Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Como escolher a batedeira ideal?

Com diferentes tipos disponíveis no mercado, conheça as características essenciais do produto antes de escolher a batedeira ideal para sua casa

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

23 de nov de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Ter uma boa batedeira é cada vez mais comum no ambiente doméstico. Esses aparelhos são capazes de ajudar a preparar uma infinidade de alimentos, doces ou salgados, desde bolos, pães e pizzas, passando por biscoitos e panetones, até claras em neves, suflês, chantilly e muitas outras receitas.

Inclusive, os tipos de alimento que você pretende preparar e a quantidade são alguns dos fatores que deve levar em consideração na hora de realizar sua compra. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe nossas dicas para escolher a batedeira ideal!

Para que serve uma batedeira

Vamos começar pelo básico. A função principal da batedeira é fazer com que você não precise bater massas e outros ingredientes a mão para preparar seus pratos. Além de facilitar sua vida, a força da batedeira ajudará a deixar a massa misturada de forma mais homogênea, evitando pelotas.

Para fazer a mistura, as batedeiras utilizam tipos diferentes de pás, geralmente com mais de um tipo acompanhando cada produto. Essas pás, ou batedores, servem para que você consiga alcançar pontos e ligas diferentes com sua receita e fique preparado para qualquer prato.

O manual de cada aparelho já deve trazer algumas dicas de como utilizar o equipamento para alcançar um desempenho melhor em cada receita, mas, de forma geral, existem batedores para massas leves, como as de bolos, massas médias, como as de tortas, e massas pesadas, como as de pães.

Tipos de batedeira

Conhecendo um pouquinho sobre o funcionamento das batedeiras e seus usos, podemos passar agora a falar dos tipos diferentes de batedeiras que você irá encontrar no mercado. Em geral, a mudança mais marcante entre cada modelo é a rotação das pás em torno do eixo central.

Batedeiras Comuns ou Convencionais

Esses são os modelos mais simples e possuem menos batedores (geralmente só um ou dois), comparados com os outros tipos. Suas pás funcionam girando em torno do eixo central, em um movimento de rotação.

As tigelas desse modelo costumam ser menores, geralmente de 3,5 litros, e corpo fixo. Elas são ótimas caso você pretenda fazer porções pequenas e não tenha necessidade de usar o aparelho todo dia, ou mesmo várias vezes por dia. Elas costumam também ter menos opções de velocidades

O modelo é indicado também para quem for fazer principalmente massas leves durante sua atividade na cozinha. Massas leves geralmente são aquelas de sobremesas, como bolos, mousses, panquecas, chantilly e vários tipos de cremes.

Batedeiras Portáteis

batedeira portátil
Batedeira Portátil / Fonte: Pixabay

Os aparelhos portáteis, também simples, apresentam a facilidade de poderem ser manuseados com apenas uma mão, além de serem transportados sem dificuldade para outros lugares. É ideal para a preparação de massas mais leves, pois sua potência costuma ser menor.

São muito parecidas com as batedeiras comuns, mas nem sempre trazem uma base fixa para serem apoiadas durante o uso.

Batedeiras Orbitais

Esse tipo de batedeira traz esse nome por causa do movimento que suas pás fazem em volta do eixo. Além de girar em torno do próprio eixo, em um movimento de rotação, elas também giram ao redor do centro, em translação (por isso o nome “orbital”).

Por ter uma construção mais robusta, batedeiras deste estilo podem ser usadas com bastante frequência e, além de preparar massas leves, podem ser usadas para massas mais pesadas e quantidades maiores.

Batedeiras Planetárias

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esse é o modelo mais profissional e completo de batedeira que você pode encontrar no mercado. Seu nome vem do movimento complexo que suas pás fazem na hora de misturar a massa: além de rotacionar, ela faz também o movimento de translação, que é o mesmo que os planetas fazem em torno do Sol. O resultado é uma massa muito bem misturada e pronta para qualquer receita.

Com uma batedeira planetária, você pode preparar até mesmo as massas mais pesadas, como as massas de pão e de pizza. Com várias velocidades disponíveis e tipos diferentes de pás, você estará muito bem servido ao adquirir uma batedeira do gênero.

Quais as vantagens de uma batedeira planetária?

Como mencionamos acima, as batedeiras planetárias são o tipo de batedeira mais completo disponível no mercado. Lógico que isso significa que são também mais caras, podendo ir de R$ 200,00 a até R$ 2.000,00.

Essas batedeiras costumam trazer grandes vantagens quando se trata de potência, velocidades e tipos de pás disponíveis, o que facilita muito a vida de quem pretende preparar vários tipos de massas diferentes.

Para começar, a potência faz diferença na hora de bater maior quantidades ou massas mais pesadas. As potências encontradas nesses casos costumam ser acima de 400 W, mas podem ser bem mais do que isso, dependendo do modelo.

A velocidade e o formato das pás que acompanham o produto também fazem diferença. Enquanto uma batedeira comum costuma ter duas ou três velocidades diferentes e dois tipos de pás, as planetárias chegam a 10 velocidades diferentes e mais opções de pás.

Como seu movimento também é mais completo, ela mistura melhor as massas, raspando até mesmo ao redor das tigelas, que também costumam ser maiores nesse gênero de batedeiras.

Dicas na hora de escolher uma batedeira

A primeira coisa a entender na hora de comprar sua nova batedeira é o uso que você dará ao utensílio. Vai fazer um bolo em ocasiões especiais, talvez uma panqueca de café da manhã de vez em quando? Uma batedeira comum ou portátil dará conta do que você precisa.

Agora, se você for uma pessoa que gosta de fazer bolos com frequência e gosta de testar receitas que pedem coisas específicas, como clara em neve, por exemplo, pode ser necessário investir um pouco mais e pegar uma batedeira orbital.

Ou, ainda, se você cozinha com bastante frequência e prepara até mesmo receitas de massas mais pesadas, como receitas de pão caseiro e pizzas, o investimento em uma batedeira planetária com certeza valerá a pena.


Gostou das nossas dicas para comprar sua nova batedeira? Então não deixe de aproveitar os descontos especiais que estão chegando na

Black Friday

2018, dia 23 de novembro, para fazer sua compra!