Campanha AMazon Dia das Mães
Artigos

Ventilador que borrifa água é uma boa ideia para o verão?

Os ventiladores que borrifam água, além de diminuir o calor, são capazes de melhorar a qualidade do ar. Saiba em quais situações eles podem funcionar melhor.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

8 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Já estamos no verão e com eles as altas temperaturas que nos obrigam a procurar alternativas para amenizar a sensação de calor. A busca por aparelhos capazes de refrescar o ambiente como ar-condicionado e ventiladores cresce bastante durante este período do ano. Outro produto que desperta a atenção de muita gente é o ventilador que borrifa água. Mas será que ele realmente refresca o ambiente?? 

Neste texto explicamos melhor como ventiladores que produzem névoa de água funcionam e quais são as vantagens e desvantagens de encarar o verão com um desses ao seu lado. 

Ventilador que borrifa água é um climatizador?

Embora possua aparência de um ventilador, um aparelho que além de ventilar o ar espalha partículas de água pelo ambiente é também um climatizador. Para ser mais específico, trata-se de um climatizador aspersivo. Por este motivo é tão comum nos depararmos com a descrição de produtos com aparência praticamente idênticas a de um ventilador, mas por ter a função de borrifar água é descrito como um climatizador. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os climatizadores aspersivos possuem a capacidade de umidificar o ambiente e amenizar a temperatura por meio da circulação do ar e da dispersão da água. Porém, não custa lembrar que climatizadores não possuem a função de refrigeração, logo ele apenas deixa as temperaturas mais amenas nos dias de maior calor. 

Como funcionam os ventiladores com água?

A água que fica armazenada em um recipiente, normalmente na parte interior ou traseira do aparelho, é centrifugada pela hélice do ventilador e transformada em uma névoa que é espalhada pelo local graças a circulação do ar realizada pela mesma hélice. O processo é feito constantemente e em pequenas quantidades, sendo que os modelos mais potentes são capazes de criar partículas tão pequenas que sequer chegam a molhar o ambiente. 

Ao mesmo tempo em que ventilam, os climatizadores umidificam o ambiente e amenizam o calor, fazendo com que a temperatura do ambiente diminua em até 5°c de acordo com a capacidade do aparelho. 

Tipos de climatizadores aspersivos

Entre os ventiladores com água existem os modelos industriais que são pensados para grandes ambientes como fábricas e estufas, os aparelhos projetados para espaços comerciais como restaurantes e espaços para eventos e os modelos domésticos e portáteis, voltados para o consumidor convencional.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
climatizador aspersivo para estabelecimentos comerciais.

Os aparelhos domésticos são ideais para ambientes maiores da casa como uma sala ou até mais de um cômodo ao mesmo tempo. Possuem reservatórios para água com maior quantidade, garantindo maior autonomia de uso e podem ser levados de um cômodo ao outro com facilidade, pois normalmente são equipados com rodinhas e alças. No quesito usabilidade, a maioria dos aparelhos já conta com controle remoto, timer para programar o tempo de uso, controle de velocidade e oscilação na circulação do ar. 

Já os modelos portáteis, como o nome já diz destaca-se pela facilidade de serem transportados. São pequenos e os modelos mais simples praticamente para uso individual. Existem também os portáteis com potência suficiente para um ambiente pequeno como um cômodo de uma casa ou um escritório com poucas pessoas. A maioria dos modelos funciona com baterias recarregáveis ou pilhas. 

Vantagens dos climatizadores aspersivos

Adquirir um climatizador aspersivo pode ser interessante para pessoas que possuem problemas respiratórios, já que diferente do ventilador que apenas espalha o ar pelo ambiente, os climatizadores renovam e melhoram a qualidade do ar em ambientes secos. Caso a umidade relativa do ar esteja boa o aparelho pode ser usados apenas na função de ventilador. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Modelo portátil de ventilador com pulverizador de água.

Outra vantagem está da facilidade de uso, já que mesmo os modelos maiores podem ser transportados sem muita dificuldade, além de serem fáceis de instalar e de usar. 

Desvantagens dos climatizadores aspersivos

O funcionamento adequado dos climatizadores aspersivos depende da existência de espaço para que a névoa de água seja dispersa, logo o uso de modelos muito potentes em locais pequenos, fechados ou com pé direito baixo não é recomendado, já que o ar pode ficar muito úmido e em alguns casos molhar paredes e o teto.

Em regiões que já são bastante úmidas na maior parte do ano esse tipo de climatizador também não é recomendado, restando apenas a função ventilar para o climatizador, mas para esse objetivo ventiladores dedicados são mais eficientes e baratos. 

Vale a pena ter um climatizador aspersivo?

Em cidades como São Paulo ou Brasília em que as medições apontam com alguma frequência que a qualidade do ar está ruim no primeiro caso ou muito seco no segundo, comprar um climatizador aspersivo pode ser interessante devido a praticidade de uso e preço convidativo em relação a um aparelho de ar-condicionado. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Modelo de climatizador aspersivo para uso doméstico

Trata-se de uma opção intermediária entre o ventilador convencional e o ar-condicionado, capaz de diminuir a sensação de calor do local com mais eficiência que o ventilador, mas sem diminuir de fato a temperatura como o ar-condicionado. Caso o intuito seja usá-lo em ambientes amplos ou com portas e janelas para que o ar disperse, a compra vale a pena.


As melhores promoções de eletrodomésticos estão no Promobit. Comece o ano deixando sua casa mais equipada e economize ainda mais escolhendo algum dos nossos cupons de desconto