Como funciona o GPS do smartphone e nos APPs de navegação?
O GPS facilitou muito os deslocamentos dentro dos grandes centros urbanos e nas estradas mundo afora.
Conteúdo da página
A tecnologia quando estabelecida em nossa rotina é capaz de proporcionar a curiosa sensação de normalização de algo que até bem pouco tempo parecia inimaginável ou de difícil realização. Quem viveu a época dos guias de ruas das cidades com suas inúmeras páginas ou foi adepto de perguntar às pessoas na rua como chegar a um local sabe o salto que representa o GPS. A função já está presente nos celulares há algum tempo e para saber como o GPS funciona no smartphone confira este artigo.
O que é um GPS?
GPS é a sigla para Global Positioning System ou sistema de posicionamento global. A tecnologia já existe há alguns anos e consiste em identificar a localização de um dispositivo por meio da troca de sinais entre o aparelho e os 24 satélites em órbita ao redor da terra para essa função. Ao realizar a troca de sinais com os aparelhos, os satélites são capazes de indicar sua localização no planeta além de calcular distâncias perdidas, velocidade de locomoção, direção do deslocamento e tempo estimado do trajeto.
Em cada um desses satélites há relógios que funcionam com grande precisão e, graças a distribuição de satélites, há áreas de cobertura oferecendo um caminho para que o sinal que o celular envie chegue ao satélite e haja um cruzamento de informações com os outros satélites e seus relógios para que a localização do smartphone seja feita.Atualmente a margem de erro na localização de um dispositivo no globo é de um raio de apenas 20 metros.
E como ele funciona no smartphone? É preciso estar conectado à internet?
Existe uma série de aplicativos de GPS para smartphones, como Waze e o Google Maps que já vem instalado nos smartphones Android. A forma como esses serviços funcionam é a mesma que a explicada para o GPS de maneira geral, porém, alguns aplicativos, como o MAPs do Google, necessitam de conexão com a internet para fornecer informações sobre trajetos, tempos de deslocamento, nível de congestionamento das vias.
Outra variação é o A-GPS ou GPS assistido que é responsável por aperfeiçoar a informação sobre localização nas grandes cidades através das antenas de sinais de dados móveis de internet, pois as grandes edificações dos centros urbanos podem ocasionar em algumas interferências no sistema de GPS.
Caso queira economizar os dados móveis do seu aparelho ao usar o Google Maps basta configurar o trajeto que deseja fazer com local de partida e destino e desligar os dados móveis. Mesmo Offline o aplicativo irá guiá-lo com indicativos visuais e de voz ao longo do trajeto, porém sem algumas informações pertinentes, como nível de congestionamento nas vias. Caso esteja perdido em algum local e sem sinal de internet, ainda assim é possível saber sua localização através do Google Maps, porém sem a opção de ser guiado pela assistente do Google para chegar até o destino.
Outros usos para o GPS
Como muitas outras tecnologias que passam a estar disponíveis para a população em geral, o GPS nasceu como uma tecnologia militar desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com seu primeiro receptor testado no ano de 1982. Além do uso que conhecemos hoje por civis, o GPS também é utilizado para monitoramento de veículos transportadores de carga, para medições de relevo e topografia e até para verificação de hábitos de consumo e na publicidade, sendo possível entender alguns hábitos dos consumidores por localidade.
Confira aqui no Promobit as melhores promoções de smartphones e pode economizar ainda mais em sua compra com o cupom Americanas ou cupom casas Bahia.