Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Tirando dúvidas sobre a assistência técnica de smartphones

Buscar assistência técnica para seu celular com problema pode ser uma dor de cabeça. Aqui vão algumas informações para ajudar nesta questão.

Avatar do membro cantonunes

cantonunes

3 de jul de 2017

0 comentários

Compartilhe:

Ninguém está livre de ter problemas ou defeitos em seus smartphones, mas quando isso acontece e é hora de ver um possível (e necessário) reparo, nem sempre é possível evitar a dor de cabeça. Entretanto, antes de procurar a assistência técnica, é importante saber algumas informações básicas – e com isso escapar de desagradáveis surpresas.

Todas as fabricantes de smartphones com operação no Brasil tem a obrigação de a atender seus clientes em todos os municípios brasileiros, estando ou não o aparelho em seu período de garantia. Em cidades que não possuem lojas de assistência das marcas, os clientes precisam ser atendidos de forma remota – neste caso o comprador manda o dispositivo defeituoso pelo correio.

Entre as razões mais comuns de conserto de celular, estão problemas como tela quebrada (algo que a garantia não cobre), lentidão e problemas com a bateria, microfone, câmeras, placa interna e conector de energia, assim como casos em que o celular cai na água (outro problema não coberto pela garantia).

Aqui vai uma lista rápida de problemas não cobertos pelos fabricantes de smartphone – Temos um artigo mais detalhado sobre garantia.

 – Desgastes de uso

 – Infiltração de líquidos em geral

 – Danos físicos

 – Instalações indevidas

 – Defeitos causados por uso de acessórios não originais

 – Defeitos ou danos causados por fenômenos da Natureza

 – Reparos efetuados por assistências não autorizadas

assistencia tecnica celular

Mas em quais casos vale a pena enviar o celular para reparos em uma assistência técnica autorizada? Nessas horas é preciso pesar os prós e os contras. Levando em consideração um dos problemas mais comuns, como a tela quebrada: o custo deste reparo, na maioria dos aparelhos, chega a custa a metade do preço de um telefone novo. Aparelhos da linha Moto G, uma das mais populares do mercado, chegam a custar 60% de um novo para trocar a tela. Ou seja, nem sempre compensa fazer isso em uma autorizada.

O mesmo acontece com o iPhone. Trocar a tela do modelo 6 Plus custa mais de R$ 1 mil – razão por que muita gente acaba optando por usar quebrado mesmo. Não é a toa que muita gente leva seus aparelhos para reparos em assistências não autorizadas, comprometendo muitas vezes a sua garantia.

Portanto, antes de qualquer decisão precipitada, é importante avaliar bem o problema de seu aparelho, fazer orçamentos. A gente sabe nem todo mundo tem o tempo pra isso e precisa de seu celular para ontem, mas para não perder dinheiro – e cabelos – é sempre bom buscar informação.

E por falar em informação, aqui vão os contatos das principais fabricantes de smartphone no país, tanto para buscar assistência técnica quanto tirar dúvidas:

Quantum

– Site: MeuQuantum (email, tira-dúvidas, chat e acompanhamento)

– Telefones: 3004 2244 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 777 2244 (outras localidades)

LG

– Site: Suporte LG (tira-dúvidas, email, chat e acompanhamento)

– Telefones: 4004 5400 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 707 5454 (outras localidades)

– App: LG Suporte

Lenovo/Motorola

– Site: Suporte Motorola (tira-dúvidas, fórum e acompanhamento)

– Telefones: 4002 1244 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 773 1244 (outras localidades)

– App: Ajuda do Dispositivo

Asus

– Site: Asus Suporte (tira-dúvidas, e acompanhamento)

– Telefones: 3003 0398 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 288 8888 (outras localidades)

– App: MyAsus

Microsoft

– Site: Suporte Microsoft (tira-dúvidas, e acompanhamento)

– Lojas de assistência: Pesquisar telefones

Samsung

– Site: Samsung (tira-dúvidas, chat e acompanhamento)

– Telefones: 4004 0000 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 124 421 (outras localidades)

Apple

– Site: Suporte Apple (fórum, tira-dúvidas, chat e acompanhamento)

– Telefone: 0800 761 0880 (todo o Brasil)