Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Como instalar o Chromecast na TV?

Procurando informações sobre como instalar o chromecast na Tv? Chegou ao lugar certo, confere este textinho para descobrir mais sobre como.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

19 de fev de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Para transformar aquela TV antiga em smart ou mesmo utilizar alguns serviços de streaming que não estão disponíveis no sistema da sua televisão, um Chromecast pode ser uma excelente saída, diante de suas vantagens e a praticidade de instalação. Mas como instalar o Chromecast na TV? Responderemos essa pergunta e talvez outras que você possa ter aqui neste texto. Vamos lá.

Antes de tudo, recomendações para instalar o Chromecast em sua TV

Chromecast como usar

Para controlar e configurar o Google Chromecast, você precisa ter instalado o aplicativo Google Home que está disponível para Android e iOS. Além desses dois itens, o aparelho e o app, a sua televisão necessita ter a entrada HDMI, pois o dispositivo se conecta via cabo apenas para esse tipo de entrada.

Agora com relação à conexão via internet é essencial ter wi-fi e você vai utilizar no Google Home um e-mail do Google. Fique atento às configurações mínimas de compatibilidade entre o dispositivo usado e a televisão para garantir que vai funcionar.

Os requisitos mínimos para conseguir instalar o app Google Home, em Android, é um sistema 4.4 ou superior. Já no iOS é o sistema 9.1 ou superior.

Quais são as diferenças entre os Chromecasts?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro Chromecast foi lançado em 2013 e permitiu espelhar a tela do smartphone Android na televisão, somando-se a isso, ainda possibilita exibir conteúdo de aplicativos compatíveis e vídeos até 1080p.

Já a segunda versão foi aprimorada e capaz de reproduzir vídeos de até 60 quadros por segundo, mas com uma qualidade até 720p. Outra melhoria foi a ampliação do alcance do sinal e a instalação mais prática.

Ao chegar o ano de 2018, o público viu chegar ao mercado a terceira geração do Chromecast que tem especificações bastante similares ao segundo, porém sendo mais barato e oferecendo uma qualidade de imagem em vídeos maior em 1080p.

Recentemente houve a estreia da quarta geração do Chromecast que traz grandes diferenças de seus antecessores, como reprodução de imagens e vídeos em 4k; além de suportar o sistema de áudio Dolby.

O que mais chama a atenção nesse novo produto é contar com o sistema operacional Android TV OS. Ou seja, ele é capaz de sozinho oferecer o conteúdo, tornando a versão mais completa que podemos ter da sua família.

Ele ainda não está disponível para compra diretamente no mercado brasileiro, mas pode ser importado. Inclusive já apareceu por aqui no Promobit custando R$ 365,40.

Qual o passo a passo para instalar o Chromecast em sua TV?

  • Primeiro é preciso conectar o chromecast à televisão pela entrada HDMI;
  • Depois é preciso ligar o chromecast pelo USB na televisão para sua alimentação de energia;
  • Agora é a hora do celular, garanta que ele está conectado à mesma wi-fi que a do Chromecast;
  • Entre no app do Google Home e abra a pasta do Chromecast;
  • Será necessário confirmar a qual conta do Google o dispositivo vai ser vinculado e, após esse processo, será exibido um código;
  • Essa senha vai ser utilizada para confirmar a conexão entre a TV e o aplicativo.

Após tudo isso, o chromecast deverá estar instalado e funcionando normalmente.


Aproveita que já conhece o chromecast e confere as ofertas de TVs. Pode conseguir aquele desconto, usando um cupom da Casas Bahia ou o cupom da Magazine Luiza.