Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Como funciona o Google Pay?

Sistema do Google possibilita que usuários façam pagamentos utilizando apenas o smartphone. Entenda como o Google Pay funciona!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

18 de dez de 2018

0 comentários

Compartilhe:

A possibilidade de realizar pagamentos sem a necessidade de utilizar o cartão de crédito ou débito esteve ausente na vida dos consumidores brasileiros por muito tempo, sendo exclusivas para aqueles que moravam no exterior e, até recentemente, para quem possuía um Smartphone Samsung. Isso tem mudado desde a chegada do Google Pay, o serviço de pagamentos do Google.

O Google Pay, assim como os concorrentes Samsung Pay e Apple Pay, é um serviço que possibilita que os usuários façam pagamentos utilizando apenas um celular que possua tecnologia NFC (Near Field Communication), eliminando a necessidade de um cartão físico que deve ser lido pela máquina de cartão.

Se você tem dúvidas quanto ao funcionamento e disponibilidade do serviço, o Promobit explica em detalhes como ele funciona, quais smartphones são compatíveis e quais maquininhas de cartão aceitam o Google Pay.

Como funciona o Google Pay

O Google Pay funciona como uma carteira digital, que guarda os dados e informações de pagamento do usuário para que ele possa realizar compras com mais facilidade e segurança.

Essa carteira virtual pode ser usada tanto no mundo físico como no virtual. Fisicamente, é possível fazer pagamentos com o Google Pay desde que se utilize um celular com tecnologia NFC (Near Field Communication), que possibilita que dois aparelhos eletrônicos troquem informações aproximando-se um do outro.

No mundo virtual é possível utilizar o Google Pay para fazer pagamentos em apps baixados da Google Play e também em lojas virtuais (ou ecommerces) que aceitem o serviço. Dentre os apps mais utilizados que oferecem suporte ao serviço estão Wish, Magazine Luiza, iFood, RecargaPay, Airbnb, Booking.com, Evino e Peixe Urbano.

Google Pay Wallet

Como usar o Google Pay

Para utilizar o Google Pay é necessário que você possua uma conta do Google. Você pode fazer login com seu endereço do Gmail através do site do Google Pay ou do aplicativo do serviço disponível na Google Play (em alguns casos, o app já vem pré-instalado no celular).

Após fazer login, você poderá informar dados como CPF e endereço, para facilitar o preenchimento de formulários antes de realizar compras.

Por fim, será necessário adicionar um cartão de crédito ou débito que seja aceito pelo serviço. O Google Pay informa automaticamente se o cartão inserido é ou não aceito e mesmo que não seja aceito, deixa os dados salvos e possibilita que você informe-os em alguns apps que aceitam qualquer cartão para pagamentos.

No momento da publicação deste artigo, o Google Pay aceitava cartões das seguintes instituições bancárias:

  • Banco do Brasil
  • Banrisul
  • Bradesco
  • Brasil Pré-Pagos
  • Caixa Econômica Federal
  • Neon Pagamentos
  • Next
  • Porto Seguro

Fique atento, pois nem todos os cartões dos bancos citados são aceitos no serviço — você pode conferir a lista de cartões suportados e não suportados neste link. Já adiantamos que o Nubank ainda não é aceito no Google Pay, assim como também não é no Samsung Pay.

Caso tenha um cartão compatível, basta tirar uma foto dele ou inserir manualmente as informações no aplicativo. Confirme e pronto, você já está habilitado para fazer pagamentos pela internet ou usando o smartphone.

Celulares compatíveis com Google Pay

Para realizar pagamentos por aproximação usando o Google Pay, é necessário que você possua um smartphone com certificação do Play Protect e com tecnologia NFC (Near Field Communication).

Caso não tenha certeza de que o seu aparelho cumpre esses dois critérios, o Promobit te dá uma mão e explica como saber se é possível utilizar o Google Pay com ele!

Meu celular é certificado?

