Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Umidificador de ar ou climatizador? Qual escolher?

Descubra qual dos dois aparelhos é mais indicado para suas necessidades.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

8 de ago de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Com o tempo seco, a busca por um equipamento capaz de melhorar a qualidade de ar aumenta consideravelmente. Com funções parecidas, mas design e preços bem diferentes, o umidificador de ar e climatizador são a escolha de uma boa parte da população que deseja chegar em casa e poder respirar melhor, algo que faz bastante diferença para quem vive em cidades com altos níveis de poluição.

No artigo de hoje, vamos apontar as diferenças e vantagens de cada um dos aparelhos para ajudar você a decidir sobre a compra de um umidificador de ar ou climatizador.

Leia também:Vale a pena comprar um umidificador de ar?

Umidificador de ar

Umidificadores de ar

Encontrado com preços mais baixos e ótima variedade, os umidificadores de ar são uma ótima solução para melhorar a qualidade do ar ao reestabelecer a umidade do ambiente em dias com o tempo muito seco. O aparelho é uma grande ajuda para quem sofre com problemas respiratórios ou tem problemas para dormir, diminuindo até mesmo o ronco.

Para umidificar o ambiente, o aparelho lança gotas microscópicas de água na forma de uma névoa. Existem pelo menos cinco tipos de umidificadores diferentes, cada um deles utiliza um sistema para distribuir a umidade pelo ambiente, sendo o ultrassônico o melhor deles, que é mais eficiente e silencioso.

Vantagens do umidificador?

Com excelente custo-benefício, sendo comum encontrar promoções de umidificador aqui no Promobit a partir de R$ 50,00, o preço é um dos grandes diferenciais do aparelho. Como eles não alteram a temperatura do ambiente, também são mais indicados para quando o tempo está seco, mas a temperatura agradável.

O barulho é outro ponto positivo do umidificador, principalmente os do tipo ultrassônico, que são bem silenciosos e podem ser ligados até mesmo durante a noite – nesse caso é preciso ter um modelo com Higrômetro ou temporizador, pois essas tecnologias o desligam quando a umidade do quarto chega no ideal.

Pontos positivos do umidificador de ar

  • Menor preço
  • Silencioso
  • Compacto

Climatizador

Climatizadores

Além de ter a capacidade de reestabelecer a umidade do ar quando o tempo está seco, o climatizador é capaz de diminuir – ou aumentar em alguns modelos – e temperatura do ambiente em até 5 graus. Embora sua potência não chegue nem perto de um ar-condicionado, o aparelho pode aliviar bastante o calor quando a temperatura sobe muito.

O climatizador funciona a partir de um sistema em que o ar é sugado em sua parte traseira, onde é resfriado, umidificado e retorna ao ambiente. Dessa forma, além de climatizar e umidificar o ambiente, o aparelho realiza a “troca do ar”. Por isso, para ter um desempenho ainda melhor, é indicado que ele seja colocado próximo a uma passagem de ar como porta ou janela e não deve ficar muito perto da parede.

Vantagens do climatizador

Como devem imaginar, o principal ponto positivo do climatizador é sua capacidade de resfriar ou esquentar o ambiente. Diferente do umidificador, ele pode ficar ligado por horas a fio, já que sua funcionalidade de umidificar pode ser desligada após o período necessário para devolver a umidade do ar – o que gira em torno de 3 ou 4 horas.

O climatizador também é mais potente, o que permite utilizá-lo em ambientes maiores e mesmo para todo o imóvel, em casos de apartamentos pequenos. Embora seja mais caro que um umidificador, o produto ainda possui um excelente custo-benefício. No Promobit, é comum aparecerem promoções de climatizador a partir de R$ 140,00.

Pontos positivos do climatizador

  • Diminuir a temperatura
  • Maior potência
  • Função de umidificar

Devo comprar um climatizador ou umidificador de ar?

Se você tem crianças pequenas na casa ou chega tarde e não tem tempo de deixar o aparelho ligado até finalizar o trabalho, recomendamos optar por um umidificador ultrassônico. Já se, além da umidade, você tem lutado contra o calor e também gostaria de “trocar o ar” do ambiente, o melhor é optar pelo climatizador.

Mas claro, isso vale para aparelhos com qualidade parecida. Caso o orçamento esteja apertado, é melhor optar por um umidificador bom do que um climatizador que não é capaz de realizar as funções direito. Além disso, no caso do segundo, nem todos os aparelhos contam com a função umidificar, por isso, você também deve ficar atento a isso.


Quer esperar um pouco para comprar um dos dois aparelhos? Você pode adicionar o produtos na nossa Lista de Desejos e receber um alerta sempre que ele entrar em promoção. Você também pode ficar ligado na nossa página especial na Black Friday e ainda os cupons das principais lojas do Brasil.