Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Como funciona o Pix Parcelado?

Que o pix vem facilitando a vida de muita gente não é novidade. Então confira a nova vertente do método de pagamento e veja como funciona o pix parcelado.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

9 de jun de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Não importa se você é do time do pagamento à vista ou a prazo, com a chegada do pix andar com dinheiro na carteira está cada vez mais difícil. Especialmente se você já se acostumou a fazer grande parte de suas transações financeiras pela tela do smartphone. Mas as mudanças nos métodos de pagamento ainda prometem muita coisa, inclusive com a própria transferência instantânea gratuita. Então hoje vamos explicar como funciona o Pix parcelado para você não perder mais nenhuma oportunidade de compra boa por aí! 

Como funciona o Pix Parcelado?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Pix é um método de pagamento instantâneo e gratuito criado pelo Banco Central,  que possibilita a transferência de valores entre contas em tempo real a qualquer hora, seja dia ou noite. 

Já o Pix Parcelado é um recurso criado pelas financeiras e bancos, então ele não segue uma regra clara de funcionamento, podendo variar de acordo com as regras estabelecidas pela instituição. 

Mas, em resumo, o pix parcelado funciona como um pagamento à vista para quem recebe (na maioria das vezes) e a cobrança fracionada e mensal de quem paga, podendo ser debitado direto na conta ou no cartão de crédito.

Modalidades de pix parcelado

Existem atualmente duas modalidades de pix parcelado sendo utilizadas no mercado. A mais fácil de encontrar e conseguir realizar transações é pelo pix parcelado pelo cartão de crédito. Para esta somente é necessário ter limite em um cartão de crédito e uma instituição financeira que faz a transação, o dinheiro é transferido no valor integral, mas cobrado em parcelas em suas faturas futuras. 

Já o pix parcelado programado é semelhante a um financiamento, já que o banco ou instituição financeira faz a transferência do valor integral, mas cobra as parcelas mensalmente em sua conta pessoal na data da transação. Para essa é necessário aprovação de limite de crédito do banco ou financeira. 

O pix parcelado tem juros?

O pix não ter nenhuma taxa de transação é realmente uma vantagem. Mas o pix parcelado pode sim conter juros, tudo depende do banco ou financeira que vai fazer a transação. 

O pix parcelado pelo cartão de crédito costuma cobrar a taxa de juros referente às parcelas, ou seja, quanto mais parcelas mais juros. Já o pix parcelado programado pode ter uma taxa de juros se a transação for feita direto com o banco e não conter juros se a loja disponibilizar a opção de “pix parcelado” no pagamento, mas isso não é uma regra. 

Veja o exemplo que trouxemos abaixo:

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
imagem 1
Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
imagem 2
Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
imagem 3

Vale a pena usar o Pix Parcelado?

O pagamento com pix parcelado vai valer a pena dependendo da oferta e dos métodos que você irá utilizar. Será necessário analisar se o desconto que você pretende ganhar com a escolha vai sobressair os juros ou se os valores de parcelamento condiz com o que está buscando. 

Também é bom ficar atento às datas de vencimento do pix parcelado que é debitado direto na conta para ter sempre o dinheiro disponível.