Promobit
Guia de compras

Aparelhos para transformar a TV em smart: confira os melhores

Streaming já virou sinônimo de TV e para assistir suas séries e filmes na TV que não é smart selecionamos os melhores aparelhos.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

1 de fev de 2022

0 comentários

Compartilhe:

A TV da sua casa ainda dá um caldo quanto a qualidade da imagem, mas ou não possui sistema smart, ou até tem, só que de tão desatualizado é como se não tivesse? Então apresentamos algumas opções para dar um fôlego a sua companheira de tela plana. Confira uma seleção com os melhores aparelhos para transformar a TV em smart e parar de plugar o notebook na entrada HDMI da TV.

Como esses aparelhos fazem para deixar a TV Smart? 

Uma TV Smart nada mais é que um modelo com conexão a internet e com uma plataforma capaz de abrigar aplicativos para serem executados na TV com diferentes finalidades, streamings, jogos, apps de previsão do tempo e até painel de controle para outros dispositivos conectados à mesma rede. Entretanto, algumas TVs mais antigas não são capazes de se conectarem à internet ou suas plataformas estão tão desatualizadas ao ponto do uso ficar quase impraticável.

O que esses aparelhos fazem é conectar a TV a internet e, com exceção do Chromecast até a 3° geração, oferecer uma plataforma smart para personalizar e melhorar a experiência de uso ao assistir filmes, séries e jogos.

Box TV

A Box TV é um pequeno aparelho conectado a internet e a TV, funcionando como um pequeno computador que possui processador, memória RAM e armazenamento próprio, atuando como um centralizador e reprodutor de conteúdos de mídia de uma TV. Com Box Tv é possível baixar jogos, aplicativos de streaming e assinar serviços de TV via internet, como o Direct TV Go. 

Xiaomi Mi Box S

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Box TV da Xiaomi possui boa capacidade de processamento para abertura de aplicativos e navegação com fluidez graças aos processador de quatro núcleos com velocidade de até 2.0GHz. A caixinha é capaz de reproduzir conteúdos em resolução 4K com HDR e apresenta suporte a pesquisa por comandos de voz via Google Assistente, já que o sistema operacional do aparelho é o Android TV em sua versão 8.0.

MXQ Pro 4K 

Com a mesma proposta da caixinha da Xiaomi, a MQX Pro também é capaz de reproduzir conteúdos em 4K e conta com boa capacidade de desempenho e espaço interno para Apps, mas por um valor mais acessível que a Mi Box S. 

Chromecast 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O dongle do Google foi um dos primeiros aparelhos com a proposta de inserir a transmissão de conteúdos de outras plataformas na TV via internet. Até a 3° geração do aparelho o Chromecast era apenas um receptor que espelhava na TV o conteúdo reproduzido em outros dispositivos, mas a partir da versão atual passou a ter sistema operacional, memória RAM e armazenamentos próprios, além de suporte ao Google Assistente. 

O Chromecast 3 está disponível oficialmente no Brasil e é uma boa alternativa para quem quer apenas assistir filmes e séries dos streamings em sua TV sem muita dificuldade de instalação. Já o Chromecast 4 que é mais semelhante a uma Box TV pode ser adquirido através de importação e é a melhor opção do Google de aparelho para transformar a TV em smart.

AmazonFire TV Stick

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

 A Amazon também possui o aparelho para transformar a TV em smart para chamar de seu. O Fire TV Stick possui três versões diferentes sendo que cada uma delas oferece um pouco a mais de possibilidades para o usuário. O trio oferece a função primordial de baixar aplicativos na plataforma do aparelho para reproduzir na tela de TV com suporte a HDR através do controle remoto que acompanha cada modelo, mas existem algumas diferenças entre eles. 

Começando pelo mais básico, o Fire TV Stick Lite não possui suporte a comandos de voz via Alexa nem suporte ao padrão de áudio Dolby Atmos. Já o Fire TV Stick conta com Alexa e apresenta suporte a Dolby Atmos, mas a resolução de imagem fica limitada ao Full HD. Por fim, a versão mais robusta é o Fire TV Stick 4K que além de ter todas as funções citadas dos outros aparelhos transmite conteúdos em 4K e também apresenta suporte ao formato Dolby Vision. 

Xiaomi Mi TV Stick

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma das vantagens do Android TV perante os demais sistemas é a ampla biblioteca de aplicativos. Caso queira transformar a TV em smart e ter o Android TV no seu aparelho, mas não pretende comprar o novo Chromecast ou não gosta das Box TV, então o Mi TV Stick da Xiaomi é a melhor alternativa. Com a mesma proposta discreta do Fire TV Stick de Amazon de “espetar” o aparelho em uma das entradas HDMI da TV sem que ele chame tanto a atenção, o Mi Stick também possui controle remoto, suporte a comandos de voz, porém sem HDR nem Dolby Atmos. 

Roku Express

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Entre as principais marcas de aparelhos capazes de ampliar as capacidades dos televisores e transformar a TV em smart, está a Roku que, além de estar presente em algumas TVs, também pode ser adquirido junto com o Ruku Express, pequeno aparelho que introduz o sistema da Roku em sua TV e junto com ele a facilidade de navegação entre os conteúdos, já que o Roku oferece uma busca universal do conteúdo, ou seja, ao invés de pesquisar filmes dentro de cada streaming, basta fazer a busca na plataforma Roku e o resultado será o título e em qual streaming ele está disponível.


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de TV 4k e com o cupom Casas Bahia ou cupom Submarino a economia pode ser ainda maior.