Para saber se o seu celular é certificado pelo Play Protect, siga estes passos:

  • Abra o app Google Play Store Google Play.
  • Toque em Menu MenudepoisConfigurações.
  • Em “Certificação do dispositivo”, você verá se o dispositivo está certificado.

Caso o aparelho não esteja certificado, entre em contato com a fabricante e tenha em mãos a Nota Fiscal do produto.

Meu celular tem NFC?

E como saber se o seu celular possui tecnologia NFC? Siga estes passos e descubra:

  • No smartphone Android, abra o app de configurações.
  • Toque em Dispositivos conectados.
    • Caso você não veja essa opção, procure uma semelhante, como “Redes sem fio e outras”, “Conexões” ou “NFC”. Talvez você precise tocar em Mais para ver outras configurações.
  • Se “NFC” ou uma opção semelhante aparecer, você pode fazer pagamentos em lojas com o Google Pay.
  • Ative o NFC.
    • Se essa opção não aparecer, procure uma semelhante, como “NFC e pagamento”.

Caso seu smartphone esteja certificado, o NFC esteja ativado e seu cartão de débito ou crédito seja aceito pelo Google Pay, parabéns! Você já pode deixar seu cartão em casa e utilizar o serviço para fazer pagamentos na internet ou em máquinas de cartão que exibam o símbolo de pagamentos contactless Imagem exemplificando o trecho de texto anterior.

pagamento contactless

O Google Pay é seguro?

Sim! O Google Pay utiliza técnicas para dificultar o acesso às suas informações de pagamento, fazendo com que elas fiquem salvas apenas em seu smartphone. Por exemplo, informações sobre sua conta real, seus dados pessoais e seu cartão de crédito ou débito, não são fornecidas para ninguém. Em vez disso, o Google gera uma conta virtual temporária que é informada ao estabelecimento no momento da compra, protegendo seus dados.

Segundo o próprio Google, todos os dados inseridos no Google Pay são criptografados e guardados em servidores seguros da própria empresa.

Além de não possibilitar que ninguém tenha acesso aos seus dados, o aplicativo ainda exige que você tenha algum tipo de bloqueio de tela para usá-lo (seja por padrão, PIN, impressão digital, íris ou desbloqueio facial). Se você desativar o bloqueio de tela, o Google Pay removerá seu número de conta virtual do smartphone para sua segurança.

É necessário desbloquear seu smartphone para fazer a maioria das compras através do Google Pay, exceto para algumas transações com valores menores.

Quais máquinas de cartão aceitam Google Pay?

As tecnologias atuais que tornam o Google Pay tão prático e seguro são também as que limitam seu funcionamento e impedem os usuários de fazerem pagamentos em qualquer máquina de cartão.

Diferente do Samsung Pay, que é aceito em praticamente qualquer terminal por suportar as tecnologias NFC e MST (Magnetic Secure Transmission), o Google Pay só pode ser utilizado em máquinas que aceitem pagamento por aproximação com NFC.

Dentre as marcas mais populares que oferecem suporte ao Google Pay estão: Cielo; Rede; Moderninha, do PagSeguro; Pop, do Credicard; Bin; e iZettle.

Essas não são todas. Você consegue saber se a máquina aceita pagamentos com NFC procurando pelo símbolo de pagamento contactless Imagem exemplificando o trecho de texto anterior. Caso o dispositivo exiba o ícone e você ainda assim não consiga realizar o pagamento, confira com o lojista ou caixa se a função está habilitada.

Alguns modelos, como os da Rede, vêm com a opção de pagamento por NFC desabilitada por padrão.


Você utiliza o Google Pay para fazer pagamentos no dia a dia? Conte-nos sobre a sua experiência com o serviço e com os pagamentos por aproximação ou online!

E não deixe de conferir as promoções de celular Android no Promobit! Nossa equipe verifica cada promoção e loja para dar segurança e tranquilidade para a comunidade.