Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Como a alta do dólar impacta no poder de compra

Alta da moeda americana provoca reação em cadeia nos preços dos produtos comercializados no Brasil.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

16 de mai de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Mais uma vez, notícias sobre uma possível elevação da taxa de juros nos Estados Unidos causaram elevação da moeda americana frente ao real. Ontem, 15/04, o dólar comercial subiu 0,93%, fechando em R$ 3,69, maior índice desde 2016, e o dólar turístico superou os R$ 4,00 em casas de câmbio paulistas.

Além de impactar diretamente quem tem viagem marcada ou pretende ir para fora do Brasil nos próximos meses, a alta do dólar influencia diretamente o nosso poder de compra, afetando preços de diversos produtos.

alta dolar

Economia ligada ao dólar

O valor alto da moeda americana não impacta apenas as nossas relações comerciais com os Estados Unidos. Como o real não é considerado uma moeda forte, como o euro, por exemplo, todas as nossas transações no mercado internacional são feitas utilizando o dólar como lastro. Dessa forma, qualquer item ou matéria-prima compradas de outros países, como China, possuem aumento em seu preço.

Para nós, consumidores, isso significa uma possível elevação nos preços de praticamente tudo que compramos, o que se deve a dois fatores principais: aumento do preço dos produtos cotados no mercado externo, principalmente petróleo, e elevação nos custos de importação de matéria-prima e componentes de todos os tipos.

Por terem como principal destino o mercado externo, o preço de muitos produtos acompanha a cotação do dólar. Dentre esses itens, alguns são usados como base para produção de muitos alimentos, como o caso do milho, soja e trigo, cujo aumento repercute no valor de pães, macarrão, biscoitos, óleo e ração animal.

A gasolina é outro item que pesa diretamente no bolso do consumidor, não apenas na hora de abastecer, mas principalmente nos custos de transporte em toda a cadeia produtiva, e que acabam sendo repassados para os consumidores na forma de aumento.

Preços de eletrônicos e eletrodomésticos

Itens como geladeira, TVs, micro-ondas, smartphones e notebooks também serão afetados pelo aumento do dólar. Isso porque grande parte dos eletrônicos e eletrodomésticos que compramos por aqui são fabricados lá fora e mesmo os que são montados no país, precisam de componentes importados. Além disso, é bastante comum fabricantes cuja produção é 100% nacional elevarem seus preços para acompanhar a concorrência e garantirem maiores margens de lucro.

Com exceção da gasolina, cujo valor repassado para refinarias é revisado diariamente, o aumento dos preços só deve acontecer no próximo semestre, quando as empresas escoarem suas produções. Por isso, uma boa saída para quem pretende comprar aparelhos eletrônicos é fazê-lo agora.

dólar

Dólar e importação

Obviamente, os preços dos produtos importados terão um aumento praticamente imediato, já que os valores são convertidos do dólar para o real. A “vantagem” é que o cálculo para saber qual o valor será cobrado pelos produtos é mais fácil. Mesmo com o dólar mais caro, alguns produtos ainda serão baratos, principalmente os adquiridos de lojas chinesas, como Gearbest.

Para saber o preço final de um produto, além de multiplicar o preço pela cotação do dólar, é preciso adicionar as taxas, quando necessárias. Para entender exatamente como fazer esse cálculo, leia o nosso artigo: “Como funciona a taxação de produtos importados”.

Por que o dólar subiu?

Embora fatores como instabilidade política e econômica tenham influência na relação do câmbio, essa alta da moeda americana foi motivada principalmente pela indicação de que haveria elevação da taxa de juros nos Estados Unidos, o que atraí investidores do mundo todo para o país.

Não apenas o real, mas 30 das 31 principais moedas do mundo sofreram desvalorização frente ao dólar. O impacto foi maior nos países emergentes, principalmente na Lira Turca, que teve desvalorização de 2,13%.


Quer aproveitar enquanto o aumento do dólar ainda não teve reflexo nos preços? Confira nossos produtos em oferta e cupons de desconto para conseguir fazer as compras sem pesar no orçamento. Para não perder as muitas oportunidades que aparecem por aqui, uma dica é adicionar o nosso app de promoções.