Conheça as grandes mulheres do varejo brasileiro
Conheça as mulheres que assumem cargos de liderança em empresas brasileiras.
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Dia 8 de março é o Dia da Mulher e, para homenageá-las e para mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser, trouxemos uma lista com as grandes mulheres do varejo brasileiro, que estão liderando empresas e criando cases de sucesso.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano pela Consultoria Mckinsey afirma que ter uma mulher em um cargo de liderança aumenta as chances da empresa ter um desempenho financeiro acima da média em 21%.
Mesmo assim, apenas 7,7% das empresas brasileiras possuem mulheres em cargos do seu corpo executivo e apenas 4% em cargos de diretoria.
Conheça algumas das brasileiras que estão abrindo espaço para mudar esse cenário no Brasil.
Luiza Helena Trajano, Presidente do conselho da Magazine Luiza
Luiza Trajano começou trabalhando como balconista nos anos 1950 na loja Magazine Luiza, que pertencia a seus tios e na época era uma única loja na cidade de Franca, no interior de São Paulo. O nome foi uma homenagem à tia, Luiza Trajano Donato.
Após se formar em Direito e Administração de Empresas pela Faculdade de Direito de Franca, em 1972, Luiza Trajano ocupou diversos cargos dentro da empresa, tendo a chance de conhecer de perto os diversos setores e departamentos que faziam parte da loja.
Na década de 1980, a então rede de lojas Magazine Luiza começou a implementar o sistema de computação para controle de vendas e estoque. Pouco depois disso, em 1991, Luiza Trajano Donato decidiu que Luiza Helena estava pronta para assumir o comando da empresa, chegando a se tornar presidente chefe da rede em 2008.
Uma das grandes inovações trazidas por Luiza Trajano foi o desenvolvimento da rede no espaço da internet, com as lojas virtuais. Atualmente, Trajano é presidente do conselho da rede e seu filho, Frederico Trajano, assumiu como CEO.
Rachel Maia, Diretora Geral da Pandora
Rachel Maia ingressou na joalheria dinamarquesa Pandora na época em que a marca possuía apenas duas lojas no Brasil. Sua missão era abrir uma terceira loja, no Shopping Ibirapuera, em São Paulo.
Antes disso, Rachel havia cursado Ciências Contábeis nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e trabalhado na 7-Eleven, além de ter investido um tempo para estudar inglês em Vancouver, no Canadá e assumido como CFO da Tiffany & Co no Brasil.
Ela trouxe então toda sua experiência para a Pandora, empresa em que trabalha desde 2010. Hoje, o mercado brasileiro é um dos principais da rede. Maia também luta pela maior representação de mulheres e negros em cargos executivos no Brasil.
Mia Stark, CEO da Gazit Brasil
A Gazit é uma empresa americana que administra e desenvolve Shopping Centers pelo mundo todo, sendo um dos principais líderes internacionais no seguimento imobiliário. Atualmente a companhia já possui cinco empreendimentos no Brasil, apesar de não ser muito conhecida no mercado. Mas se depender de Mia Stark, isso deve mudar logo.
Stark foi escolhida por Chaim Katzman, fundador da empresa, para aumentar o alcance da Pandora no Brasil, diretamente de Israel. A executiva já está a um ano e meio no país e conseguiu diversas vitórias por aqui.
Entre elas, Stark conseguiu avançar em 70% a compra do Extra do Itaim, local que deverá ser utilizada para a construção de um novo shopping center. Ela foi responsável também por fechar uma negociação com a família Zaffari, que levou uma das lojas de sua rede de supermercados para um shopping center da Gazit.
Andrea Alvares, Gerente de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Natura
Atual vice-presidente de marketing da Natura, Andrea Alvares trabalhou por 14 anos na PepsiCo, onde foi responsável por marcas como Lay’s, Ruffles e Doritos, e iniciou sua forte carreira como gerente de marca da Procter & Gamble.
Agora Alvares procura trazer discussões sobre diversidade e empoderamento feminino para a Natura e defende que as mulheres precisam acreditar no próprio potencial, ser curiosas e empáticas e se dar valor.
Flávia Bittencourt, Presidente da Sephora Brasil
Bittencourt assumiu a liderança da empresa no Brasil em 2013, depois de ter trabalhado nos setores financeiro e de telecomunicações – na Oi e nos bancos Nacional e Unibanco. Antes de ir para a Sephora, não teve qualquer experiência com o mercado de beleza, o que hoje considera uma vantagem, pois aprendeu tudo desde o básico.
Em poucos meses assumindo o cargo, iniciou um novo planejamento da Sephora no Brasil, após convercer o CEO mundial, Christopher de Lapuente: a ideia era investir em quiosques para atrair mais públicos, o que acabou sendo um sucesso. Tanto que o modelo de quiosques da marca passou a ser utilizado também em outros países.
Sob sua direção, a empresa também passou a investir em sua loja virtual no país, que só em 2016 arrecadou R$ 180 milhões.
Gostou da nossa lista? Esperamos que você também se sinta inspirada por essas grandes mulheres. E para economizar dinheiro para realizar seus sonhos, use os cupons de desconto Sephora sempre que precisar daquele item especial.