topbar_amazon_bookfriday
Guias de Compra

Tipos de caneta: guia definitivo para o trabalho e estudos

Está na hora de comprar os materiais que vão te acompanhar o ano todo no trabalho ou nos estudos? Preparamos um guia com os vários tipos de caneta e suas finalidades.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

4 de fev de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Apesar dos aplicativos de organização e estudos online estarem ganhando cada vez mais popularidade, o velho papel e caneta ainda tem o seu valor e eficácia. Tanto que já contamos com uma enorme variedade de tipos de tinta, ponta, acabamento e design para que você tenha a ferramenta ideal no que precisar. Então para não restar mais dúvidas no momento de providenciar o seu material trouxemos um guia com os principais tipos de canetas no mercado e em qual situação você pode usá-las. 

Principais tipos de caneta

Caneta esferográfica

  • Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A caneta esferográfica certamente é a mais conhecida dentre os vários tipos do produto. Ela é mais comum de ser encontrada e utilizada nas cores azul, preta e vermelha, mas sua família de cores é extensa, assim como de pontas. 

Seja para a escrita de textos, títulos ou resumos, os milímetros da ponta podem interferir na estética do resultado final e até na fluidez da escrita. Esse tipo de caneta pode ser encontrada com pontas de:

  • 0,7 mm para traços ultrafinos
  • 0,8 mm para traços finos
  • 1,0 e 1,2 mm para traços médios
  • 1,6 mm para traços grossos

Além da variedade de cores e tamanhos de ponta, a caneta esferográfica é um dos modelos mais acessíveis do mercado e podem ser encontradas tanto no formato unitário com tampa ou retrátil. Também já existem no mercado opções com tecnologia de fabricação termossensível que permite “apagar” a tinta com borracha especial caso erre na escrita.  

Falando em tinta, a composição das canetas esferográficas podem variar, mas esses modelos costumam ter a base de óleo ou álcool para rápida absorção no papel.

Caneta esferográfica gel

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já esse tipo de caneta conta com tintas em gel à base de água, por isso é conhecida como caneta em gel. Essa base de composição permite que o pigmento tenha mais destaque na folha, além de maior cobertura já que a tinha é também mais grossa.

Pela sua eficácia em destacar-se é uma ótima opção para escrita de títulos, contornos ou observações e comentários importantes. Assim como a primeira opção, conta com uma variedade grande de cores, inclusive brancas e com cores com brilho. 

Caneta Hidrográfica

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A caneta hidrográfica, também conhecida como hidrocor ou canetinha, é perfeita para quem deseja desenhar, contornar ou colocar coisas em destaque na folha. Diferente do modelo anterior a base da composição da caneta hidrográfica é água, por isso normalmente sua carga é constituída em material esponjoso, além disso a ponta desse tipo é de feltro. 

Com uma enorme variedade de cores, o céu é o limite. Mas além de soltar a imaginação com as combinações de tons você pode utilizá-la para diferentes tipos de desenhos com os vários tamanhos disponíveis no mercado, indo do 0,3 mm até 6,0 mm.

Caneta Hidrográfica Brush Pen

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Além dos tipos de caneta hidrográfica tradicional, ainda é possível contar com as Brush Pen, perfeitas para quem gosta de praticar a técnica do lettering. Esse modelo une a caneta (pen) a pontas semelhante de pincéis (brush) permitindo criar traços finos, médios ou grossos de forma fluída.

Caneta Nanquim

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esse tipo de caneta leva esse nome pela pigmentação da sua tinta lembrar o Nanquim (criação chinesa de tinta que utiliza partículas de carvão como pigmentos). Além de ter uma cor forte, a caneta nanquim é ótima em precisão, já que conta com ponta fina, sendo encontrada opções de 0,05 mm a 0,8 mm de espessura. 

Esse modelo é muito utilizado por artistas, arquitetos e designers que precisam de uma caneta com precisão e fluidez para detalhes. Apesar de só ser encontrada em tons de cinza e preto, o modelo pode ser mais caro que as opções anteriores. 

Caneta Rollerball

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Podendo ser encontrada nos modelos com corpo de acrílico ou em metal. A caneta roller ball é a parente chique da esferográfica, possuindo a mesma composição de materiais, contudo, o design e especialmente a ponta contam com uma tecnologia de distribuição de tinta que permite que a escrita seja mais fluida, fina e pigmentada com maior fluxo de tinta. 

Parte dessas características no acabamento da escrita se devem à esfera de aço inoxidável na ponta que regula o fluxo e distribuição do material aquoso no papel. Ou seja, é uma ótima opção para assinar contratos, já que tem menos chances de falhar, e escrever em papéis com maior gramatura. 

Caneta Tinteiro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A caneta tinteira é o tipo de caneta mais sofisticado que você vai encontrar no mercado. Sua estrutura é delicada com uma ponta de metal bem fina, também apelidada de “pena”, e um reservatório de tinta. Esse modelo é ótimo para quem deseja precisão na escrita. Além disso, podem ser confeccionadas em materiais nobres, levar gravações, ser usadas em ocasiões especiais, se tornar presentes e até herança de família, já que seu preço é bem elevado.

No dia dessa publicação a caneta tinteiro mais cara do mundo pertence a marca Montblanc custando cerca de US$50.500,00 ou aproximadamente R$281.600,00. A boa notícia é que seu cartucho é recarregável, ou seja, com cuidado vai durar por muitos e muitos anos. 

Marcadores de texto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não poderia ficar de fora deste texto de melhores tipos de caneta as famosas marca texto. Com objetivo de destacar a escrita em textos, anotações e até ajudar na decoração de títulos e resumos, as canetas marca-texto são semelhantes às canetas hidrográficas com tinta à base e água. 

Mas diferente dos outros modelos, essas possuem cores mais chamativas e até neons, e podem ter pontas arredondadas ou chanfradas que proporcionam diferentes tipos de traços. O preço deste modelo pode variar de acordo com a marca, tamanho e cor escolhida, mas costumam ter uma ótima durabilidade. 


Quer garantir os melhores preços em materiais de escritório e papelaria? Use os nossos cupons Amazon, cupons Submarino e  baixe o aplicativo do Promobit no seu celular!