Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

Umidificador ou climatizador de ar: Qual a melhor escolha?

Descubra qual dos dois aparelhos é mais indicado para melhorar a qualidade do ar de sua casa

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

8 de dez de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Quem vive em regiões com o tempo seco em determinadas épocas do ano (em algumas quase o ano todo) ou com altos níveis de poluição, sabe como é sofrer com os problemas respiratórios recorrentes. Por isso, muitas pessoas buscam equipamentos que melhoram a qualidade do ar dentro de casa. Contudo, escolher o equipamento certo entre umidificador ou climatizador pode gerar dúvidas devido às suas funções bastante parecidas. Mas para ajudar você na melhor decisão de compra para atender às suas necessidades, confira as principais diferenças e vantagens de cada aparelho.

Umidificador de ar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os umidificadores de ar são uma excelente solução para melhorar os níveis de umidade e a qualidade do ar dentro do ambiente, especialmente aqueles muito abafados ou que ficam com o ar condicionado ligado constantemente. Seu funcionamento é bem simples. O aparelho lança gotas microscópicas de água na forma de névoa que vão ajudar na melhora do ar muito seco. O umidificador é um ótimo investimento para quem tem problemas respiratórios e dificuldade para respirar dormindo, ajudando inclusive a diminuir o ronco e no tratamento da apneia do sono.

Principais vantagens do umidificador de ar

Uma das principais vantagens deste aparelho é sua relação custo-benefício e existem diversos tipos disponíveis no mercado, sendo fácil encontrar um que combine com suas necessidades e orçamento. O umidificador de ar geralmente é bastante compacto, ideal para quem tem pouco espaço para guardar o equipamento. 

E para aqueles que desejam utilizar para melhorar o ar enquanto dorme, o aparelho também é silencioso. Caso essa seja sua intenção, tente optar por modelos que tenham um temporizador ou higrômetro embutido para que ocorra o desligamento automático quando o ambiente chegar a temperatura ideal.

Entre outras vantagens do uso do umidificador de ar estão a melhora de doenças respiratórias como asma, bronquite e alergias, evita o resfriado, as hemorragias nasais decorrentes do ar seco e ajuda a aliviar sintomas de congestionamento e rinite.

Tipos de umidificador de ar

Entre os tipos de umidificadores de ar, cada um funciona de uma determinada forma para distribuir a umidade pelo ambiente.

Umidificador central: Estes tipos na maioria das vezes já vêm embutidos em sistemas de aquecimento e ar condicionado.

Umidificador evaporativo: Pode vir acoplado em modelos de ventiladores para ajudar a soprar e deixar o ar mais úmido.

Umidificador vaporizador: A principal função é jogar vapor de água no ambiente.

Umidificador ultra-sônico: Modelo mais eficiente e silencioso, produz uma espécie de névoa através de vibrações ultra-sônicas.

Umidificador de ar quente: Aquece a água em seu interior para depois jogar no ar. Pode ser uma boa solução para ajudar no aquecimento do local, mas também pode aumentar o risco de alergias e aparecimento de mofo.

Umidificador de ar frio: Modelo mais indicado para utilização no quarto, pois ajuda a dormir melhor e reduz a temperatura do ambiente para não ficar abafado.

Indicação de umidificador de ar

WAP Air Flow

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você está querendo um umidificador de ar com bom custo-benefício, nossa indicação é o WAP Air Flow. O modelo é bastante compacto e versátil, já que também dá para utilizar como luminária com iluminação que muda de cor. O WAP Air Flow é um modelo ultrassônico, tem potência de 20W e a autonomia de até 12 horas com 4 litros de água de capacidade. Alguns outros destaques deste dispositivo são desligamento automático caso fique sem água, bico direcionador, botão de controle de intensidade da névoa, bandeja para utilização de óleos e fragrâncias no ambiente.

Confira também: 10 melhores umidificadores de ar para comprar em 2023

Compre agora o WAP Air Flow na Amazon

Climatizador de ar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Semelhante ao funcionamento do umidificador, o climatizador de ar ajuda a restabelecer a umidade do ambiente e a controlar a temperatura. Embora sua potência não chegue nem perto de um ar-condicionado, o aparelho pode aliviar os dias muito quentes. 

O climatizador funciona a partir de um sistema em que o ar é sugado em sua parte traseira, onde é resfriado, umidificado e retorna ao ambiente. Dessa forma, além de climatizar e umidificar o ambiente, o aparelho realiza a “troca do ar”. Por isso, para ter um desempenho ainda melhor, é indicado que ele seja colocado próximo a uma passagem de ar como porta ou janela e não deve ficar muito perto da parede.

Principais vantagens do climatizador de ar

Como devem imaginar, o principal ponto positivo do climatizador é sua capacidade de esfriar ou esquentar o ambiente. Diferente do umidificador, ele pode ficar ligado por horas, já que sua funcionalidade de umidificar pode ser desligada após o período necessário para devolver a umidade do ar.

Outra vantagem é a possibilidade de utilização em locais maiores, já que a sua potência também é superior. A sua versatilidade no controle da temperatura, permite sua utilização em diferentes épocas do ano. A filtragem do ar é outro ponto positivo para quem sofre com problemas respiratórios. Assim como o custo-benefício, visto que são bem mais baratos que um ar condicionado e muitos modelos acumulam a mesma função do umidificador. 

Entre os modelos disponíveis no mercado, o climatizador portátil é o mais comum pela sua praticidade em levar para diferentes cômodos. Mas também é possível encontrar modelos de parede e de teto.

Indicação de climatizador de ar

Britânia BCL05FI

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se a melhor opção para sua casa é o climatizador de ar, o Britânia BCL05FI pode ser uma excelente opção de investimento. O modelo conta com 3 velocidades de ventilação e tem 4 funções: filtrar, climatizar, umidificar e ventilar. 

Para proporcionar maior qualidade no ar, ainda conta com função ionizar para combater a proliferação de fungos, bactérias e vírus. A autonomia do modelo é de até 8 horas, possui 4 litros de capacidade e vem com reservatório de gelo para resfriamento.

Confira também: Climatizador de ar é bom? Vantagens e desvantagens do aparelho

Compre agora o Britânia BCL05FI na Amazon

Umidificador ou climatizador: qual escolher?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A decisão é muito pessoal, dependendo das necessidades de cada consumidor. Os umidificadores de ar são opções mais baratas e bastante eficientes. São indicados para quem deseja apenas diminuir o ar seco dentro do ambiente e os sintomas de doenças respiratórias, principalmente durante o sono. 

Agora, se além disso o seu problema também é o calor, os climatizadores podem ser uma escolha mais assertiva. Pois além de circular e climatizar o ar, dependendo do modelo escolhido, também é possível utilizar o aparelho para umidificar o ambiente. Contudo, são opções mais caras e menos compactas, o que pode ser um problema para quem tem pouco espaço disponível em casa.


Não deixe de conferir as melhores promoções de eletroportáteis aqui no Promobit. E com os cupons Americanas e cupons Casas Bahia, você garante ainda mais economia em suas compras.