topbar_amazon_bookfriday
Guia de compras

Zenfone 10 é bom? Conheça o novo compacto premium da Asus

Smartphone premium e com design compacto? Conheça o novo celular da Asus e sabia se o Zenfone 10 é bom ou apenas mais do mesmo

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

4 de set de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Dentre as inúmeras fabricantes de smartphones disponíveis no mercado, a Asus tomou para si uma fatia desse grande bolo de marcas que é a de oferecer celulares com boas configurações, dignos de top de linha, mas se destacando por ter um corpo leve e compacto, indo na contramão de boa parte do mercado que se baseia em lançar aparelhos cada vez maiores. O Zenfone 9 foi um dos lançamentos mais aclamados de 2022 por conseguir unir essas características em um bom celular, mas será que o seu sucessor conseguiu o mesmo? Confira a nossa análise do novo aparelho da marca para entender se o Zenfone 10 é bom. 

Compre agora o Zenfone 10 no Aliexpress

Design e conectividade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Visualmente, o Zenfone 10 não traz nada de novo para a linha. Sua construção e design são basicamente idênticos ao Zenfone 9, salvo alguns pequenos detalhes na traseira e tendo sensores de câmeras levemente maiores. Porém, as ligeiras diferenças nas dimensões do aparelho fazem com que os acessórios do 9 não sejam compatíveis com o 10, como as capinhas. De forma geral, a repetição não é algo totalmente negativo, principalmente por manter a identidade visual da linha, com uma traseira texturizada que combina bem com suas cores foscas. E falando em cores, o Zenfone 10 está disponível nas opções de preto, vermelho, verde, azul e branco. 

Na parte frontal também há uma repetição do modelo anterior, com um display de tela infinita e o sensor da câmera posicionado no canto superior direito. A distribuição de botões e dos alto-falantes continaum da mesma forma, com controladores de volume e sensor de desbloqueio de tela na lateral direita, com as saídas de som nas extremidades. E mesmo se tratando de um smartphone premium, o Zenfone 10 mantém a entrada P2 para fones de ouvido na parte superior. 

Outras características de sua conectividade são o 5G, Wifi 6, Bluetooth 5.2, NFC, GPS e uma bandeja para chip dual-SIM. Ou seja, no tópico de design, construção e tipos de conexão, a Asus opta pelo seguro e se mantém dentro do padrão mínimo esperado. 

Tela e áudio

O display do Zenfone 10 também se mantém sem grandes novidades em relação ao seu antecessor, podendo ser considerado um ponto negativo pela falta de novidades, ao mesmo tempo positivo por se tratar de uma tela de alta qualidade. Estamos falando de um painel Super AMOLED, de 5.9 polegadas e resolução Full HD+. Uma pequena evolução nesta área em relação ao Zenfone 9 está na taxa de atualização, que aumenta dos 120 para 144Hz. Porém, essa função só está disponível para jogos. Nas demais formas de uso, a tela alcança apenas os 120Hz de taxa de atualização. 

De forma geral, a tela mantém a alta qualidade, se destacando principalmente pela exibição de cores, contraste e suporte a HDR10+. Seu brilho também se faz valer do resto da tela, alcançando um pico de até 800 nits. Já quanto ao seu áudio, além da já citada entrada P2 para fones, seus alto-falantes estéreo contam com Hi-Res Audio e impressionam pelo volume alto, apesar de deixar um pouco a desejar nos graves em relação ao modelo anterior. 

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O conjunto de câmeras do Zenfone 10 é composto por dois sensores traseiros, com uma lente principal de 50 MP, uma ultrawide de 13 e uma câmera frontal de 32. As imagens do sensor principal se destacam não só por sua qualidade, mas também por sua reprodução de cores, nível de detalhes e contraste mais vivo, se diferenciando dos resultados obtidos pela lente principal do Zenfone 9 que buscava uma reprodução mais natural e com cores mais neutras. 

