Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Guia de compra: como escolher violão para comprar?

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

18 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Se você está pensando em comprar um violão para treinar suas músicas preferidas ou mesmo identificar um hobby novo, mas não sabe por onde começar, esse artigo é para você. A seguir, reunimos algumas dicas práticas sobre como escolher violão e não errar. Elas vão desde você mapear o seu objetivo até saber o preço que você quer ou pode pagar pelo instrumento. 

Considere o seu objetivo 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro passo sobre como escolher violão sem errar é saber o seu objetivo com ele. Você vai comprar porque quer se especializar e levar isso profissionalmente ou é por hobby, para treinar, por exemplo, aos fins de semana? Saber isso é muito importante, porque vai dizer também qual marca você deverá escolher e quanto dinheiro vai ter que dispor, pois é claro que para algo profissional será necessário mais investimento. 

Conheça as marcas de violão

Falando em marcas, você vai precisar conhecer um pouco delas para escolher o vilão de acordo com o seu objetivo. Gibson e Fender são marcas premium e bem caras, por isso você deve pensar muito em investir em algo do tipo. Já se quiser algo com bastante qualidade, mas pagando um pouco menos, pode escolher instrumentos Epiphone (segunda linha da Gibson), Takamini e Yamaha. 

Se você for iniciante e ainda estiver em dúvida sobre aprender a tocar violão e se vai querer mesmo seguir com a atividade, pode optar por instrumentos das marcas Giannini, Tagima e Di Giorgio. Esses são violões mais baratos do que os das marcas que citamos anteriormente, mas não recomendados para uso profissional. 

Escolha o tipo de corpo do violão 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
À esquerda vemos o violão folk; ao centro, o violão jumbo e à direita, o clássico | Imagem: Freepik

Na hora de escolher violão para comprar, você pode escolher entre o violão clássico (eles têm corda de nylon e timbre aveludado e são recomendados para iniciantes por serem mais leves e macios; além disso, eles são usados principalmente por quem vai tocar MPB, samba e bossa-nova); o violão folk (tem cordas de aço e corpo maior, o que proporciona um timbre encorpado e mais metalizado, além da sonoridade estridente; ele é usado principalmente para tocar música sertaneja, pop, rock e gospel); e por fim, pode escolher pelo violão jumbo, de corpo parecido com o modelo clássico, mas mais arredondado longe do braço e mais estreito perto dele (ele tem cordas de aço e entrega um som mais grave e denso). 

Corda de nylon ou de aço?

Você deve ter percebido que escolher entre corda de nylon ou de aço vai depender do estilo de música que você quer tocar e também do corpo do violão. Mas não é só isso: as cordas de nylon são mais macias e recomendadas para treinar a posição dos acordes e fazer dedilhados; já as cordas de aço são mais firmes e melhores para usar com a palheta. 

Violão acústico, elétrico ou eletro acústico?

Escolher entre esses tipos de violões vai dizer como vai funcionar a propagação do som que sairá do instrumento e da música que você estiver tocando. O violão acústico é aquele que não tem entrada para cabos e o som sai da repercussão que o corpo dele (a caixa) permite; já o violão elétrico é aquele pensado para funcionar conectado a amplificadores e em sua forma natural produz um som muito baixo; por fim, o violão eletro acústico foi feito para as duas necessidades: funciona tanto na forma elétrica como sem cabos. 


Agora que você já sabe como escolher violão para comprar um, aproveite nossas promoções de instrumentos musicais e use um cupom Submarino ou cupom Americanas para pagar mais barato!