Campanha Super Deals - Aliexpress
Notícias

Alerta do FBI pede para reiniciar roteadores

Suspeita-se que mais de meio milhão de roteadores tenham sido invadidos por hackers russos no mundo todo.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

30 de mai de 2018

0 comentários

Compartilhe:

O alerta veio do FBI, serviço de inteligência dos Estados Unidos: seu roteador pode ter sido invadido por hackers russos.

Segundo o Gabinete Federal de Investigação, um malware apelidado de VPNFilter teria sido disseminado por hackers da Rússia para diversos roteadores domésticos.

conexão internet

No site oficial da entidade, a agência recomenda que os roteadores sejam reiniciados, para temporariamente desabilitar o malware:

“Os proprietários são aconselhados a considerar a desativação das configurações de gerenciamento remoto nos dispositivos e a proteger com senhas e criptografias fortes os aparelhos quando ativados. Os dispositivos de rede devem ser atualizados para as versões mais recentes disponíveis do firmware”, diz a nota.

No entanto, não há certeza se reiniciar o roteador é uma técnica realmente eficaz para impedir o VPNFilter de atuar, pois, mesmo que seja capaz de anular o malware, isso não impede que o mesmo roteador seja invadido novamente.

O malware responsável

O VPNFilter teria a capacidade de assumir o controle dos roteadores para coordenar ataques mundiais, de acordo com reportagem do El País, assim como seria capaz de registrar todas as atividades dos dispositivos conectados por meio deles na rede de internet.

Por meio do malware, os hackers poderiam anular a conexão à internet em regiões inteiras e realizar ataques potentes em alvos específicos. A estimativa é que mais de meio milhão de roteadores domésticos tenham sido infectados.

Esses aparelhos manteriam o malware adormecido em seus sistema até receber uma instrução específica para coordenar um ataque a um alvo. Durante esse tempo, o VPNFilter guardaria as informações de navegações dos dispositivos conectados ao roteador, podendo também inutilizar definitivamente o aparelho à distância, se necessário.