A qualidade se mantém no modo retrato, se mostrando capaz de fazer uma boa separação do fundo mesmo em cenários mais complexos e detalhados. O mesmo pode ser dito sobre fotos feitas em modo noturno, que além dos detalhes e da qualidade, mantém o contraste vivo. Falando sobre vídeos, a lente de 50 MP permite registros em 4K até 30 fps, com qualidade semelhante a das fotos, e se destacando pelo alcance e pela estabilização. 

A câmera ultrawide se assemelha bastante nos resultados, tanto em fotos quanto vídeos, surpreendendo em sua nitidez e reprodução de cores, apesar de não contar com autofoco e certas imagens no modo noturno dão muita ênfase em tons laranjas. Já a câmera frontal, apesar de se assemelhar nos níveis de detalhes e também não possuir autofoco, apresenta um balanceamento de cores brancas em locais fechados um pouco limitado e frio, algo que não acontece em registros em locais abertos. 

De forma geral, o conjunto de câmeras do Zenfone 10 é bom e possui recursos interessantes, principalmente para quem procura vídeos estáveis e em alta qualidade. 

Bateria

A bateria se trata de mais um repeteco do Zenfone 9, com 4300 mAh, tendo autonomia para pelo menos um dia inteiro de usos rotineiros, e suporte a carregamento rápido de 30W. É de se esperar que um aparelho compacto como este tenha uma bateria não tão grande, pelo menos dentro da média atual dos 5000 mAh, mas ter a exata mesma bateria do modelo anterior é um indicativo da atual versão ser mais um upgrade pontual do que um modelo totalmente novo. Porém, nem tudo é exatamente igual. O Zenfone 10 conta com suporte a carregamento sem fio – algo que o 9 não possuía. 

Desempenho 

Se posicionando como um grande top de linha deste ano, o chipset do Zenfone 10 é o Snapdragon 8 Gen2, possui modelos com 8 e 16GB de memória RAM LPDDR5X e a GPU Adreno 740. Ou seja, quanto a performance, o Zenfone 10 é bom, bate de frente com outros smartphones premium da atualidade em seus benchmarks e apresenta uma evolução considerável em relação ao modelo anterior para tarefas e aplicativos mais pesados – principalmente jogos. 

Seu controle de temperatura permanece no mesmo nível do Zenfone 9, chegando a esquentar apenas em usos pesados por bastante tempo, mas sem apresentar temperaturas muito elevadas. O Zenfone 10 pode ser encontrado em modelos com 128, 256 ou 512 GB de armazenamento interno, não sendo expansível através de cartões SD. 

O Zenfone 10 é bom ou apenas mais do mesmo? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Conferindo suas especificações é difícil não dizer que o Zenfone 10 é bom. Suas configurações o colocam no mesmo patamar dos principais aparelhos premium da atualidade, com boa tela, desempenho top de linha e um conjunto de câmeras completo, além de seu design compacto que é uma preferência entre muitos usuários. Por outro lado, ele não é um lançamento que agrega muito à linha. É mais uma pequena atualização do Zenfone 9 do que um aparelho realmente novo. 

Portanto, um usuário que já possui o modelo anterior não vê uma real necessidade em adquirir o novo, e caso tenha interesse em ingressar na linha da Asus adquirindo um smartphone top de linha sem pagar tão caro, o Zenfone 9 segue como uma opção viável e mais fácil de ser encontrada até o atual momento. O Zenfone 10 é bom, mas parece mais um “Zenfone 9 Pro” ou algo assim. 

Compre agora o Zenfone 9 na Amazon

Ficha técnica do Zenfone 10:

TelaSuper AMOLED, 5.9’’, Full HD+, 144 Hz
ProcessadorSnapdragon 8 Gen2
Memória RAM8/16GB
Armazenamento128/256/512GB
Câmeras Traseiras50 MP (Principal); 13 MP (Grande angular)
Câmera Frontal32 MP
Bateria4300 mAh
Dimensões e Peso146.5 x 68.1 x 9.5 mm – 172g 

Confira também as melhores promoções de iPhone da internet, e economize ainda mais utilizando os cupons Amazon e Casa Bahia