Campanha Amazon APP Day
Promobit
Guias de Compra

Chromecast ou TV Box: qual o melhor para transformar a TV em Smart?

Fomos averiguar qual a melhor entre o Chromecast e a TV Box e trazemos o resultado dessa análise cheia de pesquisa para compreender melhor cada aparelho.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

1 de set de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Assistir séries, filmes e ainda ter acesso às tantas outras funções que só uma TV Smart podem oferecer geram dúvidas em quem deseja transformar a sua televisão em inteligente, afinal, Chromecast ou TV Box? Em busca de uma resposta fomos descobrir mais sobre cada uma e suas propostas. Confira.

As características da TV Box

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Relembrando um pouco o que é uma TV Box, ela costuma ser uma caixinha pequena e ter um sistema operacional, por exemplo o Android, sendo capaz de transformar sua TV em smart.

Se quiser conhecer mais sobre elas, já abordamos mais detalhes em: Como funciona a Box TV? Dicas para iniciar com as caixinhas.

Ela costuma ser uma opção mais em conta do que um Google Chromecast, além disso, entre seus pontos positivos há sua maior independência com relação aos smartphones. Uma vez que ele funciona sem a necessidade de um celular para reproduzir conteúdo.

Outra característica positiva é seu armazenamento interno, permitindo que, conectado via pen drive, você possa criar uma biblioteca de filmes e séries como desejar. Alguns modelos também são compatíveis com Google Assistente, permitindo dar certos controles por voz.

Pontos Negativos da TV Box

Existem dois pontos negativos que são os principais, o primeiro é que pelo sistema da maioria das TV Box ser Android e não um sistema próprio da empresa que vende o aparelho, a chance dele ser atualizado com frequência é baixa.

Isso gera uma defasagem do sistema e os produtos que ainda são vendidos com esse sistema, não possuem compatibilidade com aplicativos mais recentes, como o Android 7.1 que não funciona com o serviço de streaming da HBO Max ou o Disney Plus, por exemplo.

Outro ponto contra é a diversidade de marcas desconhecidas que ofertam o produto, uma vez que boa parte do mercado de TV Box são de empresas estrangeiras que não são tão conhecidas e geralmente não oferecem uma assistência técnica no país.

Então, além de precisar importar o produto, se der problema não terá condições de trocar ou mandar consertar.

Uma questão mais ligada à segurança digital, apesar da chance não ser tão alta, é que, como o sistema operacional não é atualizado, seus pacotes de segurança também não são, tornando-o facilmente acessível a ataques.

Somando-se a isso, certos produtos ainda vem com um desbloqueio que permite acesso a funções mais avançadas, porém deixa o software do aparelho mais exposto à ataques virtuais. Facilitando o acesso a outros dispositivos na casa.

Agora os pontos positivos e negativos do Chromecast

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Criado em 2013, o Chromecast foi criado para ser utilizado junto ao smartphone, notebook ou tablet, para transmitir o conteúdo e ser transportado facilmente para qualquer lugar.

Seu sistema operacional é atualizado com frequência e é compatível com os principais serviços de streaming, aplicativos de música e outros apps.

Além disso, o produto já tem certa reputação e é bastante conhecido, existindo muitos elogios sobre ele durar bastante tempo, por exemplo.

Atualmente a 3ª geração do Chromecast tem uma independência maior do smartphone, em comparação com a primeira versão que não é mais vendida.

Já nos pontos negativos, o principal é que ele não tem a proposta de armazenar o conteúdo, então não tem armazenamento interno que vai além do necessário para funcionar com o sistema.

Outro ponto negativo é seu preço, que está entre R$ 250 a R$ 400, dependendo do modelo escolhido. Um valor que não é tão acessível assim, mesmo com tantas qualidades e seu novo modelo reproduzindo imagens em 4k.

Mas entre TV Box ou Chromecast, qual escolher?

Independente de qual produto escolher, seja um TV Box ou Chromecast é importante se atentar ao local em que está sendo adquirido, então comprar em marketplaces e lojas confiáveis e ainda pesquisar bem antes de escolher qual o modelo. 

É preciso considerar também quanto se quer investir e quais os usos pretende ter com o aparelho, se a intenção for reaproveitar uma televisão antiga e torná-la inteligente, uma tv box pode ser uma ótima opção.

Agora, se a intenção é utilizar todos os aplicativos de última geração, trocar o produto daqui a tantos anos e ainda vai usar a televisão à exaustão, o chromecast pode suprir essa necessidade.


Aproveita que já leu esse texto e dá uma olhada nos cupons de desconto da Kabum, quem sabe não encontra um para adquirir o seu chromecast ou box tv por um preço mais em conta.