Take a fresh look at your lifestyle.

Cordas: qual a diferença entre violão de nylon e de aço?

Saber a diferença entre violão de nylon e de aço vai te ajudar a escolher um instrumento voltado ao tipo de música que você quer tocar e a saber o que praticar.

Se você já deu uma pesquisada sobre como escolher violão para comprar, já deve saber que existem os violões com cordas de nylon e com cordas de aço. Saber quais são os usos para cada um deles é essencial para que você compre o instrumento certo de acordo com o estilo musical que você quer tocar e com as habilidades que quer praticar. Por isso, neste artigo vamos explicar a diferença entre violão de nylon e de aço. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Violão em promoção?

Violão de nylon: como é a corda e estilos musicais indicados

As cordas de nylon são naturalmente mais macias do que as de aço. Elas também são mais flexíveis e mais leves, por isso são recomendadas para quem está começando a praticar no violão. O som que elas ajudam a produzir é naturalmente mais baixo, além do timbre ser delicado e suave. 

Esse tipo de corda também é o ideal para quem pretende tocar MPB, bossa-nova e samba, além de ser ótima para música clássica. Ela também é a mais indicada para a prática de dedilhado (quando você toca com os dedos as cordas do violão). 

Leia também: 

Violão de aço: como é a corda e estilos musicais indicados 

Já as cordas de aço são mais duras e “difíceis” de tocar do que as de nylon e justamente por isso são utilizadas por quem já é mais experiente. Elas ajudam a emitir um som mais intenso e o timbre é mais puxado para o vibrante ou estridente. Além disso, para tocar as cordas de aço, geralmente são usadas as palhetas, que garantem mais qualidade ao som. Quem toca rock, pop, música sertaneja e gospel costuma utilizar violões com cordas desse tipo. 

Conclusão: qual a diferença entre violão de nylon e de aço?

Como você pôde perceber, a diferença entre o violão de nylon e de aço não está somente no material das cordas, mas sim também no estilo de música que você vai tocar. O seu desenvolvimento com o instrumento também vai dizer se você deve comprar cordas de nylon ou de aço, mas isso não é uma regra. Você ainda pode escolher uma com a qual se adapta melhor. 


Quem aproveita as promoções de instrumentos musicais pelo Promobit paga mais barato. Use um cupom Americanas ou cupom Submarino para o preço cair ainda mais!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:
Alertas Webpush

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!