Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Tipo de tecido e número de fio faz diferença na compra de jogo de cama?

Muda alguma coisa um jogo de cama ser 100% algodão ou possuir mais fios?

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

8 de fev de 2019

0 comentários

Compartilhe:

A verdade é que jogo de cama não é uma grande preocupação, pelo menos, até termos que escolher qual comprar. Nesse momento, todos aqueles nomes que nos acostumamos a ignorar, como percal, tergal, algodão egípcio, microfibra ou a quantidade de fios do tecido deixa tudo muito confuso.

Cada um desses itens irá impactar diretamente na qualidade e maciez dos tecidos e como eles serão sentidos na hora que você estiver sobre eles, relaxando. Claro, tudo isso tem um preço, que pode ser maior ou menor de acordo com o material. Vale a pena o investimento? O que realmente faz diferença na hora de escolher o jogo de cama? Tentaremos ajudar a responder essas perguntas.

Com quantos fios se faz um jogo de cama?

Quanto mais fios há em um tecido, maior é o preço dele. Isso é facilmente percebido ao fazer uma simples pesquisa por promoções de jogo de cama aqui no Promobit. No entanto, essa diferença de preço faz jus à qualidade do produto? Em uma resposta simples, faz sim, quanto mais fios, mais macio será o tecido.

Para entender o porquê de mais fios significar mais maciez, precisamos voltar um pouco atrás em como o tecido é criado. Basicamente, as peças são formadas com o cruzamento dos fios posicionados na vertical e na horizontal. A esse entrelaçamento é dado o nome de trama.

Um tecido ter 100 ou 400 fios significa que em uma trama de 1 polegada quadrada (2,54 cm c 2,54 cm) do tecido é encontrada a quantidade especificada. Isso significa que um lençol de 100 e um de 400 fios terão a mesma espessura, com diferença significativa apenas na textura e densidade do tecido. Em termos práticos, irá influenciar na sua maciez, como já mencionamos.

colchao

Então só preciso ficar atento aos fios?

Não necessariamente. Apesar de a quantidade de fios provocar uma diferença significativa na maciez do tecido, existem outros fatores que influenciam a qualidade do jogo de cama, principalmente se a fibra é natural, artificial ou sintética.

Outro ponto a ficar de olho é a retenção de calor, pois, quanto maios fios, mais fechada é a trama e menor a passagem de ar por ela, ou seja, mais quente o tecido será. O ideal para regiões quentes ou para o verão são modelo com 300 fios ou menos. Já no inverno, vale a pena investir em jogos de cama com mais fios.

Diferenças do tecido natural, artificial ou sintético?

Mais até do que a quantidade de fios de um tecido, sua origem faz toda a diferença para suas características e maciez. Equando falamos em jogo de cama, principalmente no lençol, é o ponto que possui maior importância.

Tecido natural

Como era de se esperar, as fibras naturais são aquelas provenientes da própria natureza, podendo ter origem vegetal, animal ou mineral. Os tecidos desse grupo são macios e confortáveis, com um toque mais gostoso, além de duráveis e resistentes. Isso faz com que sejam disparados a melhor escolha quando você for comprar jogos de cama.

Os pontos negativos das fibras naturais estão no preço, consideravelmente mais alto, e por eles amarrotarem com facilidade e ir perderem sua coloração após as primeiras lavadas.

Separamos alguns exemplos de tecidos naturais:

Algodão

Mais tradicional e facilmente encontrado nas peças do jogo de cama, o algodão se destaca pela maciez, por não reter tanto calor e por ser antialérgico. Outro ponto que chama atenção é a variedade de opções de diferentes qualidades e preços que o tecido oferece, o que se deve a variação nos fios (falaremos mais dos fios daqui a pouco).

Ao optar pelo jogo de cama de algodão, é preciso ficar atento se ele é puro, ou seja, 100% algodão, o que será indicado na etiqueta. Existem modelos que misturam fibra artificial ao tecido, tornando-o mais barato, mas com uma qualidade inferior.

Algodão egípcio

Essa variação do algodão se diferencia por possuir fibras mais longas, o que resulta em ainda mais maciez e conforto. O preço também é mais elevado – sendo até mesmo maior que a diferença de qualidade.

Percal

Basicamente esse é um tecido de algodão persa. Todos as peças de um jogo de cama percal possuem mais de 180 fios. A principal diferença é em relação as suas tramas, que são mais finas, resultando em um material ainda mais macio.

Linho

Considerado um tecido nobre, ele possui um toque mais refinado e maior durabilidade que o algodão. Assim como outras fibras naturais, é possível encontrar jogos de cama de linho que não sejam puros e esses devem ser evitados.

Seda

Com um toque aveludado e maciez incomparável, os jogos de cama de seda estão entre os mais desejados. Diferente do algodão, a seda retém calor, o que pode ser um pouco complicado dependendo da região em que você mora. O principal ponto negativo do tecido é o preço, um dos mais altos entre os todos os tipos.

Cetim

Criado com base nos fios de seda, o cetim possui tramas mais fechadas, o que impede que ele atinja os níveis de qualidade da seda, mas em contrapartida, pode ser encontrado por um preço bem inferior à ela.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Tecidos artificiais

As fibras artificiais são conseguidas após manipulação industrial de algum polímero natural, que é transformado nas fibras usadas para produção dos jogos de cama. Como ponto positivo, os tecidos são bastante resistentes e possuem um toque agradável – porém inferior às fibras naturais – e um preço relativamente baixo. Outro diferencial é que o material não amassa e nem desbota com facilidade.

Como ponto negativo, além de não terem um toque tão agradável quanto as fibras naturais, esse tecido só pode ser passado em temperaturas baixas, para não queimar as peças.

Viscose

Criada a partir da celulose, após passar por um processo químico, a viscose é uma fibra mais fina e comprida, com um alto potencial de absorção da umidade. Em relação à maciez, o tecido possui bom desempenho, mas ainda inferior aos tecidos naturais.

Tecidos sintéticos

As fibras sintéticas são criadas a partir de produtos químicos, como os provenientes da indústria petroquímica. Os jogos de cama de tecido sintético possuem como principal vantagem a resistência e o preço, além de não desbotarem, amassarem bem pouco e secarem rapidamente.

Apesar de em menor quantidade, os pontos negativos das fibras sintéticas são bem problemáticos. Primeiro é a maciez, que deixa bastante a desejar, podendo pinicar e ela não garante aquele toque gostoso quando em contato com a pele. Segundo, é um tecido que não permitem a transpiração, além de ser mais quentes e favorecer esse processo. Para finalizar, eles só podem ser passados utilizando o ferro em temperaturas baixas.

Microfibra

Melhor opção entre os jogos de cama de tecidos sintéticos, a microfibra possui um toque confortável, que algumas pessoas podem até mesmo podem considerar sedoso. Claro, nada que se compare com tecidos naturais, mas pode ser interessante, principalmente devido ao preço inferior. Uma das características dessa fibra é reter o calor, por isso, seu uso é mais indicado para o inverno.

Poliéster

Como vantagem, além do preço, o poliéster não amassa e é bastante resistente. Além disso, o material possui secagem rápida, baixo encolhimento e boa resistência. Já no quesito maciez, ele deixa muito a desejar, ficando no pior lugar entre os tecidos que destacamos aqui nesse post.


Espero que tenhamos conseguido ajudar vocês a a escolherem o melhor jogo de cama. Para economizar na compra, aproveite os nossos cupons Americanas e cupons Shoptime, além claro, de todas as promoções que aparecem no app de cupons e ofertas do Promobit.