seriam mais enviadas para Curitiba e passariam por triagem e liberação pouco tempo depois de chegarem ao país.

Pacotes Correios

300 mil pacotes chegam à Unidade Internacional em Curitiba todos os dias e devem ser analisados um a um. Após isso, eles são preparados para o transporte e enviados ao estado do comprador, onde a distribuição é feita. A grande maioria das compras internacionais tem como destino final o estado de São Paulo.

Com o novo centro de triagem e distribuição, os Correios esperam aliviar o trabalho de desembaraço aduaneiro da Receita Federal em Curitiba e diminuir o tempo gasto transportando os pacotes entre São Paulo e Paraná. Segundo Fortner, a estatal já está em estágio avançado nas negociações para aluguel de um imóvel onde funcionaria a nova Unidade de Tratamento, mas ainda não há prazo para isso acontecer.


A principal origem das encomendas internacionais que chegam ao Brasil são sites chineses, como Gearbest e Aliexpress. Segundo a ABComm, a grande maioria são roupas, eletrônicos e acessórios para celular.

Você comprou recentemente em uma loja do tipo? Qual o status da sua encomenda?